Aqui está um modo fácil de lembrar como se se livrar da tralha e limpar qualquer cômodo da sua casa. Basta seguir cada uma destas etapas para organizar a sua casa

1. Questione

Pergunte a si mesmo

  • O que você quer ver fora da sala ou cômodo que você está organizando?
  • Quais são os objetivos do cômodo?
  • O que você está jogando fora para chegar a organização?
  • Você deseja ir um pouco mais afundo para encontrar os benefícios da organização?

Isso irá ajudá-lo a motivar-se e trabalhar até alcançar o objetivo final.

Por exemplo, se você vai começar o processo de organização da papelada em seu escritório, a pergunta é: “por que eu quero organizar este espaço? ” e a resposta poderia ser “Eu não quero nunca mais, ter uma que pagar uma faturar atrasada novamente” ou “Eu quero encontrar qualquer documento, em menos de dois minutos.” Uma vez que você tenha respondido à pergunta, avance para o próximo passo!

2. Faça pilhas

O que você fará nesta etapa é agrupar uma pilha de itens “semelhantes” que devem ficar juntos, por exemplo, em seu armário, você faz uma pilha de todas as suas blusas, outra pilha de todas as suas calças, etc.

Em seu escritório, comece com uma arquivo de gaveta, ou pegue uma pilha e estabeleça um sistema de arquivamento. Coloque cada pedaço de papel separado para arquivar uma pilha de “assuntos semelhantes”. Por exemplo, todos os papéis referentes a seguros ficam juntos. Todas as suas papelada sobre contas públicas (água, luz, telefone) vão em outra pilha. Todas as despesas médicas do ano em outra e assim por diante.

3. Análise

A seguir você deve analisar as pilhas e fazê-las baixar ainda mais, devem se formadas duas pilhas de “tesouro” ou “lixo”. A atribuição das categorias com o tesouro ou lixo, é uma forma de mostrar que não existe nenhum espaço entre elas para deixar para decidir mais tarde, ou é Tesouro ou Lixo, não existem um meio termo. É preciso decidir direito se determinada coisa, fica ou vai embora. Agora, se determinada coisa é lixo, não significa necessariamente que vai para o lixo. Este é o próximo passo, lembre-se que “O lixo de um é o tesouro do outro”.

4. Separe para doação

Este é o local onde você deve ser direto, o “lixo” deve ser separado do que tem valor. Decidir o que pode ser doado, o que pode ser vendido e o que vai para reciclagem ou lata de lixo. Na próxima etapa é onde você começa a se organizar de verdade.

5. Desempilhe

Agora que você já se livrou de todo “lixo” que estava no cômodo, chegou a hora de organizar todos os itens que você decidiu manter.
Desfaça as pilhas e coloque tudo novamente em ordem. Quando estiver organizando, mantenha sempre itens similares juntos. Sobre uma prateleira, em gavetas ou em qualquer outro tipo de objeto que você está usando para organizar. Mantenha itens que você usa freqüentemente, mais acessível e dentro do alcance. Tudo que você tem que fazer é lembrar os cinco passo E você desfrutará de uma uma casa mais organizada.

Gostou das dicas para se livrar da tralha? Tem alguma alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+ 12 passos para uma casa sem bagunça

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.