Ter uma rotina é realmente importante, e significa economia de tempo e de dinheiro. Além disso, ter uma rotina planejada dá liberdade para realizar outras atividades e até mesmo tempo para fazer nada. Manter a rotina da casa torna os dias mais agradáveis, evita stress, desenvolve senso de organização e estimula bons hábitos. Veja como manter a rotina da casa.

 

#1. Comece organizando 

Antes mesmo de pensar em uma rotina, é necessário organizar a casa e se livrar da bagunça, pois uma casa organizada elimina em 40% o trabalho doméstico. Você pode começar determinando um lugar para tudo em sua casa ou aplicar o método KonMarie que promete que você nunca mais terá sua casa bagunçada novamente.

Leia+ 20 lições para aprender com Marie Kondo

Como manter a casa limpa em 8 passos

 

#2. Crie rotinas

A chave para manter a casa em ordem é criar rotinas do começo ao fim do dia. Então, torne cada dia tão previsível quanto conseguir e tente seguir a mesma programação todos os dias. “Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Se deixado por conta própria, o cérebro tentará transformar quase qualquer rotina num hábito, pois os hábitos permitem que nossas mentes desacelerem com mais frequência”. O poder do hábito – Charles Duhigg

 

#3. Escreva a rotina

Quando você planeja e escreve a rotina, as chances de se manter dentro do programado aumentam consideravelmente, portanto escreva a rotina da casa, crie um cardápio e uma rotina de limpeza. A rotina da manhã pode inclui arrumar as camas e organizar os pontos de bagunça da casa. A rotina da tarde pode incluir a preparação do jantar e ajudar as crianças na lição de casa. A rotina da noite pode incluir a organização da cozinha e lavagem da louça do jantar.

Está com dificuldade em elaborar suas Rotinas Diárias?

Clique aqui e acesse a planilha das Rotinas Diárias

Seja mais produtivo no trabalho

 

#4. Tenha um check list

Ter um check list é ótimo para planejar, organizar e manter tudo sob controle.

organização

 

#5. Estabeleça um calendário de limpeza 

Comece implementando um sistema de diário da casa ou mantenha sua rotina anotada na agenda do celular ou no calendário do Google. A chave para a organização diária está em ter uma rotina diária, um plano semanal, mensal, trimestral e semestral e organizar todas as suas tarefas em um só lugar. 

Uma casa com rotina está sempre organizada. Descubra qual é o melhor dia da semana para fazer cada tarefa da casa. Pode ser apenas um dia da semana, ou um período durante o fim de semana ou ainda dividir em várias noites da semana. Experimente diferentes maneiras e descubra o que funciona para você.

Leia+ Guia de sobrevivência para mães que trabalham

#6. Solicite ajuda das crianças 

Existem coisas que nós adultos precisamos fazer, como lavanderia, limpeza pesada ou compras no mercado. No entanto, para manter uma casa sempre organizada, você pode e deve contar com a ajuda das crianças no trabalho doméstico. Você pode definir as tarefas de acordo com a idade de cada criança, ensinando aos pequenos a ter responsabilidade com suas coisas, como colocar a roupa suja no cesto, pendurar o pijama, guardar os brinquedos e organizar a mochila na noite anterior. As tarefas podem aumentar conforme a idade das crianças. Elas podem contribuir para a rotina da casa como colocar a mesa para refeições, tirar os pratos da mesa, lavar e guardar a louça, estender a roupa no varal, tirar o lixo, passar aspirador, etc. 

Estabelecer um rotina de ajuda, não só vai ajudar a manter sua casa limpa e organizada, mas ensinar às crianças a importância da rotina.

Leia+ Como receber ajuda das crianças nas tarefas domésticas

como-receber-ajuda-das-criancas-nas-tarefas-domesticas-4

 

#7. Prepare-se na noite anterior

Você é uma pessoa da manhã ou uma coruja da noite? Independente da resposta, prepare tudo o que você precisa para o dia seguinte na noite anterior para ganhar tempo. Verifique a previsão do tempo para escolher suas roupas e deixe sua bolsa organizada. Mesmo se você se tem tempo de manhã antes de sair, deixar tudo organizado libera seu tempo para leituras ou exercícios.

Leia+ Como se vestir com eficiência

 

#8. Tenha um sistema para lidar com a papelada

Lidar com a papelada é uma coisa realmente chata. Se você não tiver uma rotina para o sistema de arquivamento, a papelada tomará conta da casa e se espalhara por toda parte. Além das contas, também precisamos lidar com outro tipo de papelada como trabalhos escolares, certificados de conclusão, projetos de arte, anotações, etc. Uma casa organizada possui tem um sistema de arquivamento para todos os papéis e não guarda papéis sem necessidade, além disso, está regularmente analisando os documentos expirados. 

Uma forma que encontrei para lidar com a papelada foi optar por receber as faturas via e-mail, pagá-las via internet banking e armazenar comprovantes ou documentos de consulta no meu e-mail ou Google docs. Para as notas uso o bloco de notas do celular ou apps de controle de tarefas. Já para trabalhos escolares, gosto de fazer uma triagem e ficar com o que me deixa feliz.

Leia+ Como organizar documentos

como organizar

 

#9. Mantenha a mesa de trabalho limpa

Parece óbvio, mas destinar 5 minutos do seu tempo para organizar sua mesa no final do dia não parece uma grande coisa, mas fazer disso uma rotina fará diferença. Você estará preparando para o dia seguinte e será mais produtivo. Além disso, se você tiver um sistema de arquivamento, armazenamento e gerenciamento, ajudará a agilizar as coisas enquanto você trabalha.

Leia+ Como organizar home office

#10. Mantenha a despensa organizada

Outro ponto problemático na maioria das casas é a despensa ou o armário de alimentos. Isso é porque é uma área que é visitada frequentemente por todos os moradores da casa. Consequentemente é um ponto de bagunça e acidentes como pacotes abertos e derramados, latas caídas e alimentos eventualmente expirados. Para manter a despensa em ordem e facilitar a vida de todos, agrupe itens semelhantes, fique de olho na validade dos alimentos e coloque aqueles que vão expirar na frente, procure organizar os alimentos por fileiras, guarde o conteúdos dos pacotes abertos em em potes herméticos ou potes com tampas.

 

Gostou das dicas de como criar rotinas para a casa? Como você faz? Deixe um comentário.

 

Leia também: 7 coisas para fazer domingo para uma semana produtiva

 

Siga nas redes sociais:

Rotinas para a casa

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments