Tive o prazer de participar do programa COM A PALAVRA, exibido hoje (24/04/08) pela Tv Educativa do Paraná, discutimos sobre mania de limpeza.

Muitas vezes, o que aparentemente parece saudável como lavar as mão por exemplo, pode se transformar em TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), quando em excesso, lavar a mão várias vezes e repetidamente, de acordo com o Psicólogo Tônio Luna.

Você tem mania de limpeza? É inimigo da sujeira? Você sabia que isso afeta diretamente as nossas crianças?! Ao contrário do que se pensa o excesso de limpeza não é tão saudável assim.

Interessante mesmo, foi os conselho da Enfermeia e membro da associação de controle de infecção hospitalar, Maria Edutânia Castro. Não usar desinfetantes para limpar a casa.

Isso mesmo, nada de desinfetante para limpeza, apenas água e sabão. Mas assim como falta de limpeza faz mal, o excesso de limpeza também é prejudicial a saúde, pois acaba baixando a imunidade do indivíduo. Mesmo com crianças abaixo de 2 anos, e desaconselhável usar qualquer tipo de desinfetante (lusoform, pinho sol, etc). No máximo água sanitária, mesmo assim com cautela.

Quando a criança entra em contato com a sujeira, está permitindo que seu corpo entre em contato com micro-organismos e bactérias que ajudam a fortalecer as defesas do corpo. “Crianças cercadas de muitos cuidados com higiene tendem a ter um retardo no desenvolvimento do sistema imunológico e ficam mais sujeitas a desenvolverem doenças alérgicas” afirma o pediatra e diretor da sociedade Brasileira de Imunização, Renato Kfouri.

 

 

Gostou das dicas sobre mania de limpeza? Deixe um comentário!

Veja+: Entrevista sobre hospitalidade