Sabe quando algo está tão bagunçado que a gente não consegue pensar? Isso geralmente acontece na véspera de uma prova, ou no prazo final para entregar um projeto. É bem nesse momento que as ideias estão bagunçadas e para retomar o controle de tudo, basta se organizar. Nessas horas é possível perceber que a bagunça física acaba afetando a nossa cabeça e gerando também uma bagunça mental. Confira como se organizar em 5 passos e acabar com a bagunça física e mental.

 

#1. Identifique onde a bagunça começa 

Comece identificando as áreas de maior impacto para organizar como aquele lugar onde todas as bolsas e casacos estacionam perto da porta de entrada, no guarda-roupa, na cozinha. Pegue duas caixas, uma caixa para guardar objetos e outra para descartar o que não é mais necessário..

Como se organizar em 5 passos

 

#2. Tome uma decisão 

Escolha uma área de impacto onde a bagunça se forma e separe os objetos dentro das caixa. Não pense em nenhuma desculpa para ficar com itens que obviamente estão causando desordem e caos no espaço, você tem duas alternativas guardar ou descartar. Descarte papeis, correspondências, roupas que não servem utensílios de cozinha que não são usados, etc.

Como se organizar em 5 passos

 

#3. Guardar ou eliminar?

Quando você terminar de colocar todos os itens nas caixas, será fácil saber o que guardar e será organizado e o que será descartado.

 

#4. Descarte com sabedoria

Agora, dê uma olhada na caixa descartar e separe o que será doado ou irá definitivamente para o lixo. Fique atento para não ficar com a caixa de itens para doação encalhados na porta de casa ou no quarto da bagunça, coloque tudo imediatamente no carro ou ligue para uma instituição coletar em sua casa . Coloque o lixo na rua!

Como se organizar em 5 passos

 

#5. Organize

Agora a tarefa final é organizar o que sobrou na caixa guardar e isso não deve demorar muito, certo? Dependendo do tamanho da área, o grau de desorganização e da quantidade de tempo que você gasta nesse ambiente, seja escritório, garagem, quarto, qualquer um desses projetos pode ser feito facilmente usando o mesmo processo. Não tente resolver um cômodo inteiro de uma só vez, setorize por escrivaninha, mesa de cabeceira, gaveta dos talheres, etc.

Envolva toda a família ou colegas de trabalho, afinal a gente não pode sair por aí jogando pertences das outras pessoas. Uma boa regra  para saber o que fica ou vai embora, é você lembrar a ultima vez que o item foi usado. Se isso foi a mais de 6 meses, e não se trata de item sazonal hora de livrar-se. Sua tarefa final é organizar o que sobrou.

Como se organizar em 5 passos

 

Gostou das dicas de como se organizar em 5 passos? Deixe comentário!

Leia + 5 passos para acabar com a bagunça

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments