Sabe quando algo está tão bagunçado que a gente não consegue pensar? Isso geralmente acontece na véspera de uma prova, ou no prazo final da entrega de um projeto. É bem nesse momento que as ideias estão bagunçadas e para retomar o controle de tudo, basta se organizar. Nessas horas é possível perceber que a bagunça física acaba afetando a nossa cabeça e gerando também uma bagunça mental. Confira como se organizar em 5 passos e acabar com a bagunça.

1. Identifique onde a bagunça começa 

Comece identificando as áreas de maior impacto para organizar como aquele lugar onde todas as bolsas e casacos estacionam perto da porta de entrada, no guarda-roupa, na cozinha. Pegue duas caixas, uma caixa para guardar objetos e outra para descartar o que não é mais necessário.

2. Faça uma triagem

Escolha uma área de impacto onde a bagunça se forma e separe os objetos dentro das caixas. Não pense em nenhuma desculpa para ficar com itens que obviamente estão causando desordem e caos no espaço, você tem duas alternativas guardar ou descartar. Descarte papeis, correspondências, roupas que não servem utensílios de cozinha que não são usados, etc.

3. Guardar ou eliminar?

Quando você terminar de colocar todos os itens nas caixas, será fácil saber o que guardar de forma organizada e o que descartar.

4. Descarte com sabedoria

Agora, dê uma olhada na caixa descartar e separe o que será doado ou irá definitivamente para o lixo. Fique atento para não ficar com a caixa de itens para doação encalhados na porta de casa ou no quarto da bagunça, coloque tudo imediatamente no carro ou ligue para uma instituição coletar em sua casa . Coloque o lixo na rua!

5. Organize

Agora a tarefa final é organizar o que sobrou na caixa guardar e isso não deve demorar muito, certo? Dependendo do tamanho da área, o grau de desorganização e da quantidade de tempo que você gasta nesse ambiente, seja escritório, garagem, quarto, qualquer um desses projetos pode ser feito facilmente usando o mesmo processo. Não tente resolver um cômodo inteiro de uma só vez, setorize por escrivaninha, mesa de cabeceira, gaveta dos talheres, etc.

Envolva toda a família ou colegas de trabalho, afinal a gente não pode sair por aí jogando pertences das outras pessoas. Uma boa regra  para saber o que fica ou vai embora, é você lembrar a ultima vez que o item foi usado. Se isso foi a mais de 6 meses, e não se trata de item sazonal hora de livrar-se. Sua tarefa final é organizar o que sobrou.

Gostou das dicas de como se organizar em 5 passos? Deixe comentário!

Leia + 5 passos para acabar com a bagunça

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.