Estamos oficialmente no inverno e esse ano as temperaturas prometem ser geladas. Você lava o cabelo todo dia? Lavar o cabelo nesse frio é cruel, e eu evito ao máximo, porque é demorado, trabalhoso e, além disso, a secagem é obrigatória, pois sair com os cabelos molhados é deselegante, fora o risco de um “resfriado”. Eu tenho muito cabelo e o que aparentemente é uma vantagem para a vida, na hora de lavar e secar definitivamente não é!

O drama da maioria das mulheres está na pergunta mais profunda de todos os tempos: – Lavar o cabelo antes de dormir ou acordar mais cedo para lavar o cabelo? Se você vive esse drama, a melhor alternativa ainda é lavar o cabelo na noite anterior, afinal, não existe nada melhor do que saber que você pode ficar mais 20 ou 30 minutos a mais na cama, porque já tomou banho e lavou o cabelo. Separei alguns truques fáceis para prolongar a lavagem do cabelo e outros para aqueles dias que não deu mesmo. Veja como fazer para seus fios durarem mais tempo limpos e como dar um truque no dias que eles estão sujos.

1. Lave o cabelo corretamente

Você já notou que seu cabelo sempre parece mais saudável, mais brilhante, e mais limpo depois de uma visita ao seu cabeleireiro? Não é graças ao shampo, condicionador ou a água do lavatório. O segredo está em diluir o shampo em um pouco de água, antes de aplicar o produto nos fios e no couro cabeludo e repetir a operação. Na hora de usar o condicionador, aplique somente nas pontas. Lavar o cabelo em água morna é melhor que na água quente e se você tiver coragem, o ultimo enxágue na água gelada garante brilho aos fios.

2. Não lave o cabelo todos os dias

Lavar o cabelo todos os dias tira os nutrientes e óleos naturais do cabelo, e pode deixar os fios quebradiços, sem vida e o couro cabeludo seco.

3. Use os produtos com sabedoria

Nem sempre mais é melhor, então supor que a quantidade de produto pode fazer muito pelo seu cabelo é um erro. Especialistas recomendam usar uma pequena quantidade de produto. O problema de usar a quantidade errada, é que pode deixar o cabelo gorduroso e oleoso. E se você está tentando prolongar a lavagem do cabelo, faça um favor e evite produtos gordurosos nas madeixas, também não aplique perto do couro cabeludo os balms, mousses, sprays.

4. Não toque no cabelo

Você passa muito a mão no seu cabelo? Eu não, mas minha filha mais nova adora escovar e enfeitar cabelos, infelizmente para ela, meu cabelo é zona proibida. Se você quer manter os fios limpos, evite correr os dedos pelo cabelo, colocar atrás da orelhas, trançar ou enrolar os fios por passatempo. Evite também escovar a toda hora. Quanto mais você tocar ou escovar o cabelo, mais gorduroso ele se tornará.

5. Compre uma toalha de cabeça

Eu costumava usar uma touca plástica, até que ganhei uma toalha de enrolar na cabeça, o mais obvio é pensar que você vai usar a toalha para enrolar o cabelo logo após lavá-lo.  A dica que me deram era que a toalha era boa para enrolar no cabelo antes de entrar no chuveiro para evitar que o cabelo pegasse umidade. O fato é que eu nunca pensei que algo tão simples como uma tolha de cabeça poderia mudar a minha vida (exagerado eu sei). Mas o melhor uso para as toalhas de cabeça é proteger seu cabelo da umidade e não enrolar a cabeça após lavar o cabelo.

6. Invista em um bom shampo seco

Ok, sabemos que tem dias que não dá mesmo! Se você não conseguiu lavar e secar o cabelo na noite anterior, e ele está com a aparência um pouco oleosa, vou deixar aqui meu truque favorito. Você já ouviu falar de shampo seco, certo? É uma maneira impressionante para remover o excesso de oleosidade do seu cabelo entre as lavagens, e também adiciona a textura ao cabelo. Eu uso esse aqui. É muito fácil, você escova o cabelo, borrifa o spray de longe, usa uma toalha para absorver o excesso e o cabelo está pronto!

7. Modele o cabelo com secador

Quando você aplica o shampo seco, pode acontecer de ficar um pouco branco na raiz e às vezes desuniforme, eu costumo modelar o cabelo com o secador. Esse processo leva apenas alguns minutos e deixa os cabelos perfeitos.

8. Arrume seu cabelo com estilo

De acordo com a Vogue Brasil cabelo mais ou menos sujo é o novo preto (não é bem assim, mas sou prática). Não deu pra lavar o cabelo e não dá pra enganar 100% com shampo seco? Recorra aos penteados e ainda receba elogios.

Traça bagunçada

Fazer uma trança e deixar seu cabelo semi preso e ao mesmo tempo com ares de bagunçado chique, disfarça a sujidade dos fios sem precisar lavar o cabelo.

Rabo de cavalo 

Se você tem cabelos longos, prender o cabelo com um rabo de cavalo deve estar no topo de seus penteados para quando o cabelo está sujo. Tente dar volume na raiz e seu cabelo ficará incrível e ainda você poderá dormir mais dez minutos.

Coque alto

O que pode ser melhor que fazer um coque alto quando seu cabelo está sujo ou indisciplinado? Aplique um pouco de shampoo seco na raiz e pronto! Ninguém vai saber que não lavou o cabelo.

Cabelo de estrela do Rock

Adotar um cabelo desgrenhado, com ares praianos é ótimo quando dá pra perceber que foi feito de propósito, mas com certeza sua mãe não vai entender. Um truque bom é usar algum spray com sal (procure em lojas especializadas) no comprimento dos cabelos, amassar com os dedos e usar um pouco de shampoo seco na raiz para absorver a oleosidade. Rock Star hair!

Coque baixo

Mais uma opção rápida e fácil para mascarar um cabelo sujo rápido é usar um coque baixo. O cabelo sujo ajuda a segurar o coque.

Puxado para trás

Jogue seu cabelo para trás, aplique um spray fixador ou uma pomada, passe um pente rente a cabeça e finalize com grampos ou suavize com as mãos para criar um efeito elegante.

Use chapéu

Porque você acha que as celebridades usam tantos chapéus e lenços no cabelo? A resposta é cabelo sujo!

Gostou das dicas? Quer compartilhar mais alguma com a gente? Deixe um comentário!

Leia+ Vista-se com eficiência todas as manhãs

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.