1. Descubra a raiz do problema

Descubra a raiz da bagunça para quebrar o ciclo da desorganização analisando sua bagunça antes de atacar! Organizar não é sobre a forma de como olha o ambiente, é sobre a forma de como deixar o espaço funcional. Crie uma estratégia de trabalho que acompanhe seu estilo de vida.

2. Mantenha nos ambientes somente o que você ama

Sua meta deve ser a de reorganizar o mobiliário da sala e criar três a cinco zonas distintas de atividades (por exemplo, entreter, relaxar, informática e assim por diante). Algo que não se enquadre numa destas zonas deve ser classificado fora desta sala. Mantenha na sala apenas aquilo que você use neste ambiente ou o que você ame.

3. Faça uma triagem rígida nos seus armários

Limpar um armário desorganizados exige uma triagem rígida, em seu banheiro, verifique as datas de vencimento dos remédios, cosméticos e jogue fora qualquer coisa ultrapassada.

4. Defina o lugar de tudo, identifique e use caixas

No armazenamento, identifique as caixas e use caixas transparentes, tenha um lugar para tudo é muito importante. Pense em suas atividades em cada área da casa. Considere itens que você usa mais freqüentemente, e os materiais que correspondem a diferentes atividades. Coloque onde eles serão mais acessíveis.

5. Tenha uma rotina diária

Inclua em seu dia, um tempo para a rotina diária. Agende um tempo para limpeza e organização, tal como você faria para agendar um tempo de exercício, ou levar seus filhos até a escola. Se tornar a rotina de organizar uma prioridade, você verá que é muito mais fácil de acompanhar! Você pode até encontrar mais tempo para você!

6. Esforce-se para manter a organização em sua vida

A bagunça se forma sem que você perceba e nem sempre é visível. A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os armários para ver que estão cheios de inutilidades. Bagunça provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes, atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.

Para manter sua casa em ordem:

  1. Jogue fora o jornal de anteontem;
  2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha;
  3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes. Use-as e limpe diariamente;
  4. Guarde coisas semelhantes juntas;
  5. Defina um dia da semana para jogar o papel fora;
  6. Escolha o ultimo dia do mês para fazer uma limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, jogue o lixo fora e encaminhe as demais como conserto, reciclagem e doação.
  7. Organize devagar, comece por uma gaveta, depois uma porta de armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.

Gostou das dicas de como organizar a bagunça? Deixe um comentário!

Leia+ 5 aplicativos que ajudam na organização

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.