Quando lemos sobre produtividade automaticamente tentamos aplicar os conceitos à nossa rotina, mas nem sempre funciona e o motivo é simples: somos diferentes! De nada adianta seguir as dicas se elas não são adequadas ao nosso perfil. Por isso quero levá-lo a uma reflexão de autoconhecimento com 10 perguntas para que, adequando à sua realidade, você possa aplicar os conceitos de produtividade em sua rotina.

 

#1. É dependente das redes sociais?

O quanto a rede social e whats app roubam sua atenção durante o dia e roubam sua produtividade? Se você reconhece que não consegue viver sem verificar as atualizações, recomenda-se planejar pausas para o período de trabalho e incluir a rede social nestas pausas.

 

#2. Qual é o período de maior disposição?

O “manual” da produtividade diz para realizar as tarefas mais importantes do dia logo pela manhã. Mas e quem não rende nada durante as primeiras horas do dia? Neste caso, vale identificar o período que você está mais disposto e, se possível, realizar as tarefas complicadas neste período.

 

#3. Quais são as suas prioridades?

Ao longo do tempo nossas prioridades mudam, por isso é sempre bom responder esta pergunta, já que priorizar é uma das principais dicas para a produtividade. Quando priorizamos um projeto, uma atividade ou o relacionamento com o cliente destina-se tempo maior da rotina para o objetivo que será alcançado mais rapidamente.

 

#4. Reconheça os erros

Você reconhece os erros ao invés de conviver com eles? Esta atitude é importante em todos os aspectos da vida, ainda mais para a produtividade, pois nem sempre o planejado funciona e ao reconhecê-los podemos identificar e corrigir o causador do problema. Por exemplo, as distrações estão comprometendo o rendimento? É possível resolver, basta querer.

 

#5. Tem o hábito de procrastinar?

Vilão número 1 da produtividade, a procrastinação muitas vezes é confundida com a preguiça. Se a sua resposta foi positiva, atenção aos fatores que estimulam este comportamento, como: falta de planejamento e qualidade ruim do sono.

 

#6. Alimenta-se adequadamente?

Uma alimentação adequada faz toda a diferença para um dia produtivo. Se alimentar bem logo pela manhã, escolher pratos leves para o almoço, fazer lanche durante a tarde são escolhas que ajudam a manter a concentração.

 

#7. Tem disciplina?

Nem  todo mundo aprende a ser disciplinado na infância, tem quem aprenda por necessidade já na vida adulta. Para quem sente dificuldade ao cumprir a rotina por falta de disciplina, além da lista de afazeres para o dia, um timer durante as atividades é um bom auxílio.

 

#8. Tem dificuldade em se comunicar?

Uma pedra no caminho da produtividade é a falta de comunicação. Em casa ou no trabalho saber delegar tarefas, informar a equipe do andamento das atividades e pedir ajuda quando necessário é primordial para concluir as tarefas com tranquilidade.

 

#9. Conhece seus limites?

É importante saber por quantas horas você consegue trabalhar ou estudar com bom rendimento, quanto tempo de sono é necessário para ter um bom dia, etc. E claro, respeitar seus limites.

 

#10. O que te motiva?

É difícil manter a concentração e a “paixão” se está fazendo o que não gosta, mas não fazemos só o que gostamos durante a vida, portanto uma dica é pensar no resultado final e em tudo o que você quer alcançar quando a rotina parecer entediante, seus sonhos e planos futuros.

 

 

A produtividade é conquistada com tentativas, acertos e erros. O importante é entender que todo este esforço trará bons resultados e não desistir!

Gostou das dicas sobre autoconhecimento para mais produtividade? Deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais!

Leia + Seja mais produtivo no trabalho