Enquanto o consumismo “quase” se tornou uma religião onde shoppings estão sempre lotados não importa o dia da semana ou época do ano, no Pós Consumismo com certeza não é o dinheiro quem manda.

Uma onda Pós Consumismo surgiu na Europa e virou febre na Alemanha  através de um movimento chamado FYS – Free Your Stuff ou Deixe suas coisas livres ( livre  assim como essa tradução). A ideia é compartilhar as coisas que você não usa mais, doando para outra pessoa e criando vida útil para objetos que não mais são úteis para você e provavelmente iriam para o lixo, por exemplo, vai mudar de casa e na sua casa nova não cabe o sofá cama do quarto de hóspedes? Você pode ofertá-la gratuitamente na internet e uma pessoa que está precisando vai buscar o item ofertado. Já existem vários grupos de cidades brasileiras no facebook incentivando esse tipo de troca. O que é velho para você pode ser uma coisa nova para outra pessoa. Isso cria um certo senso de comunidade, onde é possível doar as coisas de que não precisamos mais, em vez de alimentar uma cultura do desperdício.

O Pós Consumismo carrega a ideia de que algo pode ter valor sem ter um preço e também que o individuo não é definido pelo que ela compra, possui ou consome. Dentro desse contexto seria impossível comprar uma “identidade”, pois aqui quem reina é a individualidade ou seja, estamos desobrigados de usar a marca X para tentar ser parecido com esse ou com aquele. A ideia do Pós consumismo se baseia na liberdade de escolha, onde a pessoa não  julgada pelos itens que consome ou deixa de consumir.

Além do apelo econômico e ecológico. Essa é uma excelente desculpa para procurar em casa objetos que não são usados em sua casa e podem ser doados. Procure no facebook um grupo FYS em sua cidade ou crie um. Pesquise, engaje-se, participe.

Fique atento, pois vem aí uma nova economia, onde o dinheiro não terá tanto valor.
Você acredita em um mundo além do materialismo? Deixe um comentário!

Leia+: Bagunça não é chique

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.