Um dos meus eletrodomésticos favoritos neste mundo é a máquina de lavar louças devido à sua praticidade. Talvez ela só perca para os eletrodomésticos essenciais, como geladeira, fogão e máquina de lavar e secar roupas. Embora eu me esforce para ser uma pessoa organizada, admito que não gosto nem um pouco de lavar a louça, mas ainda reconheço a necessidade de manter a pia da cozinha sempre limpa e sem louça. Afinal, uma cozinha limpa é praticamente uma casa limpa (camas arrumadas também fazem muito pela aparência da sua casa).

Muitas pessoas têm preconceito com a máquina de lavar louças, porque as lava-louças do final da década de 1980 ou início da década de 1990 não eram tão funcionais assim, e você precisava fazer uma pré-lavagem antes de colocar os pratos efetivamente na lava-louças, então muita gente não via sentido em lavar a louça para poder colocar a louça na máquina de lavar louças…rs, entendeu?

Hoje, muita coisa mudou. Lógico que não dá para colocar os pratos cheios de restos dentro da máquina, mas você pode simplesmente pegar uma folha de papel toalha e jogar os excessos e restos de sujeira na lixeira e depois colocar a louça lá dentro da máquina. Eu tenho aqueles pratos quadrados, mas aviso que eles não têm um formato amigável para a máquina de lavar louças: os grandes não cabem e os fundos sempre ficam com algum resíduo. Então, nesse caso, colocar a louça na máquina é praticamente uma versão de Tetris para adultos.

Nos dias em que recebemos visitas, muitas vezes dou preferência em usar os pratos mais simples do tipo Duralex, que podem ser colocados sem problemas na máquina de lavar louças. Prefiro usar meu tempo batendo papo com os amigos do que lavando louça. Antes de dormir, encho a máquina com a louça do jantar, e ao acordar é só guardar a louça que está limpa e seca dentro dessa ajudante.

Em dias frios, não preciso nem falar como ela auxilia na cozinha, e o melhor é que as máquinas de lavar louças atuais lavam até as panelas de inox. Só não caia na besteira de colocar uma panela de alumínio, ela vai ficar quase preta.

Temos a tendência de associar a máquina de lavar louça apenas à limpeza de pratos, talheres e copos. No entanto, você sabia que ela pode ser usada para lavar outros itens além desses? A máquina de lavar louça é uma ferramenta versátil e conveniente que pode facilitar a nossa vida doméstica.

Aqui estão 9 coisas inesperadas que você pode lavar na máquina de lavar louça:

Utensílios de cozinha de metal

Além dos talheres, panelas e frigideiras de metal podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Verifique se os utensílios são adequados para a máquina e evite itens com revestimento antiaderente, pois isso pode ser danificado.

Tampas e anéis de vedação de potes

As tampas de potes e frascos, juntamente com os anéis de vedação, geralmente são seguros para serem lavados na máquina de lavar louça. Isso pode ajudar a remover resíduos difíceis de alcançar e garantir uma limpeza completa.

Utensílios de cozinha de silicone

Espátulas, formas de silicone e outros utensílios de cozinha feitos de silicone são seguros para a máquina de lavar louça. Certifique-se de que sejam de boa qualidade e resistentes ao calor.

Suportes de escova de dentes

Muitos suportes de escova de dentes podem ser facilmente colocados na máquina de lavar louça para uma limpeza eficaz. Isso ajuda a eliminar germes e bactérias acumulados.

Brinquedos de plástico

Se você tem crianças pequenas em casa, sabe o quanto os brinquedos de plástico podem acumular sujeira. Colocar esses brinquedos na máquina de lavar louça pode ser uma maneira rápida e eficiente de mantê-los limpos e higienizados.

Tábuas de corte

As tábuas de corte podem abrigar resíduos de alimentos e bactérias. Para garantir uma limpeza completa, coloque as tábuas de corte de plástico ou madeira na máquina de lavar louça.

Escovas de cabelo e pentes

As escovas de cabelo e pentes acumulam óleo, sujeira e produtos capilares ao longo do tempo. Colocá-los na máquina de lavar louça ajuda a remover esses resíduos e a mantê-los limpos.

Acessórios de banheiro

Alguns acessórios de banheiro, como porta-sabonetes, porta-escovas de dentes e recipientes de plástico, podem ser lavados na máquina de lavar louça para uma limpeza rápida e conveniente.

Tampas de garrafas e utensílios de café

As tampas de garrafas reutilizáveis e os utensílios de café, como filtros de metal, podem ser lavados com segurança na máquina de lavar louça. Certifique-se de que sejam adequados para isso e verifique as instruções do fabricante.

Antes de colocar qualquer item na máquina de lavar louça, verifique sempre as instruções do fabricante para garantir que seja seguro. Além disso, evite misturar itens que possam danificar-se mutuamente ou a outros utensílios de cozinha. Com essas precauções em mente, você pode aproveitar ao máximo a sua máquina de lavar louça e expandir suas possibilidades de limpeza doméstica.

Gostou das ideias de coisas que você pode lavar na lava louças? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+ 25 dicas para limpar quase tudo

Me siga no Instagram
Paula Fuzeto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.