Este guia serve para quem está tentando poupar algum dinheiro. Uma ótima maneira de começar.

#1. Use marcas genéricas

Considere comprar versões genéricas de suas marcas favoritas. Elas geralmente custam menos do que os itens de marca, mas tem gosto/desempenho semelhante.

 

#2. Verifique seu orçamento

Identifique onde você está gastando seu dinheiro e descubra os excessos (diários e semanais). Faça uma planilha e acompanhe onde vai parar o seu dinheiro, isso ajuda a determinar um orçamento e economizar dinheiro para eventos ou atividades especiais de fim de semana.

poupar dinheiro

 

 

#3. Use menos de tudo

Se você tem planos de poupar dinheiro, existem algumas soluções óbvias para controlar seus gastos. Tente apenas usar dinheiro no dia a dia, deixando os cartões de crédito e débito em casa, isso evita compras por impulso. Talvez você esteja jogando dinheiro pelo ralo literalmente? Observe a quantidade de água que usa para tomar banho ou lavar a louça. Será que você realmente precisa de tanto shampoo para lavar a cabeça? Só não exagere nesse tipo de economia 😉

 

#4. Controle a compulsão

Você viu um”novo” produto e desejou comprá-lo? Não desista de todo seu esforço e gaste com uma compra impulsiva. Controle seus desejos e defina um período de reflexão para pensar sobre o item que deseja. Se depois desse tempo você ainda estiver interessado no item, não será mais uma compra por impulso. Apenas certifique-se de que terá dinheiro para isso e não comprometerá seu crédito.

 

#5. Receba em casa

Uma saidinha custa caro, né? Estacionamento, 10% de serviço, bebidas com preços estratosféricos. Em vez de sair com os amigos, prefira receber em casa. Que tal uma reunião temática? Organize um jogo, uma noite de cinema ou de shows em DVD. Recrie uma refeição do seu restaurante favorito. Se você planejar direito, uma noite em casa com os amigos será barato. Dependendo da intimidade ou da disponibilidade dos amigos, ofereça os quitutes e solicite que os amigos tragam as bebidas ou a sobremesa.

poupar dinheiro

 

#6. Recompense sua poupança

Da próxima vez que você estiver dentro do provador, vestindo uma peça de roupa que não precisa comprar, recompense a desistência da compra transferindo o dinheiro que seria gasto para sua poupança.

poupar dinheiro

 

 

 

#7. Calcule suas compras por horas trabalhadas

É difícil dizer não. Especialmente nos fins de semana quando se tem tempo livre para passear e gastar dinheiro. Experimente este truque: Calcule quanto você ganha por hora e então quando você estiver decidindo sobre uma compra, saberá exatamente quanto tempo você precisa trabalhar para realizar a compra, compare o preço pelo número de horas que você trabalhou para ganhar essa quantia.

 

Agindo dessa maneira, será possível poupar dinheiro para emergências, aposentadoria ou para aquela tão sonhada viagem.

 

Tem alguma dica para poupar dinheiro? Deixe um comentário.

Leia+: 7 idéias para economizar em casa

 

Siga nas redes sociais:

guia-pratico-para-poupar-dinheiro-pin

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments