É possível planejar uma festa linda gastando pouco. Afinal uma boa festa é feita de detalhes! Mesa caprichada, lembrancinha na despedida, boa comida e bebida que não precisam necessariamente custar uma fortuna.

Antes de tudo, é necessário planejamento e criatividade para que um aniversário, chá de bebê ou de panela possam ter momentos marcantes e de boas lembranças para familiares e amigos.

Confira o planejamento de uma festa linda gastando pouco:

1. Tenha uma lista de convidados

Primeiramente, é importante definir a lista de convidados antes mesmo de planejar o restante da festa, afinal, é dessa forma que você saberá quantos adultos e crianças irão receber. Pois à partir daí que será possível projetar a quantidade de comida e bebida.

2. Defina o local e reserve a data

Para economizar faça em casa, para quem não tem espaço uma festa no jardim é uma ótima pedida, o salão de festas do condomínio é uma boa alternativa (verifique as regras locais de aglomeração de pessoas em tempos de COVID-19).

3. Planeje o cardápio

Mesa de festa com pratos, taças e guloseimas

O cardápio muda de acordo com a proposta da comemoração, mas algumas opções são práticas, econômicas e se encaixam na maioria delas. Após planejar o cardápio faça uma lista de compras e fornecedores. Calcule que cada convidado (adulto) come em média 10 unidades de salgado e 8 unidades de doce, durante a festa.

Leia também: Como organizar uma noite com os amigos em casa

4. Capriche na decoração

Logo depois, escolha o tema, cor, enfeites das mesas. Monte um croqui para ter uma ideia geral e se você for realmente ruim de desenho, a web pode ajudar! Separe fotos com modelos de mesa e itens de decor que pretende seguir, coloque cada item na lista e veja se está dentro do orçamento.

5. Escolha as lembrancinhas

Encerrar a festa com um mimo para os convidados causa boa impressão e as crianças adoram.

6. Organize com listas e planilhas

Caderno, caneta e calculadora

Sempre use planilhas (Excel ou equivalente) para a lista de convidados e orçamentos. O primeiro passo é definir quanto você pode gastar o segundo, orçar o valor para alimentação, bebida e decoração. Claro que é uma perspectiva, esses valores podem mudar, mas as mudanças também devem ser relatadas. Faça esse controle para não se perder nos gastos.

7. Faça as compras

Antes que saia para as compras, veja se você tem em casa algo de festas anteriores ou itens de decoração que serão incorporados. Faça uma lista de compras e quando for ao mercado esteja com ela em mãos. O ideal é ter tempo para pesquisar preços em distribuidoras e mercados atacadistas.

8. Envie os convites

Ao mesmo tempo que um convite virtual é uma opção gratuita, alguns acham que é impessoal e com tanta informação que recebemos via web o convite pode cair no esquecimento. Com convite virtual ou físico, será preciso relembrar os convidados (confirmar presença) uma semana antes por e-mail ou pelo whatsapp para garantir uma festa cheia.

9. Prepare com antecedência

Logo após o planejamento, recrute um ajudante e faça as compras dos materiais da decoração e alimentos que podem ser armazenados. Compre uma quantidade um pouco menor de comida e confirme a participação dos convidados, desta forma evita-se o desperdício.

Seguindo o planejamento da decoração é possível ir montando os artigos que irão decorar as mesas, paredes, além das lembranças de despedida. Adiante o que for possível e evite o stress de virar a noite anterior montando tudo!

10. Opte por materiais simples e charmosos

Decoração de festa com abacaxis, balões e chapéus

Por vezes, flores feitas de papel ficam lindas na decoração, assim como papel de seda, algodão, frutas e flores mosquitinho… Com criatividade estes itens baratos transformam o espaço em um ambiente festivo e charmoso.

11. Use itens que você tem em casa

Sempre olhe com atenção para os utensílios da cozinha, os brinquedos do seu filho ou enfeites de natal que combinados com velas ou bexigas podem completar a decoração.

12. Detalhes que fazem a diferença

O convidado vai se sentir bem recebido e acolhido quando notar que você pensou em todos os detalhes. Sem intenção, já constrangi um convidado intolerante à lactose que comeu um bolo feito por mim com ganache à base de creme de leite e claro, passou mal. Também tenho familiares que ficam vermelhos se comerem algo com ketchup, mostarda, corante artificial. Este cuidado evita desconforto tanto para o anfitrião quanto para o convidado.

13. Agradeça!

Acima de tudo, uma boa festa é feita por pessoas, portanto a presença delas é muito importante e agradecer é atitude de um bom anfitrião.

Finalmente, tendo o cuidado para não parecer que você deseja que o convidado vá embora ao colocar a placa. Esta é uma opção válida se houver um corredor para a saída.

Sacolas podem ser impressas com a mensagem que o anfitrião quiser e podem servir de lembrança com algo dentro.

Em síntese, fazer uma festa em casa é trabalhoso sim, porém mais econômico e aconchegante! Para dar certo o segredo é planejamento e contar com bons amigos que ajudem a organizar.

Tem alguma dica para uma festa linda gastando pouco? Deixe um comentário e siga-nos no pinterest.