Sair da casa dos pais para estudar, casar ou simplesmente porque chegou a hora de ter seu próprio espaço é um período de aprendizado e descobertas!  Você aprende que cuidar de uma casa dá mais trabalho do que parece e descobre os preços de itens mais básicos como arroz, feijão e lâmpadas.

Num primeiro momento você pode até pensar “só eu estou vendo a bagunça, não tem problema”, mas a casa desorganizada afeta seu humor e até mesmo a auto-estima, sem contar o tempo que se perde buscando uma peça perdida. Se você mora sozinho e ainda não conseguiu se organizar, preparamos um manual com orientações simples para o dia-a-dia.

 

#1. Guarda roupa 

Para quem tem dificuldade em manter a gaveta em ordem, esta técnica de dobra resolve o problema, pois quando você pega uma peça, a outra não cai ou desarruma.

Manual de organização para solteiros

Manual de organização para solteiros

  • As gavetas de roupa íntima não vão mais amontoar se optar pela colmeia organizadora. Basta dobrar cada peça e preencher os espaços.

Manual de organização para solteirosManual de organização para solteiros Manual de organização para solteiros

  • Com organizadores como este, os sapatos não ocupam tanto espaço, mas lembre de não guardá-los com a sola suja.

Manual de organização para solteiros

  • Para aumentar o espaço útil do seu armário, uma dica é separar as roupas por estação, as menos usadas são guardadas em prateleiras altas.  Ao término da estação é necessário reorganizar, mas aproveite o ensejo pra descartar ou doar peças que por algum motivo você não irá mais usar.

Manual de organização para solteiros

Manual de organização para solteiros

 

Leia também: Como organizar o guarda roupa

 

#2. Cozinha

Geralmente quem mora sozinho tem pouca motivação para cozinhar apenas para si, e acaba comento um lanche ou algo pronto. A cozinha organizada torna mais prazeroso o momento de preparo da refeição, evita o desperdício de alimentos e gastos desnecessários no supermercado.

 

  •  Na dispensa, agrupe os semelhantes.

Manual de organização para solteiros

  •  Para organizar e facilitar o manuseio coloque grãos e farináceos em vidro. Não esqueça de anotar o prazo de validade no próprio frasco ou em algum local específico.

Manual de organização para solteiros

  • Se o espaço é pequeno, invista em móveis que não são fixos

Manual de organização para solteiros

Manual de organização para solteiros

  • Para evitar o desperdício, organize a geladeira.

Manual de organização para solteiros

  • Grande parte dos alimentos podem ser pré-cozidos e congelados para consumo posterior sem perder nutrientes. Você não precisa necessariamente cozinhar todos os dias, pode planejar o cardápio, congelar e ir consumindo ao longo da semana.

organização

 

#3. Planeje para organizar

Para sua nova casa funcionar bem, é preciso ter tudo sob controle, ou seja, saber o que tem na dispensa, o que precisa comprar por semana ou mês, saber quanto tempo é necessário para limpá-la e o que precisa ser feito para mantê-la em ordem.  A partir daí, você terá que planejar a organização e desenvolver uma rotina. Essa palavra é quase sinônimo de “coisa chata” mas, acredite, é a bendita rotina que fará sua casa ser organizada e limpa.

Planejar é importante para te orientar, claro, de acordo com as suas possibilidades. O importante é ter uma lista com as atividades que precisam ser realizadas diariamente em sua casa.

Manual de organização para solteiros

 

#4. Lavanderia

Para lidar bem com a lavanderia não deixe que as roupas sujas acumulem, com o auxílio de cestos separe todos os dias as roupas sujas e assim que tiver quantidade suficiente para pelo menos meia máquina, programe. A maioria das pessoas separam roupas íntimas das demais.

Manual de organização para solteiros

Manual de organização para solteiros

 

Leia + Como organizar a lavanderia

#5. Limpeza

Uma das vantagens de morar sozinho é a facilidade de manter a limpeza, e este é o segredo:manter. Faça um check list de tudo o que precisa ser feito durante a semana, como por exemplo: trocar toalhas de rosto, lençol e fronha, tirar o pó, etc. Coloque dentro do seu planejamento diário e se esforce para cumprir.

  • Ganhe tempo na faxina, organizando. Antes de dormir dê uma “geral” e recolha tudo o que estiver fora do lugar.
  • Deixe no banheiro e na cozinha um kit limpeza sempre à mão. Assim, quando sujar será mais fácil limpar, mantendo a limpeza.

Manual de organização para solteiros

Imagens: Casa Abril, Pinterest, Socorro na cozinha

 

Espero ter te ajudado a se organizar nesta nova fase. Tem alguma dica ou experiência para compartilhar? Deixe um comentário. 😉

Leia também: 10 segredos para limpeza com vinagre

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Marcella é formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Estudou contabilidade empresarial e planejamento de orçamento familiar pela Fundação Getúlio Vargas. Apaixonada por fotografia e gastronomia.

Comments

Show Buttons
Hide Buttons