Você acredita que entrar no Ano Novo com a casa em ordem pode mudar sua sorte? Então esta pode ser a sua ultima chanche de fazer uma faxina de ano novo e deixar sua casa limpa e organizada antes de entrar em 2017.

Mas o que fazer quando você tem apenas alguns dias para deixar a sua casa brilhando antes que o ano termine? E como manter a casa em ordem no próximo ano?

Perguntamos a um time de especialistas as melhores estratégias para limpar a casa para entrar o ano com a casa organizada. Confira as dicas:

# 1. Faça uma faxina de ano novo

Trocar todas as roupas de cama, toalhas e guardar tudo em seu devido lugar é a melhor maneira de organizar a casa em pouco tempo. Assim a casa inicia um novo ciclo cheia de novas energias.
Adriane Ikoma

Personal Organizer e Especialista em Finanças, Arraso Closet Organização de Ambientes

Para uma faxina de ano novo eficiente, tenha um plano de ação. Isso significa ter um lugar de partida e de chegada. Separe todos os seus materiais de limpeza e mantenha tudo sempre à mão em um balde ou cesta para evitar desperdício de tempo em buscar seu produto na área de serviço. Limpe sempre de cima para baixo e da esquerda para a direita para uma limpeza mais eficiente. Limpe o piso por último, use um aspirador de pó e finalize com um pano úmido. Faça disso algo divertido, então ligue a música e prepare a casa para o próximo ano.

Paula Fuzeto

Designer de Interiores, Personal Organizer e Blogger, Chega de Bagunça

# 2. Organize a casa e pratique o desapego

Acredito que nesse momento é muito importante fazer uma limpa nos papéis inúteis e contas antigas, e também um destralhamento da casa.
Priscila Sabóia

Personal Organizer, Reorganize

Para uma faxina de ano novo, revise cada cômodo da casa com um saco de lixo e uma caixa, abrindo e tirando de dentro de cada móvel o que você não usa há mais de um ano e separe para doação o que não está sendo usado, conserte o que for possível e joque o que estiver quebrado.

Ana Carolina

Educadora, Consultora de Organização e Produtividade, Eu Organizado

Retire tudo aquilo que não cabe mais na sua vida e tudo o que não deve entrar contigo em 2017.
Tati Perazollo

Personal Organizer e Consultora de Moda, Tati Perazollo

Solicite que as crianças façam o descarte de brinquedos que não estão sendo utilizados.

Adriane Ikoma

Personal Organizer e Especialista em Finanças, Arraso Closet Organização de Ambientes

# 3. Estabeleça uma rotina de limpeza

Defina uma rotina de limpeza a ser seguida. Dias para limpeza dos cômodos, dias para cuidar da roupa, rotina do final do dia, etc. Se houver um momento para fazer cada tarefa ao invés de fazer tudo de uma só vez, será mais fácil manter a organização doméstica.

Mafalda

Blogger, It's (not) so simple

Elabore e mantenha uma rotina de limpeza de acordo com as suas necessidades e seu tempo disponível. Tente equilibrar as tarefas para não se sobrecarregar. Procure manter o trabalho em dia. Sujou? Limpe em seguida, isso ajudará bastante.

Morgana Portella

Personal Organizer, Let´s Organize Home

# 4. Manutenção é a chave

Sabemos que o tempo é cada vez mais escasso, então separe apenas 15 minutos por dia para não deixar sua casa virar um caos. Quando o caos se instala é muito difícil conseguir tempo para parar um dia inteiro arrumando a casa, então não deixe isso acontecer!
Priscila Sabóia

Personal Organizer, Reorganize

Eu sempre considero que “melhor que limpar é não sujar”, então para quem tem crianças e pets em casa, a melhor maneira de manter a casa limpa é tirar os sapatos ao entrar, assim não trazemos para a nossa casa a sujeira da rua.

Paula Borges

Design de Interiores, New Box Design

Manter a casa limpa e organizada é com certeza tarefa para a família toda! Solicita ajuda das crianças para organizar brinquedos e realizar pequenas tarefas.

Adriane

Personal Organizer e Especialista em Finanças, Arraso Closet Organização de Ambientes

#5. Produto favorito para limpeza da casa? 

O produto que eu não abro mão e utilizo para limpar quase tudo é o detergente Ipê glicerina. Além de usar para lavar a louça, uso no banheiro, azulejos, box, vidros, manchas de roupas, geladeira, fogão, enfim, aqui em casa ele é o rei do pedaço.

Morgana Portella

Personal Organizer, Let´s Organize Home

Adoro o CIF saponáceo líquido. Deixa tudo branquinho!
Priscila Sabóia

Personal Organizer, Reorganize

Considero a maior invenção para a limpeza da casa e não abro mão do Veja X14. Pois além do cheirinho de limão que perfuma toda a casa, basta borrifar e passar um pano úmido ou papel toalha para limpar. Ele facilita a limpeza e desengordura a cozinha (bancada, fogão, pia, chão) e o banheiro (box, pia, chão) sem precisar ficar esfregando.

Paula Borges

Design de Interior, New Box Design

Lenços umidecidos com desinfetante para limpeza de emergência nos banheiros.

Ana Alarcom

Personal Organizer, Nana Kayana

Cloro é imbátivel.

Juciani Gruber

Personal Organizer, Produtora de Moda e Eventos, Juciani Organizer

Produtos desengordurantes. Uso para tudo, até pra limpar o box do banheiro.
Sonia Barzenski

Personal Organizer, Organizzar

Vinagre para a limpeza da casa. Estou começando a aprender a usar produtos mais amigos do ambiente.

Mafalda

Blogger, It's (not) so simple

Meu produto favorito para uma limpeza mais pesada é uma mistura de vinagre, álcool, bicarbonato e essência de cheiro, além de limpar, desencardir e desinfetar ainda deixa a casa super cheirosa.

Adriane Ikoma

Personal Organizer e Especialista em Finanças, Arraso Closet Organização de Ambientes

Gostou das dicas para realizar a faxina de ano novo? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons