As férias são um tempo ser feliz e se recompor, mas também pode ser um momento estressante para muitos. Com tudo o que precisa ser feito, você pode se sentir sobrecarregado, a cabeça começa a girar e o seu coração bate mais rápido? Calma! Respire fundo.

Pense sobre o que realmente importa para você, sua família e amigos, divertir-se? Relaxar? Conhecer novos lugares? Seja qual for o seu objetivo você precisa de um plano.

Perguntamos a um time de especialistas como se organizar para férias livres de stress.

Conheça as especialistas aqui.

# 1.Check list de viagem

Ter uma checklist para cada membro da família é essencial, assim como ter uma checklist geral de viagem. Anote em um caderno e deixe dentro da mala e vá editando a lista confome a necessidade.

Ana Carolina

Educadora, Consultora de Organização e Produtividade, Eu Organizado

Check list é tão importante quanto a mala de viagem. Eu tenho uma lista fixada na porta do armário onde está anotado tudo o que vou precisar por na mala, desde documentos, medicamentos, artigos de higiene, acessórios, entre outros. Lembre-se que quanto mais detalhada for a lista, menos chance de esquecer de algo. Quando for fechar a mala revise a lista.
Anter de arrumar a mala principal considere o destino e organize os itens de acordo. Não esqueça itens de higiene, protetor solar, kit farmácia a e alguns brinquedos e pergunte para as crianças se tem algo que gostariam de levar.
Sonia Barzenski

Personal Organizer, Organizzar

Listar o que precisa ser levado com atenção para o número de itens de que se precisa, como quantas trocas de roupa, por exemplo. Temos a tendência de pensar que vamos precisar de tudo, mas a verdade é que conseguimos desfrutar mais se não tivermos tanto para transportar.
Mafalda

Blogger, It's (not) so simple

# 2.Documentos

Não esqueça os documentos da criança como Passaporte, Documento de identificação ou Certidão de nascimento, além da carteirinha do convênio médico e de vacinação.

Morgana Portella

Personal Organizer, Let´s Organize Home

Em viagens para o exterior verifique a validade do seu passaporte, que deve ser de no mínimo 6 meses. Além disso, verifique a necessidade de visto ou vacinas específicas para o destino ou aeroportos onde fará conexão. Uma boa ideia é para manter um cópia digitalizada do seu passaporte em seu e-mail e também com alguém de confiança para o caso de emergência.

Paula Fuzeto

Designer de Inteiores, Personal Organizer e Blogger, Chega de Bagunça

# 3.Organização das malas

Eu prefiro levar o menor número de malas possível. Tenho crianças pequenas e quanto menos malas houver para transportar, melhor!
Mafalda

Blogger, It's (not) so simple

Prefiro malas separadas para que os membros tenham mais liberdade, tanto na hora de escolher o que levar, quanto na sua maneira de utilizá-las no destino.
Sonia Barzenski

Personal Organizer, Organizzar

Acredito sempre que mala enxuta é sinal de férias sem aborrecimento. Para férias mais longas, se programe para lavar roupa durante a viagem.
Priscila Sabóia

Personal Organizer, Reorganize

Anter de arrumar a mala principal considere o destino e organize os itens de acordo. Não esqueça itens de higiene, protetor solar, kit farmácia a e alguns brinquedos e pergunte para as crianças se tem algo que gostariam de levar. Se for viajar com crianças pequenas, na mala de bordo leve uma troca de roupa, agasalho, mantinha, chupeta reserva e lenços umedecidos.

Morgana Portella

Personal Organizer, Let´s Organize Home

#4. Planejamento para compras 

Se a intenção for fazer compras no destino é preciso pesquisar previamente lojas e outlets para saber o que pode ser adquirido e fazer uma mala enxuta com roupas o suficiente até o dia das compras.
Tati Perazollo

Personal Organizer e Consultora de Moda, Tati Perazollo

 Para viagens com crianças, deixe para comprar alimentos e fraldas quando chegar ao destino. Se você estiver viajando para uma cidade grande, você encontra a maioria de suas necessidades lá. Isso economiza espaço na mala e evita bagagem em excesos num tempo em que tudo está disponível quase em qualquer lugar há muito pouco que não se possa comprar, ou pedir emprestado no destino.

Mafalda

Blogger, It's (not) so simple

Deixe para comprar no destino petiscos e roupas caso o ocorra mudança na meteorologia.

Morgana Portella

Personal Organizer, Let´s Organize Home

#5. Viagem de carro com crianças 

Para viagens longas leve bastante entretenimento como jogos livros de colorir, livros, filmes no DVD do carro ou tablet, jogos no celular e brincadeiras de viagem, mas libere a diversão por etapas e conforme for necessário.
Ana Alarcom

Personal Organizer, Nana Kayana

Viajar com crianças requer certo planejamento quanto à alimentação e entretenimento. Prevendo o tempo de demora na viagem com bebês, é importante considerar as paradas para a troca das fraldas.

