mulher escrevendo e estudando

Ficar em casa é a regra da quarentena e você pode aproveitar esse tempo para estudar e se atualizar (além de trabalhar). É hora de se reiventar em casa e tirar proveito desse tempo com sabedoria! Aprenda a conciliar a rotina de limpeza doméstica com os estudos.

1. Não se perca no horário

Com os estudos, seu tempo está sensivelmente menor, por isso, cumpra sua rotina de organização e deixe para descansar quando concluir as tarefas. Já notou que quando você faz uma pausa fica difícil voltar ao que estava fazendo?

2. Organize a nova rotina de afazeres e estudo

Na agenda física ou virtual, dedique 30 minutos de cada dia da semana para a organização e limpeza da casa, fora aquelas tarefas que precisam ser feitas diariamente como arrumar a cama, lavar a roupa e lavar a louça. Escolha um dia da semana para se dedicar às áreas da casa como o exemplo abaixo, e os outros 30 minutos para estudar o conteúdo da aula. Você pode estudar usando blocos de tempo como no método pomodoro.

  • Segunda – Quartos
  • Terça – Sala e copa
  • Quarta – Banheiros
  • Quinta – Cozinha e lavanderia
  • Sexta – Passar roupa

3. Cuidado com a auto sabotagem

sabotagem

Cada família tem uma experiência única com a rotina de organização e limpeza e você deve descobrir o que funciona na sua casa, mas não desista de mantê-la se no primeiro momento se os planos e a rotina proposta não funcionarem.

4. Escolha um cardápio prático

O momento exige praticidade na cozinha, por isso vale a pena investir em pratos únicos como risoto, penne ao molho branco, salada verde com peito de frango, arroz de forno, etc. A dica é cozinhar em dobro e reservar uma parte (na geladeira ou freezer) para comer em outro dia e evitar passar tanto tempo cozinhando.

5. Invista em produtos que facilitam a limpeza

Para tornar mais rápido o processo de limpeza, invista em produtos com ação desengordurante que eliminam a necessidade de esfregar, além de itens que facilitam a rotina, como luvas de microfibra para tirar o pó dos móveis.

Com o apoio da família, os períodos de rotina doméstica e estudo – aparentemente turbulento- passarão com tranquilidade. Não se cobre tanto, faça o possível e se algum dia a limpeza não ficou como o esperado, leve com tranquilidade e mantenha a rotina proposta.

Como você lida com a rotina de estudos em casa?

Leia + Como manter a casa limpa em 8 passos

Texto original 19/05/2015 atualizado em 23/04/2020