Viajar é uma delicia, mas pode se tornar uma dor de cabeça se não for bem organizada. Aqui estão algumas dicas de como organizar a viagem do começo ao fim, prevenindo eventuais contratempos e garantindo tranquilidade nesse período de lazer e descanso.

 

#1. Comece cedo

Depois de determinar seu destino, você precisa se organizar para que sua viagem seja o mais agradável possível. Precisa de um passaporte? Programe-se com pelo menos 3 meses de antecedência ou você vai pagar taxas extras pela urgência. Reserve as passagens aéreas 8 semanas antes se possível. Quanto mais próxima ficar a data da viagem , mas caras serão as passagens. Reserve o hotel e alugue o carro antecipadamente para garantir a disponibilidade. Estude mapas, pesquise na internet e converse com outras pessoas para obter dicas de viagens específicas para o local que você estará visitando. Compre mapas, eles podem ser necessários ao longo do caminho. Principalmente em regiões montanhosas onde o GPS do celular costuma não funcionar.

#2. Informe-se

Ligue para o seu hotel antes da viagem para descobrir quais são as conveniências oferecidas. Se eles têm serviço de lavanderia, você poderá diminuir o volume da sua bagagem, pois será possível mandar as roupas para a lavanderia enquanto você estiver por lá. Se tiver uma academia, você pode levar um tênis e roupas para praticar esportes. Melhor conhecer antes as facilidades do hotel, para que você esteja preparado para aproveitar tudo ao maximo.

 

#3. Aplique a regra dos 50%

Quando você está fazendo sua mala, pense em tudo o que você precisa e coloque em sua cama – em seguida, devolva 50% das roupas ao armário. A maior parte das pessoas carrega mais do que o necessário e consequentemente transportam mais peso ao longo do caminho. Estude a possibilidade de você usar duas vezes a mesma roupa com combinações diferentes. Você pode tentar montar uma mala de viagem em cápsulas.

#4. Use uma lista 

Faça uma lista de tudo o que você precisa para viajar. Organize cada item por gênero: vestuário, produtos de higiene, finanças, etc. Faça uma cópia desta lista, assim você poderá usar como referência nas próximas viagens. Antes de organizar a mala, marque na lista cada item que colocar dentro da mala. Por último, coloque essa lista na sua mala e use em seu último dia de viagem para não esquecer nada no retorno. Essa lista pode ser bastante útil em caso de extravio de bagagem, uma foto da mala pronta também é uma ótima dica para prevenir eventuais furtos.

 

#5. Leve uma mala vazia

Se você é o tipo de pessoa que faz compras durante as viagens, leve uma mala extra (mala pequena com as roupas dentro da mala grande). Você vai ter o lugar perfeito para transportar suas lembranças e presentes comprados durante sua viagem.

 

#6. Faça um cronograma

Descubra o que você quer fazer em seu destino antes de chegar lá. Então, faça um planejamento diário com base em vários critérios, tais como plano “B” para dias de chuva, locais de compra e horário de funcionamento dos locais que se pretende visitar. Se você quiser mudar alguns eventos quando você chegar lá, ok. Mas, pelo menos você tem alguma referência, portanto, você não perderá tempo perguntando o que você deve fazer ou o que está aberto.

 

#7. Bagagem de mão

Se você está viajando de avião, sempre tenha uma mala de mão que contenha seus documentos, medicamentos (junto com a receita), alguns produtos de higiene, escova de dente, creme dental, telefone celular, uma muda de roupa e um bom livro. No caso da sua bagagem se perder (e acredite isso é muito comum), você terá alguns itens indispensáveis com você.

#8. Saco de Lavanderia

Se você não planeja lavar suas roupas enquanto estiver fora, leve uma embalagem vazia ou um saco apropriado para guardar a roupa suja, para que ela fique separada de suas roupas limpas.

 

#9. Traga jogos para as crianças

Se você viajar com crianças, leve jogos, cadernos de colorir, etc. Além disso, não esqueça de lanchinhos e sucos individuais, crianças comem a todo instante e criança com barriga cheia é criança feliz.

 

#10. Segurança em primeiro lugar

O que aconteceria se você fosse roubado ou perdesse sua bolsa ou carteira em uma viagem? Você tem uma cópias dos documentos e cartões de crédito? Não seja pego de surpresa com imprevistos desse tipo, mantenha cópias dos documentos e cartões de crédito seguros. Uma boa ideia é fazer cópias da frente e verso dos cartões e guardá-las em um lugar seguro como um cofre. Desta forma você terá os números dos cartões, datas de expiração e telefones das companhias em caso de perda ou roubo.

Tenha o hábito sempre que sair de viajar, tirar um cópia dos documentos, passagens, etc e deixar com alguém de confiança, para no caso de um imprevisto ter acesso a tudo. Mantendo esse acervo de cópia de documentos importantes, você sempre terá alternativas em caso de extravio, perda ou roubo.

Faça duas cópias do seu itinerário – um para você e outro para algum parente que não estará viajando com você. Essa pessoa deverá ser capaz de contatá-lo em caso de emergência.

Lembre-se também de tirar uma foto da sua mala de viagem aberta quando estiver pronta, em caso de extravio ou violação, ficará fácil relatar e comprovar a falta de seus pertences a cia aerea.

 

#11. Recupere o tempo perdido

Enquanto não estiver dirigindo, seu tempo pode ser facilmente aproveitado para resolver algum assunto de trabalho, ler e responder e-mails. Laptops trazem seu trabalho junto com você (se você quiser). Tenha sempre uma revista ou livro, que servirá enquanto você estiver na estrada, em um avião, ou mais tarde, na cama do hotel.a

 

#12. Não há lugar como o lar

Antes de viajar de férias, deixe a casa limpa, a roupa lavada e as camas arrumadas. Ao chegar em casa depois de suas férias, seu lar será um paraíso.

 

Gostou das dicas de como planejar sua viagem? Deixe um comentário!

 

 

 

Até a próxima!

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments