O tempo é um artigo de luxo muito raro. Pergunte a qualquer pessoa ao seu redor: todas vão responder que adorariam umas horinhas a mais no dia para poder dar conta de todos os compromissos. Mas será que estamos administrando nossas horas de maneira eficiente? Neste post, separei alguns truques que vão te ajudar a economizar tempo no seu dia e deixar sua rotina menos corrida.

 

#1. Aproveite o caminho de ida e volta ao trabalho

Se você usa o transporte público para se deslocar, aproveite esse tempo para fazer pequenas coisas que, juntas, consomem uma boa parte do seu dia como pagar contas, fazer a lista do mercado, marcar consultas médicas, desejar feliz aniversário aos amigos e até mesmo dar uma ligada para aquela amiga com quem você não fala há muito tempo. Muito mais eficiente do que ficar fiscalizando suas redes sociais, não?

 

#2. Escolha sua roupa na noite anterior

Uma dica simples que pode te dar alguns preciosos minutos a mais de sono e economizar estresse. Dê uma olhada na previsão do tempo e já separe a roupa que irá usar no dia seguinte. Assim você evita a correria e o pânico de “não sei o que vestir e tenho que sair em cinco minutos”.

#3. Reserve um tempo para as redes socais e cumpra o combinado

Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Pinterest… O mundo das redes sociais é tentador e dá para passar uma vida de olho nelas, mas tudo tem um limite. Crie um momento no seu dia para isso e se esforce para cumpri-lo. Se preferir, crie pequenos blocos de poucos minutos ao longo do seu dia e assim você pode se manter informada sobre o que realmente vale a pena. Afinal, a vida off-line também merece sua atenção.

 

#4. Comida, sono e exercício, a tríade do bem estar

Na correria do dia a dia, é fácil se enrolar e acabar se esquecendo de almoçar, dormir menos do que o necessário ou cancelar sua ida à academia. Para se manter na linha, abuse da tecnologia. O SleepBetter te ajuda a calcular as horas de sono em função das atividades do seu dia, o BT FIT é uma plataforma online e app que oferece aulas online focadas em grupos específicos de músculos e o PedidosJá é um serviço de delivery que permite que você peça comida saudável a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

#5. Regra dos 2 minutos

Uma das regras mais importantes do método de produtividade Get Things Done é realizar tarefas rápidas (que durem menos de dois minutos) no momento em que elas aparecerem. Como não requerem muito esforço, resolva logo a questão e tire isso da frente em vez de ficar acumulando pequenas tarefas que juntas consumirão muito mais tempo.

#6. Anote tudo

Não confie somente na sua memória, pois ela costuma falhar. Antes de ir dormir, anote (em um caderno ou mo telefone) tudo o que precisa fazer no dia seguinte. Isso já irá te ajudar a priorizar as tarefas mais importantes e a planejar o seu dia.

 

#7.Faça pausas

Fazer pausas é uma maneira intuitiva para economizar tempo. Embora você possa pensar que ao fazer pausas está perdendo tempo, está, na verdade, economizando tempo, já que estará recarregando suas baterias, reduzindo o estresse e evitando a exaustão.

 

#8. Limpe um pouco todos os dias

Você pode economizar tempo na limpeza se fizer todo dia um pouquinho. Um dia limpe a cozinha, no outro, dê um “tapa” no banheiro. Sempre deixe seu quarto em ordem e varra a casa regularmente. Assim, a faxina de verdade vai durar muito menos tempo.

 

#9. Noite sem TV

Sejamos honestos: quase ninguém está disposto a abrir mão da televisão. Mas, se você conseguir isso por uma noite ou duas na semana, você terá muito tempo para outras coisas mais importantes (e divertidas). Faça a experiência e me conte depois o que você achou!

#. 10 Saiba quando dizer não

De nada vale fazer mil coisas para otimizar seu tempo se você diz sim a todos os pedidos que te fazem. Além de prejudicar o andamento das suas próprias tarefas, se disser sim a tudo e a todos, vai acabar deixando alguém na mão. Então, analise os pedidos e se comprometa apenas com o que cabe no seu dia.

Gostou das dicas? Te desafio a colocar as dicas em pratica e deixar um comentário.

 

 

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments