Como limpar o piso

Na hora de limpar o piso sempre surge a dúvida, qual o melhor jeito ou produto para limpar o piso para conseguir maior durabilidade e beleza.

 

#MOP

Antes de falar sobre o tipo de limpeza, eu aconselho o uso de um mop para a limpeza.

O Mop é muito prático e deve ser usado junto com o balde (que já vem com o escorredor). Basta molhar o mop no balde com água e com seu produto de limpeza favorito, torcer no escorredor do balde e passar no chão. Usando o mop no lugar do rodinho com pano, você realiza a tarefa na metade do tempo, além de poupar as costas e as mãos.

 

Veja o uso de cada Mop

 

  • Mop Amarelo –  Com tiras em tecido tem grande absorção, e é perfeito para lavar, limpar, torcer e secar todos os tipos de pisos, podendo ser usado com água sanitária.
  • Mop de Algodão –  Com tiras de algodão (branco), serve para tirar o pó e pode ser usado na lavagem de todos os tipos de pisos. Ideal para o uso de limpadores de piso que não precisam ser diluídos. Resiste a alvejante e pode ser lavado em máquina de lavar roupa.
  • O Mop com esponja – Parece uma esponja de lavar louça presa a um cabo e é usado para limpar e esfregar pisos frios como o do banheiro e cozinha, azulejos e piscinas, além de ser ideal para o uso de limpadores de pisos que não precisam ser diluídos.

 

Como limpar o piso?

 

#1. Cerâmicas

A limpeza deve ser feita com água, sabão neutro.

 

#2. Porcenalanato

A limpeza deve ser feita com água e sabão. A placa é porosa e suscetível a manchas, é aconselhável limpar toda e qualquer sujeirinha tão logo elas apareçam. O mesmo vale para respingos e quedas de líquidos. Os riscos também podem ser provocados pelas sujeirinhas que vêm da rua.

 

#3. Pastilhas

A superfície pode ser lavada com água e sabão. O uso de escovas e buchas é desaconselhável, porque podem provocar riscos. Para tirar o encardido do rejunte ou sujeiras mais resistentes, os fabricantes indicam o uso de uma solução de água e ácido muriático em partes iguais.

 

#4. Ladrilho Hidráulico

Pode ser lavado normalmente, com água ou detergentes neutro, e até mesmo ser esfregado com vassouras macias. É aconselhável passar um pano úmido com cera incolor a cada 7 ou 15 dias para dar brilho e preservar a resina, que deve ser reaplicada a cada três anos. Em casos de riscos, pode ser feito um polimento feito com máquinas adequadas. A sujeira pode ser removida com lixamento.

 

#5. Assoalho de madeira

A melhor maneira de manter as tábuas limpas é varrendo ou usando aspirador de pó, pois a madeira absorve água e incha. Com o tempo, panos úmidos podem deixar o assoalho com aparência desgastada, por isso é bom evitá-los.

 

#6. Tacos

O taco absorve água, e por isso não pode ser lavado, nem limpo com pano úmido. Pode-se usar vassoura macia ou aspirador de pó.

 

#7. Parquê

O parquê absorve água, e por isso não pode ser lavado, nem limpo com pano úmido. Recomenda-se o uso de vassoura macia ou aspirador de pó.

 

#8. Carpete de Madeira

Recomenda-se o uso de vassoura macia para retirar o pó. Pode-se usar pano úmido bem torcido, desde que o piso seja seco em seguido. Além disso, há no mercado produtos especiais para a limpeza desse tipo de piso.

 

#9. Laminado

Pode-se usar pano úmido bem torcido e até produtos de limpeza à base de amoníaco, desde que diluídos em água. No mercado existem ceras e detergentes específicos para esse tipo de piso.

 

#10. Mármore

Um pano úmido costuma ser suficiente para a limpeza. Mas em lojas especializadas já podem ser encontrados produtos específicos para mármore.

 

 

Gostou das dicas de para limpar o piso? Deixe um comentário!

Leia+ 25 dicas para limpar quase tudo

6 thoughts on “Como limpar o piso

  1. Excelente artigo sobre limpeza de pisos. Sempre limpei o parquet de forma errada, com panos úmidos e produtos limpeza. Tá explicado porque ele nunca tinha brilho… 🙁

    Fica uma dúvida: Tem diferença na limpeza de pisos com vernizes, como Synteko, e sem vernizes?

  2. eu costumo usar a seguinte regra > o minimo eh o maximo. Paninho molhado e quase nada de produtos quimicos.

    bjks

  3. Soh um detalhe. Peloamordedeus, evitem usar produtos acidos nos rejuntamentos e nos porcelanatos. Os rejuntamentos podem manchar (principalmente os de cor escura) e os porcelanatos podem perder o brilho facil facil.
    Para os porcelanatos, existem varios produtos especificos no mercado.

  4. Ótimo post..sempre tenho dúvidas na hora de limpar..vou deixar uma dica ai pra voces tambem, comprei meu piso nessa loja http://www.afdecor.com.br . Eles tem ótimos preços, e vários modelos !
    Vale a pena uma visita !

Comments are closed.