Roupas super delicadas com paetês, pedrarias, tecidos coloridos dever ser lavadas com cuidado? Saiba como lavar roupas delicadas em casa.

Sugestão de lavagem

  1. Antes de começar o processo lave bem as mãos e preferencialmente com sabão de coco.
  2. Dilua em água todos os produtos antes de utilizá-los.
  3. Não use sabão em pó! A dica é usar um sabão neutro ou sabão de coco específico para roupas delicadas. O sabão em pó pode manchar a roupa.
  4. Não deixe a roupa de molho. Se for necessário deixar a peça de molho devido a uma mancha e a peça for colorida use sempre água, sal e vinagre e observe continuamente se a roupa não está soltando tinta e desbotando.
  5. Não use alvejante a base de cloro e nem sabão em pó com essas propriedades – muitas vezes o floco do sabão em pó é que mancha a roupa – se for necessário usar sabão em pó, pegue um pedaço de pano, coloque o sabão em pó dentro, faça uma trouxinha e então dilua em água.
  6. Não misture roupas claras com roupas escuras. Pode acontecer o óbvio, as peças mancharem!
  7. Para lavar roupas coloridas use sempre 10 colheres de sal + 10 colheres de vinagre + 5 litro de água.
  8. Não esfregue a roupa. O certo é “amassar” a peça delicadamente com as mãos.
  9. Não torça a roupa. O correto é colocar a peça de roupa dobrada ao meio dentro de uma toalha e tirar o excesso de água.
  10. Seque na horizontal (malhas e tricôs), pois às vezes a roupa fica com a marca do varal. A dica é colocar uma toalha de banho bem grossa no varal e a roupa por cima da toalha, evitando assim que marque a roupa. Para peças como vestidos vale a pena secar a roupa no cabide.
  11. Não use secadora doméstica para malhas e jeans, pois encolhem.
  12. Secar a sombra, pois o sol desbota as roupas coloridas.
  13. Use o ferro de passar em temperatura média para evitar que tecidos delicados furem ou queimem. Quando as roupas forem muito delicadas, vale a pena usar uma passadeira a vapor.
  14. Passar preferencialmente ao avesso.

Tem mais alguma dica de como lavar roupas delicadas? Conte pra gente!

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.