8-passos-para-adotar-um-animal-de-estimacao-fb

Hoje é um dia especial, pois minha família e eu estamos celebrando o primeiro ano da nossa cachorrinha Framboesa. Quem me acompanha pelo Insta ou Snap (@chegadebagunca) já deve ter visto ela por lá! Vou contar como essa cadelinha muito amada surgiu em nossas vidas.

A ideia de ter um animal de estimação já havia sido cogitada diversas vezes, mas sempre fui contra, pois sabia que todas as responsabilidades com passeios, alimentação e limpeza das fezes do animal recairiam sobre mim. Então desistia da ideia sempre.

No entanto a minha filha mais velha sempre teve medo de animais ou de qualquer coisa que se mexesse e não fosse gente. A primeira pergunta que ela fazia ao receber um convite para visitar alguém é se a pessoa tinha cachorro ou animal de estimação. Passamos vários constrangimentos na casa de amigos, tentamos algumas soluções, entre elas terapia e nada funcionou e achávamos que com o tempo esse medo de animais passaria.

Porém em nossa viagem de férias, na hora da decolagem ela percebeu que havia um cachorro dentro do avião, e pior, descobrimos que ele estava embaixo do assento dela, pois o cachorro chorava e se debatia. Foram momentos de pânico e desespero para ela, e naquele momento meu marido e eu percebemos que precisávamos de um cachorro para combater esse medo.

Voltamos de férias determinado a ter um cachorro, mas tínhamos algumas restrições, entre eles, o fato de estarmos de mudança para um apartamento, logo precisávamos escolher uma raça que atendesse nossa demanda e começamos a pesquisar a característica das raças que se encaixariam em nosso perfil.

Já sabíamos que a raça deveria ser de pequeno porte, dócil, que não soltasse pelos, pois o marido e as crianças são alérgicos e que não precisasse de longos passeios ao ar livre pois sou preguiçosa. Baseado nessa lista eliminamos várias raças e focamos em cachorros que se adaptam bem em apartamentos. Escolhemos a raça Maltês.

Visitamos um canil e foi amor a primeira vista. Sim, na primeira vista ao canil, nos encontramos com a cadelinha mais fofa e amável do mundo e voltamos com ela pra casa. Só que não era da raça Maltês era Shih Tzu, porém se encaixava na nossa lista de características caninas (hehe).

 

A “dona” da Framboesa deveria ser minha filha Júlia, mas quando ela chegou em casa, fui eu que cuidei, que passei as primeiras noites com ela, logo ela me adotou como “Mãe” e aonde eu vou, lá está a Framboesa atrás de mim, seja no banho, na cozinha, assistindo Tv ou dormindo.

Desde que adotamos a Fram, apelido carinhoso para Framboesa, é só Love e alguns pés de cadeira roídos. Dizem que os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina, mas eu não considero que seja uma raça burra, certamente o termo “Personalidade Forte” se encaixa melhor na descrição dessa raça teimosa.

 

Adotar um animal de estimação pode parecer uma ótima ideia, mas você também precisa ter certeza de que você está preparado antes de se comprometer. Preparei uma lista com 8 passos para adotar um animal de estimação

1# Faça as contas 

 

Ter um animal de estimação pode ser caro, por isso pesquise valores antes de decidir ter um. Leve em conta o valor do animal (se não for adotar), ração, petiscos, banhos, brinquedos, artigos como camas, coleira, maleta de transporte, vacinas, visitas ao veterinário, castração, despesas com eventuais doenças e ainda se o seu amiguinho pode ficar com algum parente em caso de viagem ou se ficará em um hotel para cachorro.

Generic 368x100

Isso pode consumir boa parte do seu orçamento. A Fram tem um pacote mensal de banho no Pet, pois a raça exige higiene constante com os pelos e com os dentes. Neste primeiro ano foram várias vacinas, alguns desarranjos intestinais, uma otite, uma alergia perto do olho e uma castração que exigiu internamento, remédios e antibióticos. Gastamos muito mais do que o previsto.