Morgana Portella

Personal Organizer, Let´s Organize Home

Para viagens com crianças leve água e lanchinhos para servir no caminho como frutas, bolachas, sucos, leve também um lanchinho extra para o caso de a viagem demorar mais que o previsto.

Claudia Valaski

Personal Organizer, Claudia Valaski

Crianças têm temperamentos diferentes, portanto o truque é levar alguns CD’s de músicas que ambos apreciem, dois ou três brinquedos escolhidos por elese fazer paradas sempre que parecer conveniente.
Mafalda

Blogger, It's (not) so simple

#6. Viagem de avião com crianças 

Para distrair as crianças em viagens de avião compre um brinquedo novo, pois a criança terá mais interesse em brincar. Para entreter os maiores, use os games e vídeos no celular (e fones de ouvido).

Morgana Portella

Personal Organizer, Let´s Organize Home

Para viagens de avião o truque é levar um livro de atividades, lanches e água. Nos tempo dentro do aeroporto procure salas de espera que não estejam cheias para que as crianças possam brincar e se movimentar um pouco.

Mafalda

Blogger, It's (not) so simple

Para evitar desconforto nas viagens de avião na hora do pouso ou decolagem dê para as crianças chicletes para mascar e para bebês de colo ofereça o peito, mamadeira ou chupeta.
Ana Alarcom

Personal Organizer, Nana Kayana

#7. Controle o dinheiro na viagem

Para destinos internacionais, tenha uma pequena quantidade de dinheiro na moeda local, para evitar situações como pegar um taxi ou dar uma gorjeta na chegada. Para evitar a cobrança de taxas e a variação da moeda local, opte por usar cartão de viagem pré pagos que podem ser carregados em qualquer moeda e são aceitos pela maioria dos caixas eletrônicos em todo o mundo.

Para não fugir muito do orçamento use envelopes com dinheiro destinado para refeições, passeios e compras, dessa forma você terá mais controle sobre o dinheiro e não gastará em exceso.

Paula Fuzeto

Designer de Inteiores, Personal Organizer e Blogger, Chega de Bagunça

#8. Comunicação para destinos internacionais 

Lembre-se de levar o seu telefone para destinos internacionais e consulte sua operadora de telefonia sobre a necessidade de liberar o rooming internacional. É uma boa idéia comprar um chip de viagem assim que chegar ao destino para não ter uma péssima surpresa quando receber a próxima fatura. Lembre de levar uma caneta na bolsa ou mochila, porque voos internacionais também significam formulários, formulários e formulários.

Uma solução para lidar com as inumeras tomadas do mundo e poder carregar os equipamento eletrônicos, é criar uma bolsa com um adaptador universal, um filtro de linha e seus carregadores para que você consiga carregar seus equipamentos em qualquer destino.

Paula Fuzeto

Designer de Inteiores, Personal Organizer e Blogger, Chega de Bagunça

#9. Planeje o dia e quebre as regras

Planeje atividades diárias para uma melhor organização e planejamento, porém em viagens com crianças é bom ter liberdade. Planeje duas atividades principais (manhã e tarde) e deixe o dia correr como quiser. Eu sempre leio as recomendações do Trip Advisor e anoto as atrações, restaurantes e dicas para programas rápidos.

Se você é rigoroso com horários, este é o momento para dormir mais tarde ou deixar as crianças assistirem um fime no tablet durante o jantar, para que você tenha  uma refeição tranquila e agradável no restaurante que escolheu. Relaxe, afinal é um período de férias!

Paula Fuzeto

Designer de Inteiores, Personal Organizer e Blogger, Chega de Bagunça

#10. Férias sem stress em casa

Combine com outras mães que cada dia é dia de fazer dia de festa na casa de uma criança. Durante esse período também é muito comum ter muitas trações na cidade como circo, filmes no cinema, diversões no shopping e isso ajuda bastante a ter um dia divertido.

Priscila Sabóia

Personal Organizer, Reorganize

Aposte em atividades simples e caseiras como jogos de tabuleiro, legos ou puzzles. Deixar as crianças darem asas à criatividade com papel, lápis coloridos, canetinhas ou material de pintura. Deixe as crianças ajudarem na cozinha, olharem álbuns de fotografia, dançarem. Para atividades fora de casa, uma visita ao museu ou teatro.

Mafalda

Blogger, It's (not) so simple

Organizar o dia das crianças oferecendo todo o conforto e diversão. Procure fazer atividades diferentes do que estão acostumados e chame os amiguinhos para brincar em casa, fazer recortes, montagens, massinhas e brincar na terra ou jardim.
Sonia Barzenski

Personal Organizer, Organizzar

Deixe os pequenos brincaren muito e se divertirem. Leve a parques e praças. Monte a piscina, faça piquenique, barraca, jogos e filminhos. O bom já é planejar cada dia com antecedência fazendo um roteiro. As crianças também podem dar sugestões do que gostariam de fazer.

Morgana Portella

Personal Organizer, Let´s Organize Home

Gostou das dicas? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments