Uma boa festa é feita de detalhes! Mesa caprichada, lembrancinha na despedida, boa comida e bebida que não precisam necessariamente custar uma fortuna. Com planejamento e criatividade um aniversário, chá de bebê ou panela podem ser momentos marcantes de boas lembranças para familiares e amigos. Acompanhe nossas dicas para planejar, organizar e curtir uma festa linda gastando pouco.

 

O Planejamento de festa linda gastando pouco

 

#1. Lista de convidados

É importante definir a lista de convidados antes de planejar o restante da festa, pois assim você saberá quantos adultos e crianças irão receber e a partir daí é possível projetar a quantidade de comida e bebida com segurança.

 

#2. Defina o local e reserve a data

Para economizar faça em casa, para quem não tem espaço o salão de festas do condomínio é uma boa alternativa. Mas atenção: todo planejamento vai por água abaixo se o local não for reservado.

 

#3. Cardápio

O cardápio muda de acordo com a proposta da comemoração, mas algumas opções são práticas,econômicas e se encaixam na maioria delas. Após planejar o cardápio faça uma lista de compras e fornecedores. Calcule que cada convidado (adulto) come em média 10 unidades de salgado e 8 unidades de doce, durante a festa.

 

#4. Decoração

Escolha tema, cor, enfeites das mesas. Monte um croqui para ter uma ideia geral e se você for realmente ruim de desenho, (como eu), a web pode ajudar! Separe fotos com modelos de mesa e itens de decor que pretende seguir, coloque cada item na lista e veja se está dentro do orçamento.

 

#5. Lembrancinha

Encerrar a festa com um mimo para os convidados causa boa impressão e as crianças adoram.

 

#6. Organize com planilhas

Use planilhas (Excel ou equivalente) para a lista de convidados e orçamentos. O primeiro passo é definir quanto você pode gastar o segundo, orçar o valor para alimentação, bebida e decoração. Claro que é uma perspectiva, esses valores podem mudar, mas as mudanças também devem ser relatadas. Faça esse controle para não se perder nos gastos.

 

A Execução  

 

#7. Compras

Antes de partir para as compras veja se você tem em casa algo de festas anteriores ou itens de decoração que serão incorporados. Faça uma lista de compras e quando for ao mercado esteja com ela em mãos. O ideal é ter tempo para pesquisar preços em distribuidoras e mercados atacadistas.

 

#8. Convite

Convite virtual é uma opção gratuita, porém alguns acham que é impessoal e com tanta informação que recebemos via web o convite pode cair no esquecimento. Com convite virtual ou físico, será preciso relembrar os convidados (confirmar presença) uma semana antes por e-mail ou salas de whatsapp para garantir uma festa cheia.

 

#9. Prepare com antecedência

Após o planejamento, recrute um ajudante e vá as compras dos materiais da decoração e alimentos que podem ser armazenados. Compre uma quantidade um pouco menor de comida e confirme a participação dos convidados, desta forma evita-se o desperdício.

Seguindo o planejamento da decoração é possível ir montando os artigos que irão decorar as mesas, paredes, além das lembranças de despedida. Adiante o que for possível e evite o stress de virar a noite anterior montando tudo! #QuemNunca? rs

Flores feitas de papel seda ficam lindas na decoração.

 

#10. Opte por materiais simples, porém charmosos

Papel de seda, algodão, flor mosquitinho… Com criatividade estes itens baratos transformam o espaço em um ambiente festivo e charmoso.

 

#11. Use itens que você tem em casa

Olhe com atenção para os utensílios da cozinha, os brinquedos do seu filho ou enfeites de natal que combinados com velas ou bexigas podem completar a decoração.

 

#12. Detalhes fazem a diferença

O convidado vai se sentir bem recebido e acolhido quando notar que você pensou em todos os detalhes.

Sem intenção, já constrangi um convidado intolerante à lactose que comeu um bolo feito por mim com ganache à base de creme de leite e claro, passou mal. Também tenho familiares que ficam vermelhos se comerem algo com ketchup, mostarda, corante artificial. Este cuidado evita desconforto tanto para o anfitrião quanto para o convidado.

 

#13. Agradeça!

Mais que comida e decoração a festa é feita por pessoas, portanto a presença delas é muito importante e agradecer é atitude de um bom anfitrião.

Tomando o devido cuidado para não parecer que você deseja que o convidado vá embora ao colocar a placa, rs. Esta é uma opção válida se houver um corredor para a saída.

 

Já esta é uma opção excelente, pois as sacolas podem ser impressas com a mensagem que o anfitrião quiser e podem servir de lembrança com algo dentro.

 

 

Fazer uma festa em casa é trabalhoso sim, porém mais econômico e aconchegante! Pra dar certo o segredo é planejamento e contar com bons amigos que ajudem a organizar. Veja alguma inspiração de festa em nosso painel no Pinterest.

 

Tem alguma dica? Deixe um comentário.

Leia+ Ideias para inovar na decoração de Natal