A chegada de uma nova estação é o momento perfeito para revisar o armário e simplificar o guarda roupa.

Aproveite paras fazer um balanço nas roupas e acessórios de frio. Isso significa analisar jaquetas, blusas, chapéus, cachecóis, luvas, casacos volumosos e outros itens de inverno e decidir se irá manter, substituir ou descartar. Analise honestamente esses itens de inverno com base na frequência de uso e desgaste ao longo desses meses frios.

 

#1. Quem está vivendo no seu armário?

Fazer a manutenção do armário é um ótimo momento para reflexão. Um tempo para perceber sua mudança de identidade, afinal com o passar do tempo amadurecemos, mudamos o modo como nos vestimos, perdemos ou ganhamos peso, mudamos de emprego, repensamos o estilo de vida e fica a pergunta: Quem está vivendo em seu armário? Essa reflexão nos faz pensar em quem somos agora.

>20 dicas para mudar seu estilo de vida

 

#2. O que você usou muito?

Isso deve ser bem fácil, porque as coisas que você usou muito nesse inverno, devem estar andando sozinhas por aí! Estes são os itens que geralmente apresentam desgaste, pois você usou para trabalhar, passear, ir à academia ou ficar em casa. Se você usou alguma peça várias vezes nos últimos seis meses, e a peça ainda está em boas condições, e você gosta dela, então ela deve ficar!

Reconheça aquilo que já não tem mais vida útil e faça uma lista do que precisa ser substituído, você pode aproveitar as liquidações e repor itens clássicos e de uso frequente. Para ter segurança nos itens que devem ser adquiridos e ainda poupar algum dinheiro, concentre-se na ideia do guarda roupa em cápsulas.

Guarda roupa em cápsulas

 

#3. O que você não usou?

Pense também sobre quantas vezes vocês usou cada peça do seu armário. Se foi apenas uma vez, então considere seu estilo, forma, cor, etc. A peça se encaixa com o resto do seu atual guarda roupa? É algo que normalmente você usaria? É algo que pode fazer facilmente a transição para a próxima estação? Se a resposta para todas as perguntas for sim, então deixe a peça ficar e estude de quantas maneiras a peças pode ser usadas.

Se você não usou alguma peça durante a ultima estação, ela deve ir para a pilha doações imediatamente, descarte também as peças de uso freqüentemente que já estão desgastadas ou aquelas que não caem tão bem assim.

Organize seu armário para a primavera

 

#4. Visualize todas as suas roupas

A grande vantagem de manter um estilo minimalista, é que você tem poucas e boas peças e pode visualizar tudo. Então limpe seu armário e guarde as roupas selecionadas e que serão usadas na próxima estação, de acordo com cor, tecido, ocasião, etc. Se possível organize tudo de maneira acessível e com fácil visualização de todos os itens. Certifique-se que todos os itens do seu armário combinam entre si.

>Separe as roupas por uso

 

#5. Invista em peças práticas

Quando for comprar algo, lembre-se de investir em peças de combinação fácil como jeans, vestidos, macacões e jaquetas que ficam bem com tudo. Antes de comprar qualquer peça, analise se esse novo item combina com no mínimo três peças do seu guarda roupa atual e pesquise formas diferentes de usar (eu adoro o pinterest para esse tipo de referência).

10 Mandamentos para comprar

 

#6. Encontre uma combinação coringa

Essas combinações são perfeitas para aqueles dias que não estamos inspirados para nos vestir ou quando algo dá errado como acordar atrasado, derramar café na roupa, etc. Essa combinação coringa precisa fazer você se sentir fenomenal, mas sem pensar muito. É como um botão de emergência que esta lá, se precisar ser acionado.

10 dicas para organizar closet

 

#7. Separe as roupas no dia anterior

Uma das coisas mais importantes para verificar todas as noites antes de separar a roupa para o dia seguinte e se sentir segura é a previsão do tempo. Verifique também sua agenda de compromissos, separe as roupas em um cabide e se vista em camadas para o caso de o tempo virar, se esquentar será fácil tirar o casaco e se esfriar o casaco combinará com a sua roupa. Se você gosta de trocar de bolsa todos os dias, faça isso na noite anterior.

Leia+ Como se vestir com eficiência

 

#8. Tenha um espelho de corpo inteiro

Um espelho de corpo inteiro é o melhor acessório que uma mulher pode ter, já diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, então antes de sair de casa, confira sua imagem no espelho, verifique os detalhes e sinta-se segura.

Como não repetir roupa

 

Gostou das dicas para simplificar o guarda roupa e se vestir na metade do tempo? Deixe um comentário.

Leia também: Como organizar o guarda roupa

 

Até a próxima!