Como controlar suas finanças

Um deslize no pagamento dos cartões de crédito, uma compra por impulso e sua vida financeira se desequilibra? Isso pode ser evitado com organização e disciplina. Mas, se você não nasceu com habilidades contábeis para controlar as finanças, vamos descomplicar este processo em alguns passos. 

Acompanhe as dicas para controlar suas finanças.

1. Planejar é preciso

O supermercado é o responsável por uma grande fatia na “pizza de despesas”, para evitar compras desnecessárias e desperdício de alimentos, programe o cardápio da semana. Durante as compras, tenha em mãos uma lista com os itens que irão para casa e, claro, não caia na tentação de levar o que não estiver nela.

2. Planilhe tudo! 

No aplicativo, em Excel ou no caderno, é importante ter todas as despesas fixas (água, luz, condomínio), variáveis (combustível, alimentação, medicamentos) e supérfluos, mês a mês. Desta forma, é possível visualizar onde e quando os recursos estão sendo utilizados.

Como controlar suas finanças

3. Controle e verificação sempre

Compare as anotações mensais e ajuste sempre que estiver gastando mais do que ganha. Como diz a sabedoria popular: despesa é como unha, precisa ser cortada periodicamente, pois sempre cresce.

4. Poupe

Poupança exige disciplina, mas é prioridade para quem busca equilíbrio financeiro, mesmo que seja pequena (5%- 10% do rendimento), pois em caso de imprevisto ela pode evitar o endividamento.

5. Tenha disciplina

Às vezes temos que deixar de fazer algo que gostamos para fazer o que é necessário. Cozinhar ao invés de ir ao restaurante, chamar os amigos pra assistir um filme em casa ao invés de ir ao cinema ou escolher apenas uma peça de roupa. Somadas estas atitudes, tem-se uma boa economia.

Como controlar suas finanças

6. Facilite o controle

Sabemos que não é simples controlar o que sai da conta bancária todos os dias, contudo alguns aplicativos podem ajudar, como o  Money Wise que permite inserir os valores com gastos e receitas para ter uma visão geral da condição financeira.

7. Seja transparente

Como bem disse John Donne: “ninguém é uma ilha”, e quando se compartilha a vida, a parte financeira entra na dança.

Sabe-se que o orçamento familiar é motivo de discussão, mas uma boa conversa pode evitá-la. O marido quer saber quanto você gastou no Shopping? É melhor saber por você, a saber, pela fatura.

Enfim, agora é com você! Deixe as desculpas de lado e comece a controlar suas finanças!

Leia+: Como organizar o orçamento doméstico