Feriados, festas, férias e tempo de receber e visitar parentes e amigos.
Vai receber parentes em casa. E agora? Quer fazer bonito? Veja o que fazer? 

Calma…receber visitas em casa não é uma tarefa muito difícil. Para evitar gafes, basta seguir algumas normas de gentileza. A visita deve proporcionar horas ou dias de descontração, prazer e divertimento. Para isso, você deverá cuidar de pequenos detalhes para que tudo saia da melhor maneira possível.

 

Conhecer as normas de etiqueta e usar a criatividade para atualizá-las faz toda a diferença na hora de receber. O bom senso deve falar mais alto sempre. A formalidade da reunião é que vai determinar se os lugares à mesa serão marcados ou se bastam confortáveis almofadas para as pessoas se sentarem no chão. Dessa forma, um simples chazinho da tarde pode se transformar em horas de puro deleite!

 

#1. Cause uma boa impressão

Para obter uma boa impressão, perfume e decore a casa com flores. Espalhe vasos e preste atenção em detalhes que às vezes são esquecidos, como a arrumação e iluminação do banheiro, por exemplo.

 

#2. Fique atento ao conforto

Nunca convide um número de pessoas maior do que sua casa pode acolher. Portanto nada de pessoas espalhadas pelos cômodos da residência por falta de espaço ou aglomeradas sem conforto no sofá, varanda ou sala de estar. Por mais bem humorados que sejam os convidados, este incômodo pode render situações constrangedoras.

 

#3. Convidados com algo em comum

Falando em constrangimento, não convide pessoas que você sabe que não têm nada em comum umas com as outras. Como aquela tia e o cunhado que vivem trocando “elogios”. Nunca tente dar uma de reconciliador e convidar pessoas que não se falam há algum tempo.

 

#4. Hóspedes para passar a noite

Para convidados que ficarão para passar a noite, prepare um canto com carinho. Não é porque você não tem um quarto de hóspede que vai deixar de receber, nesse caso, um sofá cama na sala de TV ou no escritório resolve o problema. Disponibilize roupa de cama limpa, lugar para a mala e artigos de higiene no banheiro.

Explique como funcionam os equipamentos, inclusive a máquina de lavar, e os hábitos domésticos. Abra os armários, mostre onde guarda as coisas na cozinha. Para evitar contratempos assim, explique a rotina em detalhes. Deixe claro, por exemplo, que fumar em casa incomoda.

Quem aguarda convidados para passar uns dias em casa e está no meio de uma reforma, com problemas pessoais ou no trabalho deve adiar o convite. Lembre: em momentos mais tranquilos, você pode curtir melhor a temporada com o amigo.

 

#4. Atenção aos detalhes

  • Ofereça despertador, luminária e revistas ou livros;
  • Reserve uma parte do armário com cabides ou até mesmo gavetas;
  • Além de lençóis e toalhas limpoes e bem passados sobre a cama, coloque no canto do convidado um guia da cidade e um suplemento cultural da semana.
  • Prepare um kit sobrevivência, deixe ainda água mineral, frutas, bolachinhas, barra de cereal, chocolate e salgadinho (aperitivo) numa cesta pra no caso deles ficarem com vergonha de levantar de noite pra beber água ou comer algo.
  • No banheiro, separe um kit extra de higiene com toalhas limpas, sabonete e pasta de dente.
  • Se o visitante tiver que dormir no colchão no chão, coloque sobre um tatame ou esteira para parecer mais confortável.
  • Ofereça uma bolsas para artigos de toalete e remédios.

 

#5. Seja agradável

Nunca deixe de ser você, por exemplo, se você não usa sapatos em casa, reserve pantufas para os hóspedes. Mas isso não significa ser inflexível. Não fique louco se o hóspede quebrar um copo, colocar a mala sobre a cama ou circular só de roupa íntima.

 

Claudia Matarazzo adora citar uma comparação bem-humorada “Hóspede é como uísque: dá dor de cabeça se é ruim e deixa alegre quando é bom”.

 

 

Gostou da dica para receber visistas? Deixe um comentário!

Leia+ Como receber hóspedes em casa