As férias estão aí e com ela a questão: o que fazer com as crianças em casa? Ficar de bobeira no sofá é legal no primeiro dia, mas com o passar do tempo as crianças darão um jeito de fazer o tempo livre valer a pena, nem que pra isso tenham que colocar a casa a baixo! Queremos inspirar mamães e papais a aproveitar todo potencial criativo e energia das crianças para férias incríveis. Veja como passar as férias em cassa e ainda se divertir com as crianças.

1. Planejamento

Programar as atividades é importante para não comprometer o orçamento familiar, e garantir que vai colocar em prática o que foi pensado para dias agradáveis com as crianças. Envolva-os neste processo, eles darão ideias, além de ficar muito empolgados!

O primeiro passo é saber quanto dinheiro a família pode gastar por semana, para então montar um programa equilibrado entre atividades ao ar livre e atividades em casa (consulte a previsão do tempo). Além dos programas que as crianças costumam fazer, proponha novas experiências.

2. O que fazer dentro de casa?

Se você estiver muito animado pode dar um tema diferente para cada dia em casa, como: espião, pirata, dia da Disney, dia dos Super- heróis, etc. Então as brincadeiras e o momento da refeição irão girar em torno do tema.

  • Para o dia do espião monte um “corredor de laser”, com lã ou barbante, eles vão adorar!
  • Para o dia do “pirata” a brincadeira pode ser um caça ao tesouro com pistas pela casa.
  • Acampar dentro de casa pode ser divertido, com histórias de susto e guloseimas dentro da cabana.
  • As crianças estão cada vez mais ligadas a tecnologia, mas que tal aproveitar as férias para mostrar que um livro pode ser tão legal quanto um game? A ideia é simples,  ler juntos toda noite, e a diversão começar na livraria escolhendo a coleção.
  • Cinema em casa é uma boa pedida para as férias, os vizinhos podem participar dessa noite divertida.
  • Mão na massa! Meninos e meninas amam se aventurar na cozinha, seria legal preparar bolo, pão para o café da tarde ou até mesmo o jantar.
  • A criatividade das crianças com materiais reciclados vai te surpreender! Que tal esse futebol na caixa?

3. O que fazer fora de casa

  • Para os dias de sol vale a pena aproveitar parques e praças da cidade para andar de bike, patins, caminhar e até fazer uma competição de bolha de sabão. É econômico e divertido.
  • Já conhece o Zoológico da sua cidade? Programe um dia no meio da semana para evitar o parque super lotado.
  • Procure o planetário da sua cidade ou cidade próxima. Conhecer este “mundo novo” pode despertar o interesse da criança pela astronomia.
  • As férias não podem terminar sem um parque de diversão! Esse passeio é legal fazer com os melhores amigos, e exige uma programação maior, comprando ingressos com antecedência.

4. Recordação

As férias podem ter momentos para recordar a vida toda, que tal montar um álbum de fotos com as novas experiências e dias divertidos?

Esperamos ter te inspirado a fazer os dias em casa com as crianças mais divertidos. Tem outra dica? Deixe um comentário. Até a próxima!

Leia + 37 ideias para facilitar a vida com crianças