O friozinho aqui no sul já apareceu faz tempo. Que tal dar uma revisada nas suas roupas, relembrar tudo o que você já tem entre casacos, blusas e botas e separar para doação o que não será mais usado?

Vamos lá! Respire fundo, abra o armário e seja rigoroso consigo mesmo. O acúmulo de roupas e acessórios velhos só ocupa espaço e dificulta a escolha do que vestir. Todo mundo guarda um monte de coisas inúteis. Estima-se que cada pessoa vive cercada por algo entre 3 mil e 5 mil itens. Além disso a maioria é super apegado aos bens materiais e tem dificuldade de abrir mão das coisas. Por isso um dos maiores problemas da arrumação é resolver o que guardar e do que se desfazer. Você tem dificuldade também? Siga os passos abaixo usando a regra das caixas.

 

#A regra das caixas

Para colocar sua arrumação em prática, pegue cinco caixas e identifique cada uma indicando o destino das peças: Descarte, Doação, Conserto, Devolver e Lixo

 

#1. Descarte

Encare o armário, sua honestidade e seu coração e passe adiante tudo o que você não usa. A regra é clara: Não usou no último ano, leve para doação, porque você já não tem mais necessidade daquilo.

Ainda na dúvida? Faça a si as seguintes perguntas

  • Há quanto tempo eu não uso essa roupa?
  • Esta roupa fica bem em mim?
  • Haverá outras ocasiões para usar essa roupa?
  • Por que devo manter essa roupa?
  • Com quais outras peças do meu guarda-roupa esses acessórios combinam?

Dica: Sapatos, roupas e acessórios ligados a modismos são os primeiros a ir pra caixa de doação. Sacolas, embalagens e cosméticos vencidos vão para o lixo.

 

#2. Doação ou vender

Você pode doar para um amigo, parente ou instituições ou ainda vender em brechós ou pela internet, tem uns sites bem legais, eu gosto do enjoei.

 

#3. Conserto

Aquilo que você gostaria de usar, mas precisa de manutenção como pregar botões, tirar bolinhas, fazer reparos, fazer a barra, ajustar se você emagreceu (yeah) ou customizar.

 

#4. Devolver

Peças emprestadas da irmã, prima, pai, namorado, cachorro que ainda não foram devolvidas ou ainda objetos que não deveriam estar no armário. Coloque dentro da caixa e devolva depois Não perca o foco!

 

#5. Lixo

Tudo que não dá para consertar e nem serve nem para doar como roupa íntima, meias furadas, aquela camiseta que não serve nem para pano de chão, etc.

 

#6. Manutenção

 

“Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.” Isaac Newton

 

 

Pense a respeito, se uma peça nova entra no armário, escolha outra mais “antiga” para ir embora!

 

 

Organize seu armário! Gostou da dica? Deixe um comentário!

Leia+ Como organizar o guarda roupa