Está com dificuldade de gerenciar o tempo? Sua vida é um compromisso seguido do outro? Não tem tempo para comer? Você está feliz com esse modo de vida? Parece que não importa como tentamos simplificar, ainda não há tempo suficiente para fazer compras, consultas médicas, família, eventos, tempo para o parceiro, filhos, casa ou tempo para si mesmo.

Organizar o tempo é exatamente como organizar um espaço físico, como em um armário, a quantidade de objetos é limitada devido ao espaço, no qual deve caber um determinado número de objetos. Um calendário é um espaço limitado em que você deve fazer caber um certo número de tarefas. Cada dia e cada semana é simplesmente um recipiente, uma unidade de armazenamento com uma capacidade definida. O truque consiste em tratar o tempo, não como uma abstração, mas como algo sólido que pode manter ou mover.

Veja como organizar o tempo e aproveitar melhor seu dia.

#1. Escreva sua rotina

A primeira coisa a fazer para organizar o tempo é comprar uma agenda e anotar sua rotina, como os horários em que acorda, vai dormir, e tudo o que acontece entre este período durante uma semana inteira. A ideia é tornar visível como você usa seu tempo e assim olhar para os espaços escondidos e as atividades que podem ser apagadas ou movidas.

 

#2. Descubra seu período mais produtivo

Você fica alerta de manha? À tarde? À noite?  O que importa é usar o seu tempo mais produtivo para fazer os trabalhos que mais exigem de você. Faça seu trabalho mais difícil e importante durante os períodos em que sua energia está em alta e deixe as tarefas mais fáceis para os períodos menos energéticos.

#3. Use seu tempo com sabedoria  

Você pode preencher o intervalo de suas horas de trabalho e o tempo em que seus filhos passam na escola ou em outros compromissos com atividades conexas. Pagar contas, limpar a casa, levar o lixo para fora, cuidar dos animais, fazer compras, são atividades que não se realizam sozinhas, mas você pode encontrar um espaço na sua agenda para isso em qualquer dia. Pode-se pagar faturas via celular enquanto espera os filhos na aula de dança, natação, inglês, realizar chamadas telefônicas enquanto está na sala de espera do consultório médico, parado no trânsito (não dirigindo, rsrs, ok?). Programar-se para fazer todas as suas atividades e consumo de serviços em locais próximos como costureira, mercado, academia, escola, devem estar todos na rota entre sua casa e o seu trabalho.Aproveite o momento do banho para “pensar”, use o horário do almoço para rever um velho amigo e seja consciênte sobre o uso do tempo.Quanto mais controle você exercer sobre os horários, maior será o domínio que terá sobre o rumo de sua vida. Procure concentrar-se na tarefa do momento, afinal você já sabe que ser multitarefa não é bom. Programe seu dia em blocos de 15 e 30 minutos. Suas tarefas podem render mais se você usar pequenos períodos de tempo para concentrar-se nelas.

 

#4. Desmarque compromissos

Se existe alguma coisa em sua programação que não seja necessária, desmarque e dê espaço para coisas importantes. Desmarque compromissos desnecessários como almoços sem propósito ou algo que não faça o menor sentido para você.

#5. Adie por um tempo

Existe uma diferença entre procrastinar e adiar. Procrastinar é apenas evitar alguma coisa por ter medo de fazer, enquanto adiar é atrasar alguma coisa que está programada para um momento mais adequado.

 

#6. Simplifique

Se você tem grandes planos como implantar um novo projeto, organizar fotos ou arquivos ou fazer uma grande organização em sua casa, mas não têm o tempo. Faça o básico que é cumprir seus deveres diários no trabalho ou no universo do lar que é manter a casa limpa, louça lavada e roupa em ordem, você simplesmente vai encontrar um atalho para que essas tarefas sejam realizadas.

 

#7. Delegue

Às vezes precisamos confiar em outras pessoas para a conclusão de tarefas ou projetos e pode ser difícil de delegar tarefas ao redor da casa ou no ambiente de trabalho, mas se dizer exatamente o que precisa os resultados serão alcançados. Mas cuidado, você pode descobrir que não precisa carregar todo o peso do mundo nas costas!

 

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Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

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