Como organizar a semana, manter o equilíbrio e ter tempo para o trabalho, família e eventos pessoais? Sim, existem alguns segredos para tentar fazer o uso perfeito do tempo, gerenciar suas atividades e ter uma semana produtiva.

#1. Visualize a agenda da semana

Comece olhando para todos os compromissos da semana, como reuniões, encontros de negócios, jantares, compromissos familiares, viagens de trabalho ou fim de semana, etc. Com a programação da semana em mãos, você pode começar planejando as refeições que serão feitas em casa, e qualquer outro detalhe que mereça sua atenção como a compra de um presente, retornar um telefonema ou verificar se as roupas para aquela festa estão em ordem, etc. Ao olhar para a semana como um todo, você sabe exatamente o que esperar e como se preparar para cada dia.

#2. Saiba o que te motiva

Todos nós encontramos motivação em lugares diferentes, você deseja sucesso, reconhecimento, atenção, dinheiro? É importante saber o que impulsiona você. Isso vai te ajudar a se manter constante e seguir em frente!

#3. Planeje, revise e ataque

Jamais vá para a cama sem planejar o dia seguinte e escrever no papel tudo o que precisa ser feito. Na maioria das vezes, a razão da ansiedade é a desordem em nossas mentes. A melhor resposta para este problema é o de coordenar nossas responsabilidades. Pergunte a si mesmo: O que eu preciso fazer primeiro e por quê? “Em seguida: Quanto tempo esta tarefa vai tomar? E por último: Como posso ter sucesso fazendo isso? Você vai notar a sua agenda cada vez mais acessível.

Mapear tudo para fora da sua mente irá ajudar a começar as suas tarefas com pouca ou nenhuma ansiedade! Isso irá permitir que você tenha uma boa noite de sono e a se preparar mentalmente para o dia seguinte. Você vai acordar se sentindo relaxado e responsável, em vez de apressado e oprimido.

#4. Tenha uma rotina pessoal

Manter uma rotina garante que cada dia será produtivo. Um pouco de organização pode simplificar sua vida com as coisas mais triviais como ter um horário fixo no salão ou um tempo para fazer as unhas e cuidar do cabelo em casa, separar as roupas que serão usadas durante a semana, ter hora para se alimentar, se exercitar, tomar banho, trabalhar, relaxar, ficar com a família, dormi, etc. garante que você obtenha o máximo de cada dia.

#5. Tenha uma rotina de limpeza e organização

Incorporar uma rotina para ajeitar a casa rapidamente antes de se deitar demora apenas 10 minutos, mas pode reduzir os níveis de estresse na manhã seguinte e dar aquela deliciosa sensação de casa limpa e arrumada quando você acorda. Nenhuma grande limpeza é necessária, basta devolver os objetos no lugar, afofar as almofadas, ligar a máquina de lavar louça ou lavar os últimos copos da pia e pronto. Não se esqueça de planejar a rotina de limpeza da casa e da lavanderia.

Leia+ Como criar rotinas para a casa

#6. Planeje o cardápio semanal

Ao visualizar a agenda da semana, é possível planejar o cardápio e saber onde todas as refeições serão feitas. Você pode fazer uma lista de compras e se programar para comprar comida o suficiente para aquela reunião com os amigos ou lembrar que não precisa de tanta comida, pois irão viajar no fim de semana.

Leia+ Como planejar o cardápio

#7. Faça uma tarefa de cada vez

Todo mundo já sabe que ser multitarefa mata sua produtividade. O que talvez você não saiba é que uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford, diz que ser multitarefa pode causar sérios danos ao cérebro. Portanto sente-se e concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez.

#8. Agende um tempo para não ser interrompido

Muitas vezes é difícil terminar de pensar em algo novo ou mesmo redigir um e-mail sem ser interrompido por reuniões ou telefonemas. Portanto programe um tempo para não ser interrompido, este momento você não verificará o telefone ou agendará uma reunião com outras pessoas. É um momento para o pensamento criativo ou crítico, e um período para ser produtivo.

#9.Fique dentro do orçamento

Aproveite o domigo para verificar o extrato da sua conta bancária. Procure manter um orçamento atualizado e controlar o seu dinheiro para evitar supresas desagradáveis no fim do mês. Se você está tentando economizar ou se manter dentro do orçamento pode planejar os gastos da semana e evitar as compras por impulso.

Leia+ Como controlar sua finanças.

#10.Acrescente um pouco de diversão

Incluir algo divertido para fazer durante a semana pode transformá-la. Muitas vezes as pequenas coisas como encarar uma maratona no Netflix, tomar café na sua doceria favorita, ou experimentar um restaurante bem recomendado no TripAdvisor, pode transformar sua semana e fazer a diferença.

Gostou das dicas de como organizar a semana? Deixe um comentário!

Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons