Depois de casar, mudar para a primeira casa ou investir na casa própria, nem sempre sobra orçamento para a decoração. Mesmo estando com o orçamento apertado, todo mundo quer morar em uma casa linda. Quando o orçamento está curto é preciso usar da criatividade para conseguir decorar os ambientes sem gastar muito e ainda obter um resultado final harmonioso e agradável. Veja algumas dicas de como decorar com orçamento apertado e dar um up grade na sua casa.

 

#1. Plantas

Plantas sempre dão charme e elegância para qualquer ambiente e devem estar presentes na decoração da casa. Escolha as plantas de acordo com o ambiente, analise a iluminação e umidade do local. Na hora de escolher as plantas para sua casa, converse sobre suas expectativas com o paisagista ou floricultura, certamente você receberá indicação de plantas apropriadas para o seu ambiente. Algumas espécies de plantas são muito usadas na decoração de interiores, porque se adaptam muito bem a qualquer espaço, e não exigem muitos cuidados, as minhas favoritas para serem usadas na área interna da casa são orquídeas, dinheiro em penca, suculentas, bambu da sorte e palmeirinhas. Ter plantas na decoração da casa deixa seu ambiente mais bonito e agradável. Você pode adquirir as plantas em super mercado, que por comprar no atacado, sempre tem um excelente preço para esseS itens.DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

 

#2. Artesanato

Peças de artesanato são muito ricas em detalhes e com um preço bastante acessível. Elas podem decorar cada cantinho da casa ou ter um espaço de destaque. A grande vantagem do artesanato é você pode fazer sozinho utilizando sua criatividade e imaginação. Cestas podem virar luminárias, descansos de panela viram uma linda cabeceira ou arranjo de parede e crochê pode dar uma nova cara para aquele puff que já teve dias melhores.DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

 

#3. Reciclagem

Reciclagem é um tema mais atual do que nunca, e utilizar peças confeccionadas a partir de elementos e materiais reciclados esta em alta na decoração. Pallets, caixotes, garrafas, pneus, caixas, restos de material de obra, tonéis e outros mais que antigamente seriam descartados, são trabalhados e modificados para compor ambientes com charme, elegância e responsabilidade ambiental, uma maneira de economizar e ainda ajudar na conservação da natureza.DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

 

#4. Antiguidades

Os antiquários podem ser uma opção muito interessante para economizar e ainda conseguir peças únicas. Ali você pode encontrar muitos objetos e elementos diferentes que muitas vezes necessitam apenas de uma boa limpeza e polimento para recuperarem sua beleza original. Essas peças geralmente são negociadas por preços baixíssimos, e até mesmo no “baú da vovó” é possível encontrar objetos interessantes que com uma boa demão de tinta, podem se destacar pela singularidade.DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

 

#5. Adesivos

Adesivos são ideais para personalizar qualquer canto da casa ou objeto. Quando escolhidos com bom gosto, os adesivos se transformam em um elemento criativo e charmoso que é capaz de dar vida ao ambiente sem ocupar espaço. Se você deseja renovar o visual das paredes, mas não que pintar ou usar papel de parede, opte pelos adesivos, que te ajudarão a decorar com economia e personalidade.

DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

 

#6. Promoções e feiras

Fique de olho no calendário dos eventos e liquidações interessantes para conseguir comprar peças com descontos. Os eventos, como feiras, liquidações e promoções podem ter curta duração e acontecem poucas vezes ao ano, geralmente em janeiro e julho. Feiras são uma ótima oportunidade para conseguir comprar produtos com desconto. Se você gosta de visitar mostras de decoração, como Casa Cor e Morar Mais por Menos, nos últimos dias do evento a maioria das lojas vendem as peças expostas por um preço inferior ao comercializado. Aproveite também a feira da louça para renovar os jogos de jantar da sua casa. Próximo a Curitiba, a cidade de Campo Largo é um pólo da porcelana e em tempos de feira, comprar é sempre uma barganha. Fique de olho no que está acontecendo e marque a data em sua agenda para não perder nenhuma oportunidade.

 

#7. Quadros

Não é preciso ter um Picasso em sua parede para que a decoração seja valorizada. A finalidade do quadro é que esteja de acordo com o restante da decoração complementando o estilo e dando personalidade para cada ambiente. Minha professora de artes já dizia “Arte é tudo que combina com o sofá”. Você pode escolher quadros com preços mais acessíveis e conseguir a decoração desejada sem grandes gastos. Basta ter bom gosto na hora da escolha e procurar pelo equilíbrio. Você pode comprar as molduras prontas em lojas de artigos para casa, em moldurarias ou na internet e imprimir suas imagens favoritas em papel especial ou fotográfico.

DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

 

#8. Almofadas e puffs

As almofadas sempre serão aliadas da decoração, e para renovar a aparência de um ambiente, troque as capas das almofadas e mude-as de posição. Tudo ficará de cara nova praticamente sem gasto algum. Os puffs também são ótimos para contribuir com a decoração, e você pode escolher estampas diferentes para que se destaquem e enriqueçam o visual.

COMO DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

 

#9. Iluminação

Iluminação é um dos meus itens favoritos na decoração, e faz toda a diferença na decoração de ambientes. A iluminação cria um jogo de luz e sombra e valorizam todos os espaços, por isso, explore livremente a iluminação na decoração criando cenas e valorizando cada espaço, com luminárias, arandelas, spots, velas e outros mais. Você pode improvisar e usar novos materiais para criar luminárias inusitadas e divertidas.

COMO DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

 

#10. Fotos

Qual elemento decorativo pode ser melhor do que a imagem das pessoas da casa? Decorar utilizando as fotos de momentos da família é uma prática interessante e muitas pessoas a adotam para dar personalidade e identidade aos seus ambientes. Uma parede revestida com fotos ou um grupo de pequenos quadros fará toda a diferença na decoração, além de ser algo totalmente exclusivo!

COMO DECORAR COM ORÇAMENTO APERTADO

A decoração nem sempre precisa de grandes investimentos, porque decorar pede apenas bom gosto e criatividade na hora de combinar os vários elementos. Antes de comprar isso ou aquilo, analise bem o seu ambiente e decida o que deseja para ele, o que quer sentir ao estar ali e como quer que ele seja visto pelas pessoas de fora. Depois de chegar a essas conclusões, deixe sua imaginação fluir.

 

Gostou das dicas? Tem mais alguma ideia para decorar com orçamento apertado? Deixe um comentário!

Leia+ 9 truques de decoração para a sua casa

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments