Depois de decidir mudar sozinho, casar, mudar para a primeira casa ou investir na casa própria, nem sempre sobra orçamento para a decoração. Mesmo estando com o orçamento apertado, todo mundo quer morar em uma casa linda. Quando o orçamento está curto é preciso usar da criatividade para conseguir decorar os ambientes sem gastar muito e ainda obter um resultado final harmonioso e agradável. Veja algumas dicas de como decorar com orçamento apertado e dar um up grade na sua casa.

1. Plantas

Plantas sempre dão charme e elegância para qualquer ambiente e devem estar presentes na decoração da casa. Escolha as plantas de acordo com o ambiente, analise a iluminação e umidade do local. Na hora de escolher as plantas para sua casa, converse sobre suas expectativas com o paisagista ou com a floricultura, certamente você receberá indicação de plantas apropriadas para o seu ambiente. Algumas espécies de plantas são muito usadas na decoração de interiores, porque se adaptam muito bem a qualquer espaço, e não exigem muitos cuidados. As minhas favoritas para serem usadas na área interna da casa são orquídeas, dinheiro em penca, suculentas, bambu da sorte e palmeirinhas. Ter plantas na decoração da casa deixa seu ambiente mais bonito e agradável. Você pode adquirir as plantas em super mercados, que por comprar no atacado sempre tem um excelente preço para esses itens.

2. Artesanato

Reciclagem é um tema mais atual do que nunca, e utilizar peças confeccionadas a partir de elementos e materiais reciclados está em alta na decoração. Pallets, caixotes, garrafas, pneus, caixas, restos de material de obra, tonéis e outros mais que antigamente seriam descartados, são trabalhados e modificados para compor ambientes com charme, elegância e responsabilidade ambiental, uma maneira de economizar e ainda ajudar na conservação da natureza.

Peças de artesanato são muito ricas em detalhes e com um preço bastante acessível. Elas podem decorar cada cantinho da casa ou ter um espaço de destaque. A grande vantagem do artesanato é que você pode fazer sozinho utilizando sua criatividade e imaginação. Cestas podem virar luminárias, descansos de panela viram uma linda cabeceira ou arranjo de parede e crochê pode dar uma nova cara para aquele puff que já teve dias melhores.

3. Reciclagem

Reciclagem é um tema mais atual do que nunca, e utilizar peças confeccionadas a partir de elementos e materiais reciclados está em alta na decoração. Pallets, caixotes, garrafas, pneus, caixas, restos de material de obra, tonéis e outros mais que antigamente seriam descartados, são trabalhados e modificados para compor ambientes com charme, elegância e responsabilidade ambiental, uma maneira de economizar e ainda ajudar na conservação da natureza.

4. Antiguidades

Os antiquários podem ser uma opção muito interessante para economizar e ainda conseguir peças únicas. Ali você pode encontrar muitos objetos e elementos diferentes que por vezes necessitam apenas de uma boa limpeza e polimento para recuperarem sua beleza original. Essas peças geralmente são negociadas por preços baixíssimos, e até mesmo no “baú da vovó” é possível encontrar objetos interessantes que com uma boa demão de tinta, podem se destacar pela singularidade.

5. Adesivos

Adesivos são ideais para personalizar qualquer canto da casa ou objeto. Quando escolhidos com bom gosto, os adesivos se transformam em um elemento criativo e charmoso que é capaz de dar vida ao ambiente sem ocupar espaço. Se você deseja renovar o visual das paredes, mas não quer pintar ou usar papel de parede, opte pelos adesivos, que te ajudarão a decorar com economia e personalidade.

6. Promoções e feiras

Fique de olho no calendário dos eventos e liquidações interessantes para conseguir comprar peças com descontos. Os eventos, como feiras, liquidações e promoções podem ter curta duração e acontecem poucas vezes ao ano, geralmente em janeiro e julho. Feiras são uma ótima oportunidade para conseguir comprar produtos com desconto. Se você gosta de visitar mostras de decoração, como a Mosstra Morar Mais por Menos, nos últimos dias do evento a maioria das lojas vendem as peças expostas por um preço inferior ao comercializado. Aproveite também a feira da louça para renovar os jogos de jantar da sua casa. Próximo a Curitiba, a cidade de Campo Largo é um pólo da porcelana e em tempos de feira, comprar é sempre uma barganha. Fique de olho no que está acontecendo e marque a data em sua agenda para não perder nenhuma oportunidade.

7. Quadros

Não é preciso ter um Picasso em sua parede para que a decoração seja valorizada. A finalidade do quadro é que esteja de acordo com o restante da decoração complementando o estilo e dando personalidade para cada ambiente. Minha professora de artes já dizia “Arte é tudo que combina com o sofá”. Você pode escolher quadros com preços mais acessíveis e conseguir a decoração desejada sem grandes gastos. Basta ter bom gosto na hora da escolha e procurar pelo equilíbrio. Você pode comprar as molduras prontas em lojas de artigos para casa, em moldurarias ou na internet, depois imprimir suas imagens favoritas em papel especial ou fotográfico.

8. Almofadas e puffs

As almofadas sempre serão aliadas da decoração, e para renovar a aparência de um ambiente, troque as capas das almofadas e mude-as de posição. Tudo ficará de cara nova praticamente sem gasto algum. Os puffs também são ótimos para contribuir com a decoração, e você pode escolher estampas diferentes para que se destaquem e enriqueçam o visual.

As almofadas sempre serão aliadas da decoração, e para renovar a aparência de um ambiente, troque as capas das almofadas e mude-as de posição. Tudo ficará de cara nova praticamente sem gasto algum. Os puffs também são ótimos para contribuir com a decoração, e você pode escolher estampas diferentes para que se destaquem e enriqueçam o visual.

9. Iluminação

Iluminação é um dos meus itens favoritos na decoração, e faz toda a diferença no design de interiores. A iluminação cria um jogo de luz e sombra e valorizam todos os espaços, por isso, explore livremente a iluminação na decoração criando cenas e valorizando cada espaço, com luminárias, arandelas, spots, velas, etc. Você pode improvisar e usar novos materiais para criar luminárias inusitadas e divertidas.

10. Fotos

Qual elemento decorativo pode ser melhor do que a imagem das pessoas da casa? Decorar utilizando as fotos de momentos da família é uma prática interessante e muitas pessoas a adotam para dar personalidade e identidade aos seus ambientes. Uma parede revestida com fotos ou um grupo de pequenos quadros fará toda a diferença na decoração, além de ser algo totalmente exclusivo!

A decoração nem sempre precisa de grandes investimentos, porque decorar pede apenas bom gosto e criatividade na hora de combinar elementos. Antes de comprar isso ou aquilo, analise bem o seu ambiente e decida o que deseja para ele, o que quer sentir ao estar ali e como quer que ele seja visto pelas pessoas de fora. Depois de chegar a essas conclusões, deixe sua imaginação fluir.

Gostou das dicas? Tem mais alguma ideia para decorar com orçamento apertado? Deixe um comentário!

Leia+ Como mudar a decoração de modo rápido

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.