Você sabia que a maioria das pessoas usa apenas 20% dos itens que possui. Os outros 80% são compostos por coisas que já foram utilizadas algum dia ou que possivelmente podem ser utilizadas no futuro. Isso basicamente significa que aproximadamente 80% de suas coisas apenas ocupam espaço e acumulam pó.

Existe uma técnica bem interessante para potencializar ao máximo o uso das roupas no guarda roupa e não repetir roupa. Isso implica em usar a criatividade e ignorar a estética do armário. Ficou interessado? Veja como não repetir roupa.

1.  Organize seu armário

Comece organizando seu armário da forma tradicional. Calça com calça, saia com saia, camisa com camisa e logicamente tudo por cor, tecido, etc.

 2. Mande as roupas para o fim da fila

À partir de agora, todas as peças que você utilizar devem ir para o “fim da fila”, ou seja, depois de usar a peça não organize por cor ou qualquer outro padrão. Pendure a roupa limpa no final do armário e marque o limite das peças já usadas, para não se perder no processo.

 3. Vista roupas que não foram usadas

Vista apenas as roupas que não foram usadas ainda e evite aquelas que foram para o fim da fila. Seja firme!

Dessa maneira você enxergará as peças que já estavam esquecidas. Se necessário, repita somente peças básicas como camisas brancas e calças jeans.

4. Revise o armário 

Essa nova maneira de organizar seu armário lhe dará um diagnóstico bem específico. Se a experiência não durar uma semana, pois as roupas não se combinam. Está na hora de planejar a próxima ida ao shopping e usar o conceito da “capsule wardrobe“. Caso durante a experiência você não conseguir usar alguma peça do armário, talvez seja hora de separar para doação.

Você tem alguma dica para não repetir roupa? Deixe um comentário!

Leia+Faça sua mala de viagem usando o conceito do guarda roupa em cápsulas

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.