 

2#Seja realista sobre sua rotina

Você pode realmente querer um cachorro, mas se você mora sozinho e trabalhar muito, um cão pode não ser a melhor solução para você, a menos que você esteja disposto a pagar por um dog walker (um passeador de cães) ou que no seu trabalho permitam a permanência de cães. Certifique-se de que você pode se comprometer com o novo animal de estimação e então decida qual raça é ideal para você.

Hoje está cada vez mais fácil sair com seu cão por aí, muitos hotéis já aceitam a hospedagem nossos amiguinhos. Em Curitiba alguns estabelecimentos permitem a presença de cães, veja a lista aqui (alguns somente do lado de fora ou no deck), os shoppings Pátio Batel, Crystal e Curitiba também aceitam nossos amigos/filhos de 4 patas exceto na praça de alimentação. No cooworker 95barra6 localizado na praça da Espanha, também é possível ir trabalhar com seu Pet.

3#Pesquise a raça

 

Você quer um Jack Russell Terrier porque ele é esperto? Meu esposo também queria, mas ao ler que ele precisa de atividade física intensa foi descartado da nossa lista imediatamente. Faça uma lista e veja qual raça se encaixa melhor no seu estilo de vida. Então é faça uma pesquisa, leia sobre os animais e as raças que você está interessado e seja realista sobre como eles se encaixam em sua rotina diária antes de tomar uma decisão.

Características da raça Shih Tzu

  • Pelo: longo
  • Tamanho: Toy/pequeno
  • Tosa: requer pouca tosa
  • Altura (macho e fêmea): até 28cm
  • Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg
  • Ambiente ideal: O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa. É um dos cachorros mais apropriados para apartamento.
    Fonte: Tudo sobre a raça Shih Tzu

 

4#Escolha serviços de confiança

Antes de trazer seu novo amigo peludo para casa, verifique veterinários, petShops e hospitais veterinários 24 horas para o caso de emergências. Peça indicação para amigos ou leia comentários sobre o local no Facebook ou Swarm para se certificar que está escolhendo o melhor local para seu amigo.

Nós tivemos uma experiência ruim com o veterinário da Framboesa que foi indicado pelo canil. Embora ele tenha acompanhado a Fram desde o momento da adoção, percebemos que a castração foi feita de qualquer maneira, ela não se recuperou como esperado, além disso, a medicação receitada, não era apropriada, quando levamos ao Pet de costume para o Banho, a veterinária nos alertou sobre tudo e ficamos muito decepcionados com a falta de cuidado. Portanto peça indicação para seus amigos e conheça bem o local onde deixa seu cãozinho.

 

6#Descubra lojas especializadas


Banner 300 x 250

Verifique as lojas especializadas na região, é nelas que você poderá comprar ração, petiscos, brinquedos e acessórios para o seu animal de estimação. Encontre também creches, escolas de adestramento e parques. Tudo isso para garantir que você conheça os recursos disponíveis ao seu redor.

 

7#Informe-se sobre as regras 

Se você mora em uma casa ou apartamento alugando, você precisa perguntar ao administrador sobre as políticas para animais de estimação. A mesma regra vale se você mora em um edifício. Pergunte ao síndico sobre a sua política para animais de estimação, incluindo tamanho de raças, taxa adicional para ter um animal de estimação no local, etc.

No edifício onde vivemos as regras são bem rigorosas, quanto ao porte do animal e uso das áreas comuns. Para entrar e sair do prédio, ou circular pelo elevador o animal deve estar no colo, não pode frequentar as áreas de lazer como brinquedoteca, quadra de esportes, salão de festas e demais dependências. Isso é muito chato, mas regra é regra e elas foram feitas para o bem estar de todos.

8#Prepare-se para receber seu animal de estimação

 

Depois seguir os itens acima, prepare a casa para receber seu animal de estimação. Dependendo do animal de estimação que você escolher somente o necessário, mas isso pode variar. Comece providenciando ração, uma cama e um espaço para colocar o tapete higiênico se for necessário.

 

Gostou das dicas para adotar um animal de estimação? Tem alguma experiência legal? Alguma dica? Conta pra gente nos comentários!

 

Siga nas redes sociais:

8-passos-para-adotar-um-animal-de-estimacao-pin

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons