10 dicas de produtividade para ganhar mais tempo no seu dia

O tempo é um artigo de luxo. Pergunte a qualquer pessoa ao seu redor: todas vão responder que adorariam umas horinhas a mais no dia para poder dar conta de todos os compromissos. Mas será que estamos administrando nossas horas de maneira eficiente? Neste artigo, separei alguns truques que vão te ajudar a economizar tempo no seu dia e deixar sua rotina menos corrida.

1. Aproveite o caminho de ida e volta ao trabalho

Se você usa o transporte público para se deslocar, aproveite esse tempo para fazer pequenas coisas que, juntas, consomem uma boa parte do seu dia como pagar contas, fazer a lista do mercado, marcar consultas médicas, desejar feliz aniversário aos amigos e até mesmo dar uma ligada para aquela amiga com quem você não fala há muito tempo. Muito mais eficiente do que ficar fiscalizando suas redes sociais, não?

2. Escolha sua roupa na noite anterior

Uma dica simples que pode te dar alguns preciosos minutos a mais de sono e economizar estresse. Dê uma olhada na previsão do tempo e já separe a roupa que irá usar no dia seguinte. Assim você evita a correria e o pânico de “não sei o que vestir e tenho que sair em cinco minutos”.

3. Reserve um tempo para as redes socias e cumpra o combinado

Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Pinterest… O mundo das redes sociais é tentador e dá para passar uma vida de olho nelas, mas tudo tem um limite. Crie um momento no seu dia para isso e se esforce para cumpri-lo. Se preferir, crie pequenos blocos de poucos minutos ao longo do seu dia e assim você pode se manter informado sobre o que realmente vale a pena. Afinal, a vida off-line também merece sua atenção.

4. Comida, sono e exercício, a tríade do bem estar

Na correria do dia a dia, é fácil se enrolar e acabar se esquecendo de almoçar, dormir menos do que o necessário ou cancelar sua ida à academia. Para se manter na linha, abuse da tecnologia. O SleepBetter te ajuda a calcular as horas de sono em função das atividades do seu dia, o BT FIT é uma plataforma online e app que oferece aulas online focadas em grupos específicos de músculos e o ifood é um serviço de delivery que permite que você peça comida saudável a qualquer hora e em qualquer lugar.

5. Regra dos 2 minutos

Uma das regras mais importantes do método de produtividade Get Things Done é realizar tarefas rápidas (que durem menos de dois minutos) no momento em que elas aparecerem. Como não requerem muito esforço, resolva logo a questão e tire isso da frente em vez de ficar acumulando pequenas tarefas que juntas consumirão muito mais tempo.

6. Anote tudo

Não confie somente na sua memória, pois ela costuma falhar. Antes de ir dormir, anote (em um caderno ou mo telefone) tudo o que precisa fazer no dia seguinte. Isso já irá te ajudar a priorizar as tarefas mais importantes e a planejar o seu dia.

7. Faça pausas

Fazer pausas é uma maneira intuitiva para economizar tempo. Embora você possa pensar que ao fazer pausas está perdendo tempo, está, na verdade, economizando tempo, já que estará recarregando suas baterias, reduzindo o estresse e evitando a exaustão.

8. Limpe um pouco todos os dias

Você pode economizar tempo na limpeza se fizer todo dia um pouquinho. Um dia limpe a cozinha, no outro, dê um “tapa” no banheiro. Sempre deixe seu quarto em ordem e varra a casa regularmente. Assim, a faxina de verdade vai demorar muito menos tempo para ser concluída.

9. Noite sem TV

Sejamos honestos: quase ninguém está disposto a abrir mão da televisão. Mas, se você conseguir isso por uma noite ou duas na semana, você terá muito tempo para outras coisas mais importantes (e divertidas). Faça a experiência e me conte depois o que você achou!

10. Saiba quando dizer não

De nada vale fazer mil coisas para otimizar seu tempo se você diz sim a todos os pedidos que te fazem. Além de prejudicar o andamento das suas próprias tarefas, se disser sim a tudo e a todos, vai acabar deixando alguém na mão. Então, analise os pedidos e se comprometa apenas com o que cabe no seu dia.

Gostou das dicas? Te desafio a colocar as dicas em prática e deixar um comentário.

Leia+ Seja mais produtivo no trabalho

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.