Morar juntos pode ser o primeiro grande desafio do casal. Também, pudera! Duas pessoas com educação e hábitos completamente diferentes dividindo a rotina e a intimidade. Claro que este período único não pode esbarrar em desentendimentos sobre a organização da casa. Pensando nisso, separei algumas dicas de organização para recém-casados, para que jovens casais não se desgastem com este tipo de problema e aproveitem o casamento.

 

#1. Mente de casado x solteiro

A organização deve ser um facilitador para tornar sua rotina mais prática, um grande erro é continuar agindo como solteiro e não pensar como “família” no casamento. Por exemplo: quando se é solteiro, as roupas usadas ficam num canto do quarto (não que seja o certo) e você pensa “amanhã eu arrumo”, agora imagina duas pessoas com o mesmo pensamento? Já vira um montão de coisas fora do lugar e a bagunça reina. Neste caso, um mancebo ou gancho para casacos e acessórios além de um cesto para roupas sujas na lavanderia resolveria a questão. Mas o que vale mesmo é aprender a pensar no coletivo.

Organização para recém-casados

 

#2. Nova rotina

A organização de uma casa é dispendiosa e cheia de detalhes do dia-a-dia, por isso exige uma rotina bem estruturada, que deve ser elaborada pelo casal (juntos) para que a casa funcione bem. Com uma lista na porta da geladeira, planilha no excel ou aplicativo, o importante é dividir as tarefas por dia, desta forma não fica pesado para nenhum dos dois e as tarefas serão concluídas com rapidez.

Organização para recém-casados

 

#3. Cada coisa em seu lugar

Uma máxima da organização é dar um lar para cada objeto na casa, de controle remoto à toalhas molhadas pós-banho. Claro que é difícil que os dois definam juntos cada local, neste caso, ao organizar identifique com etiquetas ou compartilhem um caderno para registrar onde está morando cada coisa.

Organização para recém-casados

 

#4. Comunicação

A maior cilada dos relacionamentos é a falta de comunicação. O mesmo acontece com a organização do lar, pois com rotina de trabalho e estudo algumas famílias só se encontram a noite e ao invés de conversar sobre seu dia, rola algo assim: “você não viu que a torneira está pingando?”, “esqueceu de comprar pilhas?”, claro que faz parte do pacote casamento! Mas a comunicação está aí pra ajudar a evitar confusões, portanto, se você esquece de mandar um whats app, crie um mural de recadinhos para a casa e para a diarista também. É simples e funciona.

Organização para recém-casados

 

#5. Finanças

Não compartilhar as finanças pode trazer problemas para o casal, é triste, mas muitos casamentos acabam por isso. Portanto, é importante compartilhar valores em planilha, o quanto ganha, o quanto gasta, com quanto pode e quer colaborar com a casa… Aqui também entra a nova forma de pensar “família”, quando se é solteiro se faz compras pensando em suas necessidades apenas. Agora o cenário é outro, e o recomendado é consultar as finanças da família antes de ir às compras e claro, nunca esconder uma compra feita por impulso, é briga na certa.

Organização para recém-casados

 

#6. Manutenção

Tão importante quanto organizar a casa da nova família é manter a organização. Nem que seja durante um período dos finais de semana, pois a bagunça é sorrateira, ela chega como quem não quer nada e se instala! Um outro método recomendado é colocar no timer 15 minutos ao dia -ou noite- para realizar esta manutenção. Um pouco por dia não fica pesado, certo?Descubra o que funciona para sua casa e aproveite o tempo que sobrar para curtir a família.

 

 

Esqueci alguma dica de 0rganização para recém-casados ? Deixe um comentário! 😉

Leia + Dinheiro e casamento

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Marcella é formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Estudou contabilidade empresarial e planejamento de orçamento familiar pela Fundação Getúlio Vargas. Apaixonada por fotografia e gastronomia.

Comments

Show Buttons
Hide Buttons