Ser mais produtivo a cada dia não significa trabalhar mais ou com mais esforço, mas sim trabalhar de forma mais organizada!
Quando somos mais produtivos nos sentimos menos estressados e com uma sensação boa de “dever cumprido”.
Se faz tempo que você não se sente assim, aqui estão algumas dicas simples que podem ajudar a melhorar a sua produtividade.

1. Prepare-se na noite anterior

Tudo que puder ser preparado na noite anterior vai ajudar você a conseguir fazer mais coisas no dia seguinte. Deixar a mesa do café posta, revisar sua agenda, colocar gasolina no carro, separar a roupa que vai usar no dia seguinte etc.

2. Tenha uma lista de tarefas

Não comece seu dia sem saber exatamente o que tem para fazer. Tenha uma lista de tarefas organizada e procure executar uma de cada vez.

3. Utilize “timers” ou avisos

Se você tem a tendência de iniciar um trabalho ou projeto e logo perder a concentração, definir alguns timers pode ajudar bastante. Utilize sua agenda eletrônica, seu computador ou mesmo seu celular para definir um timer de 15 minutos por exemplo. Se o alarme tocar e você perceber que perdeu o foco, ou desviou-se do seu objetivo, volte a ele imediatamente. Se necessário vá marcando novos timers até terminar seu trabalho.

4. Pare de querer ser um super herói

Se puder delegar algumas tarefas para seu cônjuge, seus filhos, seu empregado, seu colega de trabalho, ou mesmo utilizar serviços de terceiros, faça isso. Desta forma você conseguirá ter mais coisas feitas ao final do dia e se sentirá menos cansado e estressado.

5. Acabe com a bagunça

A desorganização em seu ambiente de trabalho (sua mesa, seu computador, sua sala etc) pode ser um dos maiores inimigos de uma melhor produtividade. Quando sabemos onde guardar as coisas e depois onde encontrá-las, tudo fica mais fácil e rápido. Faça uma promessa a si mesmo e marque na sua agenda agora, um horário para organizar melhor as suas coisas. Que tal separar 5 minutos no final do expediente para colocar tudo no lugar?

6. Use o computador a seu favor

Organize suas pastas de trabalho e suas pastas de e-mail ( isso vai ajudar na hora de encontrar arquivos e documentos). Faça uma limpeza em seu HD. Atualize os softwares e aplicativos que você utiliza.Veja se não precisa de mais memória ou um mouse e teclado novos.
Lembre-se, pequenos detalhes podem roubar muito tempo do seu dia e prejudicar sua produtividade.

 7. Tenha um sistema de arquivos que funcione

Existem pessoas que chegam a perder uma média de 6 semanas por ano, procurando documentos e informações perdidas. Investir um tempo na organização ou na criação de um sistema de arquivos eficiente é fundamental. Configurar um sistema como este pode ser trabalhoso as vezes, mas você pode conseguir ajuda para isso também.

8. Leve a sua agenda sempre com você

Se você não carregar sua agenda com você, provavelmente irá gastar muito da sua energia mental tentando lembrar das coisas que tem que fazer. Poder anotar e recuperar informações na hora, deixa sua mente livre para se concentrar em outras tarefas ou atividades importantes, contribuindo bastante para o aumento da sua produtividade. A agenda do celular contribui para essa tarefa, uma vez que estamos sempre ou quase em posse desse aparelho que revolucionou nossas vidas.

Gostou das dicas sobre produtividade? Deixe um comentário!

Leia+ Seja mais produtivo usando a técnica Pomodoro

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.