Recebi os produtos da Rubbermaid pelo correio e a proposta é organizar um local da casa. Essa semana optei pela organização geladeira e aproveitando a deixa, vou ensinar como organizar a geladeira.

Como organizar a geladeira

#1. Gaveta refrigerada

Comece pela parte superior, os laticínios, frios e carnes que serão usadas em breve devem ficar na gaveta superior.

 

#2. Primeira prateleira

A primeira prateleira deve ser reservada para alimentos frescos e que necessitam maior refrigeração como sobras de alimentos (arroz, carne, pizza, etc) que é pra justamente não esquecermos de consumi-los. Já disse aqui no blog que potes plásticos são o máximo para armazenar tudo! Exceto alimentos, pois quem é que já teve a experiência de chegar em casa morrendo de vontade de comer a lasanha do jantar e ela estar simplesmente com gosto de plástico na geladeira? Pois retiro o que disse, o pote Premier da Rubbermaid, foi pensado para armazenar esse tipo de alimento, repare que na foto o macarrão com molho foi acomodado nesse recipiente da linha Premier feito em policarbonato e não deixa o alimento com gosto de plástico, não mancha o pote, não quebra e não risca. Essa primeira prateleira também se mostra ideal para guardar  itens consumidos no café da manhã como margarina, requeijão, iogurte, leite além de sucos.

 

#3. Segunda prateleira

A segunda e terceira prateleira podem ser armazenados doces, ovos e também sobras de alimentos de alimentos ou alimentos prontos para consumo. A Rubbermaid tem a linha de potes conserva mais que possui um tipo de grelha permite a circulação de ar necessária e separa o alimento da umidade, mantendo-o conservado por mais tempo. É prático para guardar a alface lavada e eu usei também para descongelar o frango, uma praticidade só! Outro pote super prático é o fecha total pois é ideal  para líquidos e transporte de alimentos em geral , repare como o leite condensado foi acondicionado de ponta cabeça pra fazer graça.

 

#4. Gaveta inferior

A gaveta inferior, que possui menor refrigeração, devem ser armazenadas as frutas, os legumes e as verduras.

 

#5. Estante da porta

Conservas, condimentos e bebidas devem ser colocadas na porta do refrigerador, lembrando que as sobras desses produtos precisam sempre ser mantidas em potes.

 

 

Dicas e Cuidados

 

 

#1. Alimentos quentes

Um mito muito divulgado é que não podemos guardar alimento quente na geladeira. O Doutor Bactéria derruba um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa. O único problema que pode existir é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum. Mas nada disso adianta se você guardar na geladeira o recipiente tampado.O ar frio vai bater na tampa. Vai demorar muito para resfriar. As bactérias vão adorar! Então, coloque tudo destampado. Depois de duas horas é que você vai fechar.

 

#2. Ovos na porta da geladeira

Outro cuidado básico é não guardar os ovos na porta da geladeira e sim nas prateleiras onde a refrigeração não se altera quando a porta é aberta e fechada. Já que não se pode lavar os ovos, é recomendado jogar a embalagem e acondicionar os ovos em um recipiente apropriado. As geladeiras mais novas não tem porta ovos na porta e vem com recipiente especial para acondicionar ovos como na foto.

 

#3. Lavagem das embalagens

É totalmente recomendado que todas as embalagens de alimentos, assim que chegam da rua sejam lavadas com água e sabão e somente depois armazenadas na geladeira ou despensa. Isso inclui embalagens de leite, margarina, refrigentante, etc. Atenção a única exceção são os ovos, que não devem ser lavados.

 

#4. Descongelamento

Na hora de descongelar a carne use a geladeira ou o microondas, pois é a forma mais segura de descongelar as carnes. Não lave a carne, pois a carne quando lavada manda embora os nutrientes pelo ralo. Veja aqui como congelar de descongelar alimentos.

 

#5. Latas dentro da geladeira

Latas não devem ficar na geladeira, pois o verniz oxida em contato com o alimento e estraga o produto.

 

 

Gostou de alguma dica de como organizar a geladeira? Deixe um comentário

Leia + Como organizar sua cozinha em 7 passos

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons