Quantas vezes você já perdeu suas chaves, sapatos ou documentos importantes porque a desordem tomou conta da sua casa? Desordem pode custar tempo e dinheiro, bem como causar frustração. Organizar a desordem de sua casa e de sua vida, pode levar algum tempo e esforço, mas os resultados valerão a pena.

1. Observe sua casa

Observe a sua casa como um visitante, ande por todos os cômodos e tome nota de qualquer coisa que esteja fora de lugar, os itens que estão se acumulando, coisas que o incomodam e melhorias que precisam ser realizadas. Você pode anotar itens que precisam ser adicionados ao cômodo ou trocados, como prateleiras para livros, lâmpadas que precisam ser substituídas, pintura ou cortinas novas. Comece a transformação com o que lhe incomoda mais e livre-se das coisas que você não precisa ou não quer. Você pode doar, vender ou jogar os itens conforme a necessidade.
O objetivo é limpar e organizar pequenas áreas, uma de cada vez, até que você tenha limpado, organizado e reparado um cômodo inteiro. Faça isso em cada cômodo até que você tenha se livrado da bagunça.

2. Crie uma área de trabalho

Crie uma área específica para lidar com a correspondência e contas a pagar. Pode ser uma mesa ou uma prateleira com uma caixa de entrada ou uma bandeja. Certifique-se de colocar uma lata de lixo ou uma fragmentadora de papel nesta área para que você jogue fora todas as correspondências ou malas diretas que recebe e não são úteis. Junto com a caixa de entrada e lata de lixo, também seria útil manter um calendário. Você pode anotar compromisso e datas importantes.
Você pode usar táticas semelhantes em seu escritório ou espaço de trabalho. A área de trabalho limpa pode tornar o seu dia mais produtivo. Desenvolva um sistema de arquivamento para que você possa encontrar papéis importantes quando precisar deles.

3. Organize o hall de entrada

Instale ganchos ou prateleiras perto da porta de entrada. Esse local serve para pendurar casacos e bolsas quando você e sua família chegam da rua todos os dias. Ao colocar esses itens no mesmo lugar a cada dia, sua família estará propensa a perder menos as coisas e certamente perderá menos tempo procurando coisas.

4. Planeje suas atividades

Uma das grandes reclamações desse século é a falta de tempo. Vivemos com a agenda cheia de obrigações a cumprir. Todos estão cada vez mais ocupado e parecem estar indo em direções opostas, com reuniões, esportes, aulas especiais, voluntariado ou atividades religiosas.
Corte um compromisso da agenda que não seja fundamental. Isto vai permitir que você reduza o ritmo e proporcionará um tempo para que você possa ficar livre e com sua família.
Finalmente, se você está muito sobrecarregado com a quantidade de atividades em sua vida, peça ajuda profissional. Um profissional da organização pode recomendar hábitos simples para que você se mantenha organizado e irá ajudá-lo a desenvolver uma rotina.

Gostou das nossas dicas de hábitos simples para manter sua vida em ordem? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+: 10 hábitos para ser organizado

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.