Um dos meus eletrodomésticos favoritos nesse  mundo é a lava louças, devido à sua praticidade. Talvez ela só perca para os eletros essenciais como geladeira, fogão e máquina de lavar e secar roupas. Embora eu me esforce para ser uma pessoa organizada, admito que não gosto nenhum pouco de lavar a louça, mas ainda acredito e reconheço a necessidade de manter a pia da cozinha sempre limpa e sem louça. Afinal uma cozinha limpa é praticamente uma casa limpa (camas arrumadas também fazem muito pela aparência da sua casa).

Muitas mulheres tem preconceito com a máquina de lavar louça, isso porque as lava louças do final da década de 1980 ou início da década de 1990, não eram tão funcionais assim, e você precisava fazer uma pré-lavagem antes de colocar os pratos efetivamente na lava louças, então muita gente não via sentindo em lavar a louça para poder colocar a louça na máquina de lavar louças…rs, entendeu?

Hoje muita coisa mudou, lógico que não dá pra colocar os pratos cheios de restos dentro da máquina, mas você pode simplesmente pegar uma folha de papel toalha e jogar os excessos e restos de sujeira dentro da lixeira e depois depositar a louça lá dentro da máquina. Eu tenho aqueles pratos quadrados, mas aviso que eles não tem um formato amigável para a máquina de lavar louça, os grandes não cabem e os fundos sempre ficam com algum resíduo. Então nesse caso, colocar a louça na máquina, é praticamente uma versão de tetris para adultos.

Em minha casa, nos dias quando recebemos visitas, muitas vezes dou preferencia em usar os pratos mais simples do tipo duralex, que podem ser colocados sem problemas na máquina de lavar louça. Prefiro usar meu tempo batendo papo com os amigos, do que lavando louça. Antes de dormir, encho máquina com a louça do jantar, e ao acordar é só guardar a louça que está limpa e seca dentro dessa ajudante.

Nesse frio, não preciso nem falar como ela auxilia na cozinha e o melhor que as máquinas de lavar a louça atuais, lavam até as panelas de inox. Só não caia na besteira de colocar uma panela de alumínio, ela vai ficar quase preta.

Já falei dos benefícios de ter uma lava louças em casa, e separei 9 coisas que você pode lavar na máquina de lavar louças, além da louça, claro!

 

#1. Brinquedos

Lavar os brinquedos em sua lava louça é uma ótima ideia, pois eles ficam limpos e desinfetados. Coloque os brinquedos na máquina, em caso de brinquedos muito pequenos, use um saco de malha próprio para lavar roupa. Evite um ciclo de secagem quente, pois os brinquedos de plástico podem derreter. Se não quiser usar sabão, use 1 ou 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

#2. Filtros do exaustor

O exaustor tem 2 filtros removíveis que devem ser lavados de tempos em tempos e dão o maior trabalho devido a gordura que está impregnada. Descobri que essas peças cabem na lava louças, e o melhor é que depois de limpas, ficam como novas. Higienize a máquina após esse processo de lavagem.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

#3. Luminárias

Remova os globos de suas luminárias, retire os insetos que insistem em se acumular e coloque na máquina de lavar louça. Esta é uma ótima maneira de se livrar da poeira e gordura que tende a acumular sobre eles.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

#4. Interruptores e espelhos de tomadas

Uma casa com crianças, significa interruptores sujos. Se você não limpar diariamente esses espelhos tendem a ficar encardidos. Remova com auxílio de uma chave de fenda e coloque-os na máquina de lavar louça. Ficaram limpos e brilhantes.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

#5. Bandeja da geladeira

É comum derramar restos de comida ou líquidos e molhos nas prateleiras ou bandejas laterais. Dependendo da frequência da limpeza da geladeira, isso pode impregnar e tornar a limpeza mais difícil. Remova as bandejas ou gavetas pequenas (pode ser que as maiores não caibam) e coloque na lava louças. O melhor é que os odores são 100% eliminados.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

#6. Botões do fogão

Alguma vez você já olhou para a graxa que vai se formando nos botões do seu fogão? Coloque-os na máquina de lavar louça e quando a lavagem terminar eles estarão como novos.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

#7. Acessórios da bancada do banheiro

Acessórios de bancada do banheiro como porta sabonete, porta escova de dente, tendem a acumular sujeira quase que diariamente, Muitas vezes é difícil de alcançar dentro desses potinhos, Então, coloque tudo na lava louças. Eles vão ficar limpos e bem higienizados.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

#8. Pincéis de maquiagem

Lavar seus pincéis de maquiagem corretamente pode ser chato. Além disso, quando os pincéis não secam corretamente, ficam com cheiro de cachorro molhado. Usar a lava louças pode ser eficiente. Use o cesto para talheres para acomodar os pinceis. Higienize a máquina após esse processo de lavagem.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

#09. Escovas de cabelo

Lavas as escovas de cabelo, muitas vezes não é fácil. Você pode limpar suas escovas de cabelo na prateleira superior da sua máquina de lavar louça. Antes de lavar suas escovas na lava louça, remova todos os fios de cabelo. Esta é uma ótima maneira de limpar e higienizar suas escovas e dos outros membros da família. Higienize a máquina após esse processo de lavagem.

coisas que você pode lavar na lava louças

 

 

 

#Como limpar sua máquina de lavar louças

Após algumas das lavagens acima, é altamente recomendável que você higienize a lava louças. Também acontece de algumas vezes a máquina fica com cheiro desagradável e com alguns resíduos de alimentos.

  • Retire os resíduos do ralo, e se necessário use uma escova de dentes e um pouco de detergente uma limpeza mais completa.
  • Coloque em um recipiente de vidro um pouco de vinagre e coloque dentro da lava louças.
  • Adicione 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio dentro do vinagre (ira borbulhar um pouco). Feche a máquina de lavar louça e execute um ciclo normal!
  • Pronto! Máquina de lavar louça limpa novamente

 

Gostou das ideias de coisas que você pode lavar na lava louças? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+ 25 dicas para limpar quase tudo

 

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!