Nossa casa deve ser nosso refúgio. Voltar para casa após um dia de trabalho deve ser uma experiência maravilhosa, queremos encontrar um lar lindo, limpo e organizado para passar o tempo. Às vezes pode parecer difícil decorar sua casa, elaborar e executar um projeto de decoração sem a ajuda de um designer de interiores. Aqui estão algumas dicas práticas de como decorar pequenos espaços e tornar cada canto da sua casa mais bonito e funcional.

 

#1. Pinte a parede ou aplique papel de parede

Pintar uma parede, aplicar papel de parede ou usar qualquer outra coisa que chame a atenção para cima, faz um cômodo parecer maior.

Como decorar pequenos espaços

 

#2. Utilize tons claros

Cores mais escuras fazem um cômodo parecer aconchegante, mas também absorvem a luz em vez de refletir, fazendo com que o espaço pareça menor. Para que o ambiente pareça maior, opte por um piso de cor mais claro, bem como as cores da parede, isso trará a sensação de frescor ao cômodo.

Como decorar pequenos espaços

 

#3. Não encoste os móveis na parede

Empurrar os móveis contra a parede faz tudo parecer mais apertado, mesmo que você esteja ganhando poucos centímetros, a sensação visual fará o espaço parecer menor.

Como decorar pequenos espaços

 

Leia + Dicas para decoração criativa

#4. Móveis multi uso

Usar um pufe-baú ou uma cama box baú que também tenham a função de armazenamento é perfeito para abrigar qualquer coisa que precise ser armazenada, uma mesa lateral que pode virar um assento extra para as visitas também é muito inteligente.
Como decorar pequenos espaços

 

#5. Prateleiras perto do teto

Para chamar a atenção para cima instale prateleiras próximas ao teto, isso faz com que você leve seu olhar para o alto.

Como decorar pequenos espaços

 

#6. Móveis grandes

Em cômodos pequenos, usar um sofá grande, mas proporcional ao ambiente, é melhor que usar peças pequenas. O sofá grande preenche o espaço, enquanto usar pequenos móveis causa a sensação de desordem.

Como decorar pequenos espaços

 

#7. Listras para alongar o espaço

Assim como listras verticais na roupa, um tapete listrado vai fazer seu cômodo parecer maior. Disponha as listas no comprimento da sala, com efeito, mais alongado.

Como decorar pequenos espaços

 

#8. Iluminação indireta

Usar iluminação indireta para difundir a luz ao redor e tirar o foco do centro do ambiente e torna sensação mais agradável.

organizando pequenos espaços

 

#9. Mesma paleta de cores

Para criar uma coerência e deixar o espaço visualmente livre, use diferentes tons da mesma cor nas paredes,tapete e móveis, tente acrescentar almofadas e acessórios também no mesmo tom.

Como decorar pequenos espaços

 

Leia + Soluções para organizar pequenos espaços

#10. Móveis flutuantes

Peças do mobiliário com pés expostos são perfeitos para espaços pequenos, causam a sensação de leveza e fluidez no espaço.

Como decorar pequenos espaços

 

#11.Use espelhos

Colocar espelhos estrategicamente posicionados pode criar a ilusão de mais espaço.A colocação de um espelho em frente a uma janela é a melhor maneira de refletir a luz e fazer o cômodo parecer maior.

Como decorar pequenos espaços

 

#12. Quebre todas as regras

Só porque é uma sala de estar não significa que você precisa de um sofá, uma mesa de centro e uma TV. Mobiliário e layout inesperado podem fazer o espaço ficar mais aberto e divertido. Não existe regra para decorar, você pode seguir a sua intuição, a casa é sua!

 

Gostou das dicas? Deixe um comentário!

Leia + Truques de decoração para sua casa

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons