O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização.”

Essa lei foi publicada por Cyril Northcote Parkinson, pela primeira vez, em um artigo publicado pela revista The Economist em 1955. A lei de Parkinson diz que se você tem 10 minutos para fazer uma determinada tarefa, você fará em 10 minutos. Porém se lhe for dado um dia para realizar a mesma tarefa, ela ira ser concluída em 1 dia.

Ou seja, todos nós temos a tendência de preencher todo o tempo que nos foi dada para uma determinada tarefa. Quando o tempo é curto, tendemos a ser mais objetivos, e quando o tempo é longo, tendemos a ter mais capricho e então demoramos mais na tarefa.

Como podemos administrar o gerenciamento do tempo? 

O que ajuda muito é determinar tempo para cada tarefa. Tendo uma noção aproximada de quanto tempo levaria para cumprir cada tarefa, determine um tempo limite para a conclusão baseando nesse tempo mais uma margem de erro.

A melhor forma de realizar o gerenciamento do tempo é organizar seus horários e por limites para cada tarefa. A Lei de Parkinson pode ser melhor generalizada como: “A demanda sob um recurso sempre expande para adequar-se à oferta daquele recurso.” Geralmente uma extensão é adicionada à essa frase, notando que “o inverso não é verdade”.

É interessante notar que essa generalização tornou-se muito similar à lei econômica da oferta e da procura. Parkinson também propôs uma regra sobre a eficiência de conselhos administrativos. Ele definiu um coeficiente de ineficiência sendo, o número de membros do conselho, a principal variável.

Aplicações da Lei de Parkinson

Em gerenciamento de projetos, tarefas individuais com datas limite raramente são entregues com antecedência, pois a pessoa fazendo o trabalho tende a expandi-lo para terminá-lo próximo à data de entrega. Junto com a síndrome do estudante, tarefas individuais quase sempre tem a garantia de que irão atrasar.

As pessoas vêem a lei aparecer em suas atividades diárias. Não importa quantas coisas tenham sob responsabilidade de uma pessoa, ela tende a concluí-las. Isso leva à frase “se você quer que algo seja feito, dê para alguém ocupado” pois parece que as pessoas ocupadas são melhores em gerenciamento de tempo. Enquanto isso até pode ser verdade, é justo afirmar que, como eles estão fazendo mais, seu trabalho não está expandindo indefinidamente para preencher tempo não ocupado.

A lei de Pareto: 80% dos resultados vêm de 20% do total de entrada!

Assim, por exemplo, você pode usar apenas 20% do seu guarda-roupa de 80% do tempo. Ou telefone apenas 20% da sua lista de contatos 80% do tempo você faz uma chamada.

Claro, a regra 80/20 não é concreta. Você pode achar que 90% de sua felicidade vem de 10% do seu refrigerador! Mas a regra geral é que uma grande parte dos resultados virão a partir de uma pequena quantidade, selecione do esforço ou recursos disponíveis total. Sem desperdiçar tempo.

A lei de Pareto podem ser interpretado como o peso das suas energias de acordo com o peso dos resultados que eles geram. Pare de colocar o seu foco em 80% das coisas que você não está apaixonado, e te trazem pouco resultadoo! Em vez disso, alimentar o seu alto rendimento de 20%.

Em uma estrutura de negócios de um comércio eletrônico, 80% das suas vendas totais são provavelmente provenientes do mesmo 20% dos clientes de retorno. Da mesma forma, 80% da receita é mais provável a ser gerado por 20% da equipe. Para matá-lo no negócio, você precisa identificar seus% grupos 20 e concentrar sua energia lá!

A chave é se concentrar em suas paixões e habilidades e terceirizar suas tarefas menos gratificantes.
O que você sabe sobre a lei de parkinson? Tem alguma alguma dica? Deixe um comentário!

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.