Você tem o hábito de deixar a louça suja na pia? Você conhece a importância de lavar a louça deixar a pia da cozinha sempre brilhando?  Que tal mudar de hábito?

 

#1. Pia sempre limpa 

A cozinha é a alma da casa, e dai que surge a importância de deixar a pia sempre limpa, pois isso se reflete na organização da casa. A dica para manter a casa limpa é sempre começar com uma pia limpa e livre de louças, pois se começarmos a organizar a casa pela cozinha e pela pilha de louças, o restante da casa será facilmente organizado.

Como lavar louça

 

#2. Lave enquanto cozinha

Para tornar sua vida mais fácil na hora de realizar tarefas na cozinha, a importância da pia limpa é fundamental, então crie o hábito de lavar a louça sempre que estiver cozinhando. Eu tenho esse costume de lavar a louça que uso no preparo das refeições enquanto cozinho, pois uma colher, um prato, uma panela, faz diferença no final. Agindo dessa forma após o término da refeição, basta lavar os pratos, copos e talheres usados.

Como lavar louça

 

#3. Organize a louça antes de lavar

Parece óbvio, mas antes de lavar a louça, o ideal é organizá-la, ou seja copo com copo, prato com prato e assim por diante, é importante jogar fora todos os restos de comida antes de começar a lavar. Use uma folha de papel toalha para limpar os pratos e jogar as sobras na lixeira. Deixe de molho no vinagre com água panelas e travessas para facilitar a lavagem.

 

#4. Seque e guarde a louça após a lavagem

Seja de pratos, copos ou talheres, é imprescindível que o escorredor esteja sempre limpo. Afinal, parte da louça fica acomodada nesse utensílio durante o dia. O ideal é lavar secar e guardar a louça imediatamente. Isso evita a bagunça e ver a bancada lotada de objetos. Caso você não tenha espaço pra um escorredor, esse opte por um modelo fixo na parede que decora, organiza e não ocupa espaço.

Como lavar louça

 

#5. Deu preguiça de lavar?

Bom mesmo, é não deixar a louça acumular, mas quando bate aquela preguiça na hora de lavar a louça, jogue o resto de comida fora e coloque os pratos e talheres dentro da pia de molho na água e detergente. Isso evita o mau cheiro no dia seguinte.

Como lavar louça

 

#6. Sabão e paninho de pia

O local da barra do sabão deve estar sempre seco. Sabe aquele paninho da pia? Jamais o deixe todo dobrado, ele precisa estar sempre limpo e estendido, o que evita que ele se torne local ideal para mais bactérias. Eu não uso esse paninhos de pia, aqui em casa puxamos a água da pia com o rodinho, e secamos com toalha de papel, prático e higiênico.

Como lavar louça

 

Você tem alguma dica de como lavar louça? Gostaria de saber. Deixe um comentário.

Leia + Como organizar sua cozinha em 7 passos

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments