Como fazer sabão com óleo de cozinha

Você sabe como descartar óleo de cozinha? O que fazer com o óleo de cozinha usado?  Você joga o óleo na pia ou no ralo?

Jogar óleo de cozinha na pia ou no ralo é um dos maiores erros que podemos cometer. 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de 1 pessoa por 14 anos. O melhor a fazer é colocar o óleo em um recipiente fechado como uma garrafa de pet (de refrigerante) e descartar no lixo orgânico (comum). Verifique se sua cidade possui coleta de óleo de cozinha usado ou se existem pontos de recolhimento em mercados ou estabelecimentos comerciais como supermercados. Outra alternativa é fazer sabão usando óleo de cozinha.

 

#Ingredientes

  • 2 litros de óleo de cozinha usado
  • 350 g de soda cáustica em escama
  • 350 ml de água

 

#Modo de preparo

Dissolva a soda cáustica na água em uma vasilha reforçada, pode ser uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada a 60ºC. Apague o fogo e em seguida, acrescente a soda já dissolvida e mexa até engrossar por 20 a 30 minutos. Despeje o conteúdo em fôrmas de sabão e aguarde a secagem.

 

 

Gostou da dica de como fazer sabão? Deixe um comentário!

Leia + 10 segredos para limpeza com Vinagre

8 thoughts on “Como fazer sabão com óleo de cozinha

  1. Há anos fazemos esse sabão em casa, minha avó fazia, depois minha mãe, e agora eu!
    Rende MUITO e é muito bom!

  2. Oi Florinha, primeiro quero agradecer pela visita no meu blog e aos elogios, (amo!!!) e segundo obrigadão pelo selinho…como que eu faço nunca ganhei!!!!hehehhe beijinhos e um fds iluminado!!!!

  3. Seu post me ajudou muito! Vou fazer uma cesta destes sabões e presentear alguns amigos, com o intuito de divulgar minha marca e a preocupação com o meio ambiente.

Comments are closed.