Pontualidade é muito importante, afinal a percepção das outras pessoas sobre você certamente é influenciada pelo seu comportamento. Se você está sempre atrasado, pode ser rotulado como indisciplinado ou desorganizado. Além disso, o atraso pode prejudicar sua reputação, carreira, vida familiar e vida social.

Chegar tarde é desagradável e você pode estar mandando a mensagem errada para a pessoa, dizendo que o seu próprio tempo é mais valioso do que o tempo da pessoa que esperou por você.

Apesar de saber de todas essas coisas, ultimamente tenho estado “elegantemente atrasada” com mais frequencia de que gostaria. Este atraso é de 5, 10 ou 15 minutos no máximo, mas a verdade é que eu estou sempre apressada para meus compromissos e isso acaba me deixando estressada e ansiosa.

Para evitar os atrasos principalmente pela manhã, é fundamental planejar-se na noite anterior.  Aqui estão algumas dicas para tornar suas manhãs mais tranquilas e te ajudar a chegar no horário.

1. Separe sua roupa

Separe sua roupa, acessórios, calçados, maquiagem, etc. Em caso de dúvidas do que vestir, consulte a previsão do tempo e também algum site de moda se for o caso. Separe a roupa das crianças se tiver filhos.

2. Organize sua bolsa

Organize sua mochila ou bolsa com todo o material que será necessário para o dia seguinte. Se você tem filhos organize a mochila da escola com todo o material que será usado no dia seguinte ou ensine-os a organizar.

3. Planeje com antecedência

Para muitas pessoas desorganização pode ser uma das causas de atrasos frequentes. Se você está sempre perdendo as chaves do carro ou da casa, determine um local para elas e deixe-as sempre no mesmo local. Para materiais de trabalho ou qualquer coisa que você precisa levar, deixe próximo à porta de saída e configure lembretes no seu celular.

4. Deixe a mesa do café arrumada

Deixe a mesa do café arrumada com xícaras, pratos, copos e tudo mais que não necessita de refrigeração. Adiante o máximo de coisas que conseguir.

5. Separe o lanche ou almoço

Você leva lanche ou almoço para comer no trabalho? Separe com antecedência e se for possível guarde dentro de uma lancheira. Separe também o lanche das crianças.

6. Tome banho antes de deitar

Mande as crianças para a cama cedo e de banho tomado. Se funcionar para você tome banho também, mas somente se você não é o tipo de pessoa que transpira enquanto dorme ou que não precisa de uma boa chuveirada para acordar logo cedo.

7. Instale um gancho fora do armário

Instale um gancho fora do armário para pendurar a roupa que será usada no dia seguinte e para tirar aquele “amassadinho” com auxilio de passadeiras à vapor. Essas passadeiras são muito úteis para tirar amassados da roupa, repassar alguma roupa que a gente usou e quer usar de novo e ficou com marcas, ótimo também para levar dentro da mala de viagem para desfazer as dobras da roupa.

8. Seja realista sobre o tempo que você demora para se arrumar

Saber quanto tempo você leva para se arrumar é realmente crucial. Se você tem dificuldade em saber quanto tempo leva para se arrumar, use o cronometro do celular e comece a anotar o tempo na próxima semana, então logo você saberá o tempo que leva para estar completamente pronto.

9. Calcule o tempo do trajeto

Além de saber o tempo necessário para se arrumar, é importante saber o tempo do trajeto que pode variar de acordo com o dia e horário, aplicativos como Waze fazem o calculo para você.

10. Faça contagem regressiva

Programe alertas no celular fazendo uma contagem regressiva e tocar faltando 30, 5 ou 1 minutos para sair de casa.

11. Resista à tentação de fazer apenas mais uma coisa

Sou culpada, pois sempre quero deixar a casa em ordem antes de sair, então muitas vezes me pego colocando roupa na máquina de lavar, lavando as xícaras da pia ou afofando as almofadas da sala e este é meu maior problema e em geral a causa dos atrasos.

12. Estabeleça prazos e cumpra

Às vezes, o atraso pode ser resolvido com auto disciplina . Se tiver definido o alarme para sair mais cedo, apenas cumpra. Pare de dormir mais 5 minutinhos, deixe o celular de lado por alguns instantes e chega de enrolar achando que dará tempo.

13. Saia mais cedo

Chegar mais cedo pode ser chato, mas você precisa ter um tempo de segurança em caso de acidentes, trânsito ou muitos sinais vermelhos. É melhor chegar mais cedo, do que que surtar por estar atrasado. A pior coisa que pode acontecer é você chegar em algum lugar 5 minutos antes e ter que matar o tempo.

14. Aproveite a espera

Eu percebi que chegar em algum lugar mais cedo é uma ótima oportunidade para conversar, checar os e-mails ou dar uma olhadinha nas redes sociais. Também é uma ótima oportunidade para retornar telefonemas, organizar a agenda da semana, pensar no cardápio, etc. Os momentos de espera podem realmente transformar o seu dia em algo produtivo.

Você tem alguma dica para evitar atrasos pela manhã? Gostaria de saber. Deixe um comentário.

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.