Você detesta bagunça? Vive se perguntando se você vai realmente usar um item? Se sim, quando? E se vai manter, vai guardar onde?

Uma das melhores formas de prevenir a desordem, é parar antes que ela comece. Selecionamos três perguntas muito simples para se fazer antes de comprar algo.

 

bagunça

 

#1. Vou usar?

Uma pilha de tralhas pode ser criada à partir de uma compra por impulso. Talvez você já tenha sido atraído por um comercial de TV daqueles produtos para cozinha ou quem sabe comprou um vestido “perfeito” sem provar, só porque parecia tão bonito no manequim da loja.

Antes de comprar algo, sempre pergunte:

  • Se você vai usar o produto
  • Se você vai usar com frequência suficiente para valer a pena o espaço que vai ocupar em sua casa.

Provavelmente o produto que foi comprado na TV, será usado uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas. Mas, se você usa poucas vezes no ano, provavelmente não valeu o dinheiro gasto ou o espaço extra que vai ocupar em seus armários. O mesmo vale para o vestido. A menos que você gaste muito tempo em festas e eventos, opte por algo que você vai utilizar mais. Caso contrário, ele só vai estar ocupando espaço em seu armário. Outro fator que contribui para o acúmulo de tralha são aqueles amigos e parentes bem intencionados e que estão constantemente tentando repassar itens de que já não precisam mais. Aprenda a educadamente dizer “Obrigado, mas não”.

 

#2. Vou usar logo?

Claro, se você mora no nordeste e aquela bota está em promoção você precisa comprar, pois pode ser que um dia você viaje para um lugar frio. Então tome cuidado ao comprar itens pensado da seguinte maneira “Eu não tenho certeza de quando vou usá-lo, mas vou usar algum dia.”

 

#3. Onde vou guardar?

Esses dias eu estava quase finalizando uma compra pela Internet, estava comprando um vaso realmente bonito , mas me deparei com a seguinte pergunta: Onde vou colocar esse vaso? E se não combinar com a casa? E se “ao vivo” ele não for tão bonito quanto é na tela do computador. Depois me lembrei que tenho um baú com alguns vasos e que não precisava de mais um e nem teria espaço caso precisasse guardá-lo.

 

Então antes de comprar, verifique se você tem uma estratégia claramente definida e principalmente se tem uma um local específico para armazenar para o item que você está pensando em adquirir. Caso contrário, ele será colocado em algum lugar temporariamente, e eventualmente, poderá acabar numa pilha de doação junto com outas compras que não foram bem pensadas.

 

Tem alguma dica para simplificar a vida? Deixe um comentário.

Leia + 5 desculpas para não se livrar da bagunça e como combatê-las

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!