como-controlar-suas-financas-fb

Um deslize no pagamento dos cartões de crédito, uma compra por impulso e sua vida financeira se desequilibra? Isso pode ser evitado com organização e disciplina. Mas, se você não nasceu com habilidades contábeis para controlar as finanças, vamos descomplicar este processo em alguns passos. Acompanhe as dicas para controlar suas finanças

 

#1. Planejar é preciso

O supermercado é o responsável por uma grande fatia na “pizza de despesas”, para evitar compras desnecessárias e desperdício de alimentos, programe o cardápio da semana. Durante as compras, tenha em mãos uma lista com os itens que irão para casa e, claro, não caia na tentação de levar o que não estiver nela.

 

#2. Planilhe tudo! 

Em Excel ou no caderno, é importante ter todas as despesas fixas (água, luz, condomínio), variáveis (combustível, alimentação, medicamentos) e supérfluos, mês a mês. Desta forma, é possível visualizar onde e quando os recursos estão sendo utilizados.

como controlar suas finanças

 

#3. Controle e verificação

Compare as anotações mensais e ajuste sempre que estiver gastando mais do que ganha. Como diz a sabedoria popular: despesa é como unha, precisa ser cortada periodicamente, pois sempre cresce.

 

#4. Poupe

Poupança exige disciplina, mas é prioridade para quem busca equilíbrio financeiro, mesmo que seja pequena (5%- 10% do rendimento), pois em caso de imprevisto ela pode evitar o endividamento.

como controlar suas finanças

 

#5. Disciplina

Às vezes temos que deixar de fazer algo que gostamos para fazer o que é necessário. Cozinhar ao invés de ir ao restaurante, chamar os amigos pra assistir filme em casa ao invés de ir ao cinema ou escolher apenas uma peça de roupa. Somadas estas atitudes, tem-se uma boa economia.

 

#6. Facilite o controle

Não é simples controlar o que sai da conta bancária todo dia, alguns aplicativos podem ajudar, como o  Money Wise que permite inserir os valores com gastos e receitas para ter uma visão geral da condição financeira. Já o aplicativo Finanças Pessoais oferece a possibilidade de relatórios e controle das faturas de cartões de crédito.

como controlar suas finanças

 

#7. Dialogue e não minta

Como bem disse John Donne: “ninguém é uma ilha”, e quando se compartilha a vida, a parte financeira entra na dança. Sabe-se que orçamento familiar é motivo de discussão, mas uma boa conversa pode evita-la. O marido quer saber quanto você gastou no Shopping? É melhor saber por você, a saber, pela fatura.

 

Agora é com você, deixe as desculpas de lado e comece a controlar suas finanças!

Leia+: Como organizar o orçamento dómestico

 

Siga nas redes sociais:

como-controlar-suas-financas-pin

Marcella é formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Estudou contabilidade empresarial e planejamento de orçamento familiar pela Fundação Getúlio Vargas. Apaixonada por fotografia e gastronomia.

Comments