Separei algumas dicas para que você receba seus amigos bem e com naturalidade, mesmo que você não seja especialista no assunto.

1. Receba o número adequado de convidados

Não importa o tamanho da sua casa, mesmo que seja pequena você pode receber, mas certamente isso irá limitar o número de pessoas no local. Você deve convidar o número de pessoas de acordo com a quantidade de assentos que sua casa dispõe. Se for oferecer um jantar, convide de acordo com o número de lugares na mesa já contando aqueles lugares extras. Se a ideia é receber com petiscos ou outros finger food que podem ser degustados em pé, ainda assim faça as contas de quantas pessoas sua casa comporta sentadas. Não se esqueça de verificar se você tem louça disponível, talheres e guardanapos. Caso não tenha, esse tipo de material pode ser alugado em empresas especializadas. Por favor, nada de usar descartáveis. Use louça  de verdade!

2. Não teste novas receitas

Regra fundamental na vida de um anfitrião, nunca, em hipótese alguma teste uma nova receita quando for receber. Assim você evita acidentes com o cardápio e não precisa pedir uma pizza no final. Opte por receitas de família, que tem charme e sempre uma boa história para contar. 

3. Crie um clima

petiscos e vinho

Escolha uma trilha sonora de fundo de acordo com o ambiente que deseja criar ou monte uma playlist, acenda algumas velas no hall de entrada, lavabo e living e aposte em flores frescas em arranjos espalhados pela casa. Invista também em objetos que deixem a mesa mais sofisticada, como o sousplat, belas taças e um belo e criativo arranjo de centro. 

4. Sirva petiscos

É comum as pessoas já chegarem com fome e sinceramente ninguém vai um evento gastronômico de barriga cheia. Por isso, sirva petiscos como castanhas, frutas secas, tábua de queijos e mini porções de comida para tornar a espera por outros convidados ou pelo prato principal um pouco mais agradável. Queijo e vinho é sempre uma boa opção. 

5. Monte um Mini bar

Monte em um canto do buffet ou em um carrinho um local para as bebidas e copos. Oriente na chegada de cada convidado que fique à vontade para se servir. Mesmo assim, fique de olho nos copos e abasteça seus convidados com bebida. Pode acontecer de alguém ficar com vergonha de se servir ou não querer perder a conversa. 

mini bar

 6. Tenha um plano B

Tenha “na manga” um plano B, no caso de aparecer alguém a mais, um paquera da sua amiga ou o amigo do amigo.  Capriche nos petiscos ou na  entrada, faça um pate com torradas ou grissini, azeitonas. Comida extra vai salvar a noite!

7. Convide pessoas com interesses parecidos

Na hora de escolher os convidados, as pessoas não precisam necessariamente se conhecer, mas convide de acordo com as afinidades e similaridades  de cada um. Essas similaridades podem ser filhos pequenos, profissão ou interesse musical. Lembre-se de apresentar as pessoas e acrescentar uma característica. Isso é fundamental para uma boa conversa, sem ser nada genérico como o tempo. Pense em alguns temas que podem ser jogados na roda se faltar assunto. Se tudo der errado desenterre álbuns de família ou jogos. Isso certamente é garantia de assunto até o fim da noite. Na hora de quantificar os convidados o número ideal é de 6 a 8 pessoas.

8. Confira tudo pessoalmente

Para acertar os últimos detalhes, certifique-se que a sala está em ordem. Se tem papel higiênico e toalhas limpas nos banheiros. Espalhe vasos de flores para alegrar o ambiente. Use iluminação cênica e velas, ou seja crie um clima. Deixe uma trilha sonora tocando no fundo.

Gostou das dicas sobre hospitalidade ? Compartilhe e deixe um comentário!

Leia+:Como receber hóspedes em casa

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.