Aposentadoria é um assunto que assombra boa parte da população brasileira. Não a toa, depender exclusivamente do INSS pode significar queda no padrão de vida, e esta não deve ser uma fase de preocupações, não é mesmo? Para um futuro tranquilo, a palavra é: planejar. Acompanhe nossas dicas e saiba como planejar sua aposentadoria.

 

#1. Planeje o futuro

Defina como você quer viver ao se aposentar. Manter o mesmo padrão, ter uma vida mais simples ou elevar o nível e viajar o mundo? O primeiro passo é saber como você gostaria de viver quando a terceira idade chegar.

 

#2. Saiba do que você dispõe

Depender apenas do INSS não está nos planos, já que a previdência social paga pouco (salvo casos liberados pela justiça). Então vale investir em previdência privada e quem sabe ainda dá tempo de tentar outra fonte de renda?

 

#3. Quanto investir

Para não ficar financeiramente pesado, é preciso começar o quanto antes, tendo em mente o valor que será necessário para manter o padrão de vida que você definiu e considerando gastos a mais com saúde. Como cada caso é único, utilize esta calculadora e veja o quanto se deve poupar de acordo com suas condições e necessidade.

 

#4. Cigarra ou formiga?

Nesta fábula, a cigarra se divertia e vivia o momento enquanto a formiga trabalhava duro guardando comida para o inverno que quando chegou, pegou a cigarra de surpresa, e sua única alternativa foi pedir socorro pra formiga. A vida realmente passa rápido e no fim das contas você quer ser a cigarra ou a formiga? Então além de planejar, coloque em prática.

 

Nunca é tarde para começar a poupar, afinal, esta fase da vida deve ser repleta de alegrias e tranquilidade! Se surgir dúvidas, busque auxílio profissional para não cair em ciladas ao investir seu dinheiro.

 

Tem outra dica para se preparar para a aposentadoria? Compartilhe, deixe um comentário.

Leia+: 7 dicas para declaração de imposto de renda

 

Até a próxima.