Papel alumínio é ótimo para cobrir a lasanha enquanto ela está assando no forno ou para embrulhar alimentos para conservá-los frescos, mas você sabia que ele pode ser usado para muito mais finalidades? Aqui estão 12 sugestões de uso para o papel alumínio. Quem diria que papel alumínio poderia ser usado de tantas maneiras diferentes? Dê uma olhada!

1. Limpar panelas

Faça sua panela brilharem sem a necessidade de comprar limpadores especiais para panelas, use uma bola de papel alumínio e esfregue as panelas. Jogue a bola quando terminar.

2. Limpar travessas de vidro

Sua travessa de vidro fica com várias manchas amarelas após assar algum alimento no forno?  Use detergente líquido e uma bola de papel alumínio no lugar de uma esponja ou palha de aço. Funciona mesmo!

3. Proteger sua assadeira

Antes de assar algum alimento como carnes, aves, peixes ou biscoitos verifique a possibilidade de cobrir sua forma com papel alumínio. Essa ação torna a limpeza mais fácil.

4. Proteger o fundo do seu forno

Forre a ultima prateleira do seu forno com papel alumínio (não o chão do forno, apenas a ultima grade). Agindo desta forma, evitara que algo se derrame no fundo do seu forno.  Quando a folha ficar suja, basta remover e colocar outra no lugar.

5. Passar roupa com mais eficiência

Forre uma folha de papel alumínio em sua tábua de passar e proteja com o habitual forro de passar roupa. O alumínio ajuda a refletir o calor de volta para o seu ferro e a roupa será passada com mais rapidez.

6. Para afiar tesouras e cortadores

Tente afiar suas tesouras cortando algumas vezes uma folha de papel alumínio. Esse método também funciona para furadores de papel de scrapbooking, alicates de cutícula e cortadores de unha.

7. Melhorar o funcionamento de produtos à pilha

Você pode corrigir molas soltas de brinquedos operados à pilha, colocando uma folha de papel alumínio no lugar da mola solta. Na falta de pilhas maiores use a folha de papel alumínio dobrada com o propósito de fazer o equipamento funcionar e mantê-lo estável.

8. Menos sujeira na pintura

Forre o fundo de uma bandeja de rolo de pintura com uma folha de alumínio para tornar a limpeza fácil. O papel alumínio serve para embrulhar as maçanetas a fim de protegê-las enquanto a porta está sendo pintado. Tem mais pintura para o dia seguinte? Mantenha o pincel úmido e apto para o uso no dia seguinte, usando papel alumínio para envolvê-lo.

9. Limpeza de ferrugem

Use água e uma bola de papel alumínio ajudam a remover a ferrugem das peças.

10. Proteger seu grill ou sanduicheira

Confesso que não usava meu grill ou sanduicheira por pura preguiça de limpar após o uso. Depois que descobri esse truque de forrar papel alumínio, uso o equipamento com mais frequência.

11. Limpar objetos em prata

Limpe facilmente jóias em prata, forrando o fundo de uma travessa pequena com papel alumínio. Coloque as jóias sobre a folha, fazendo com que fiquem em contato com a folha. Polvilhe uma colher de chá de bicarbonato de sódio sobre a prata e despeje água quente dentro da travessa. Deixe descansar até esfriar por no mínimo 10 minutos.  Não use bicarbonato de sódio para limpar jóias que contenham pedras como diamantes, rubis, pérolas ou outras pedras.

Para limpar talheres em prata, forre uma travessa com papel alumínio, adicione algumas colheres de bicarbonato de sódio, e derrame água fervente sobre a prataria manchada para uma limpeza rápida. Deixe de molho por 30 minutos antes de retirar os talheres.

12. Conservar bananas

Para que as bananas demorem mais para amadurecer e conserve melhor, embrulhe um pedaço de papel alumínio na ponta da banana conforme imagem e desfrute de bananas frescas por mais tempo.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Leia + 25 dicas e truques para facilitar a vida

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.