Acordar com mil coisas na cabeça, cumprir a rotina e sentir que o dia foi “atropelado”. Já aconteceu com você? De nada adianta um roteiro de organização e boas intenções se a ansiedade toma conta da mente. Para um dia produtivo, ter a mente sob controle é fundamental! Pensando nisso, separei 10 dicas para que você organize a mente.

 

#1. Avalie a rotina 

Você está “dando conta” das atividades ou algo está sempre de lado? Às vezes a questão pode ser resolvida remanejando horário. Por isso o primeiro passo é avaliar o que pode ser mudado e o que vai funcionar melhor com organização e novos hábitos.

 

#2. Planeje a semana e organize a mente

Defina objetivos e coloque tudo no papel! Sua atividade, como a minha, permite planejamento? Programe a rotina diária da semana em ordem numérica para facilitar (to do list). Se não for possível um planejamento semanal, na noite anterior faça a lista de afazeres do dia seguinte.  O importante é se antecipar.

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#3. Priorize

Fora do horário de trabalho, qual é sua prioridade? Priorizar é colocar no topo da lista e não deixar pra depois. O mais importante é saber qual é a prioridade. Estudo, emagrecimento, família…Claro que cada fase tem uma prioridade específica.

 

#4. Comece bem o dia

Começar o dia atrasado e sobressaltado gera ansiedade e tira o foco das atividades. Faça a cama ao levantar, escolha o que te apetece para um bom café da manhã e tente não pensar em trabalho enquanto se prepara para sair de casa.

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#5. Mantenha o foco

O celular vibra o dia todo e se não mantemos o foco em cada atividade, concluí-la levará o dobro do tempo, pode até ficar mal feita. Evite as redes sociais e outras distrações enquanto trabalha ou organiza sua casa. É um desafio, mas traz resultado.

 

#6. Estabeleça pausas

Nossa mente precisa de pausas para produzir.  Se você trabalha em frente ao computador, 10 minutos longe dele a cada 2 horas vão ajudar a manter a concentração. Tome um café, dê uma volta ou leia um artigo.

 

#7. Faça refeições tranquilas

Você já deve ter notado que levar trabalho ou problema para o momento da refeição é péssimo para a saúde, pois não mastigamos adequadamente, além de gerar ansiedade.  Para um dia produtivo, acalme a mente com uma refeição em paz.

 

#8. Lide com os problemas

Quem consegue pensar com a cabeça cheia de problemas? Saber lidar com eles é importante para manter a mente equilibrada. Conversar com quem passa por situação semelhante, ou pessoas mais experientes, pode ajudar. Ao menos alivia o nível de stress.

 

#9. Estimule a mente

Estimular a mente traz muitos benefícios, entre eles a criatividade para lidar com questões do dia-dia. Experimente algo novo! Aprender uma língua, instrumento musical ou trabalho manual são opções válidas para aproveitar todo o potencial da sua mente.

 

#10. Divirta-se!

O bom humor é um ansiolítico natural, necessário pra quem busca uma mente equilibrada, por isso, saída com amigos e gargalhadas são sempre bem vindas.

 

 

Estas dicas funcionam comigo! Organize a mente e conquiste dias mais produtivos! Quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário 😉

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