Como parar de procrastinar

O problema mais comum para a maioria das pessoas que desejam ser organizadas é não saber por onde começar. E assim, adiam as tarefas, o que pode ser bastante perigoso.

Evidentemente, as causas dessa enrolação, também conhecida como procrastinação, são geralmente óbvias. Por um lado, temos tantas coisas acontecendo em nossas vidas, indo em tantas direções diferentes, que nunca parece haver tempo suficiente para fazer algo. E é mais fácil simplesmente deixar as coisas em qualquer lugar ao invés de organizá-las, porque achamos que isso levará muito tempo. Além disso, há outras prioridades, como comer e dormir – pequenas coisas, né? Essas sempre ficam em primeiro lugar na lista.

No entanto, ser organizado não significa que você precise gastar todo o seu “santo” dia com isso. E se você não começar a se organizar, mesmo que seja apenas um pouquinho por dia ou um pouco de cada vez, enfrentará muitos efeitos negativos que podem te afetar e até mesmo levar à morte. Um pouco exagerado, mas é verdade!

Como parar de procrastinar

Em janeiro de 2007, uma mulher de 62 anos, de Washington (EUA), foi encontrada morta sob quase 1,80m de pratos, caixas e “tralhas” que aparentemente desabaram sobre ela. Essa é uma história triste e drástica. Imagine a vida dessa pobre mulher, cerca de trinta anos atrás. Quantos dias ela passou procrastinando e dizendo que iria “fazer amanhã”.

Agora, tomara que sua situação não seja tão drástica, mas a realidade é a realidade! E, a menos que você mantenha as coisas sob controle agora, você simplesmente não pode saber o que a desorganização de uma casa reserva para você.

No mínimo, você deve estar sentindo um pouco de estresse ou frustração, com uma verdadeira vontade de simplificar sua vida em casa. Não é muito pedir isso, não é? Mas talvez sua situação não esteja tão fora de controle. Talvez o que você precise seja colocar as coisas em ordem ou gerenciar documentos melhor, porque de vez em quando você esquece de pagar uma fatura que estava em algum lugar da sua pilha de papéis.

Nenhuma grande novidade até aqui, certo? Afinal, o que são R$ 5 aqui ou um pagamento atrasado com uma taxa de R$ 35 lá? Multiplique isso por um ano e verá o resultado. Talvez uma impressora nova? Um fim de semana em um hotel bacana? Então, que tal dar um passo para ser organizado hoje?!

Faça imediatamente

O segredo para parar de procrastinar é fazer aqui e agora! Isso torna tudo mais fácil do que amontoar suas “coisas” sob o cabideiro, em cadeiras e mesas ou jogar as coisas nos armários e gavetas. É tão fácil deixar as coisas em qualquer lugar e ignorar uma simples, mas importante regra, que é “fazer uma única vez”. Não existe nada pior do que retrabalho. Minha mãe já dizia “preguiçoso trabalha dobrado”.

Organize-se

Compre uma agenda e anote seus compromissos que tenham data e hora.Você também pode usar a agenda do celular. Compre um caderninho e escreva nele seus projetos e sua to-do list ou lista de tarefas. Procure cumprir as tarefas regularmente.

Como parar de procrastinar

Assuma projetos

Um projeto parece muito grande? Divida-o em partes, dessa forma fica fácil viabilizar sua ação e mantê-lo rumo ao objetivo final.

Mexa-se

Você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos. Inicie, mesmo que pela tarefa mais simples, e continue dali. O sentimento de estar fazendo alguma coisa na direção do seu objetivo é muito melhor do que a sensação de não ter feito nada. Mas não seja perfeccionista e peça ajuda a um colega, um amigo, um parente ou mesmo contrate uma pessoa para te ajudar em um projeto. Deixe sempre tudo bem claro e explicado para as pessoas envolvidas. Você se sentirá melhor e renovado para dar continuidade ao projeto.

Recompense-se

Estabeleça um presente para você mesmo, sua equipe ou família caso atinja as metas que estabeleceu.

Divirta-se

Se você tem deixado de executar uma tarefa porque ela é muito chata e desinteressante, mas é importante, crie algo que torne a tarefa mais leve e divertida. Convide um amigo, compre um CD novo, desfrute da sua bebida favorita, vá executá-la ao ar livre. Use a sua criatividade.

Jogue uma moeda

Se estiver indeciso mesmo após analisar a situação por todos os aspectos possíveis e não conseguir sair do lugar, jogue uma moeda! Cara ou coroa?

Não seja uma vítima da procrastinação. Aceite os desafios que a vida lhe oferece e viva com mais satisfação e por mais tempo do que aqueles que vivem estressados com relação às coisas que deveriam ter feito e não fizeram. Gostou das dicas de como parar de procrastinar? Deixe um comentário!

Leia + 70 dicas para organizar tudo

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.