Ao começar um projeto de organização, destralha e descarte, o método é praticamente o mesmo para tudo, seja uma gaveta, um armário ou um cômodo. Em caso de cômodos, realize esse processo em eta padas para não se desmotivar.  Veja 7 passos para organizar.

 

#1. Espaço vazio

O primeiro passo deve ser sempre colocar tudo para fora do espaço.

Leia+: Algumas dicas para se livrar da bagunca

 

#2. Avalie o espaço

Avalie se algo precisa ser pintado ou consertado? O espaço precisa ser ser limpo?

 

#3. Ordene

Ordene as coisas que você colocou para fora do espaço. Isso deve ser ordenado em pilhas. Geralmente eu costumo organizar minhas coisas em três pilhas de manter, doar e lixo, mas  você pode tentar outro sistema, como fazer cinco pilhas de  manter, doar, vender, consertar e lixo ou mais pilhas que incluem itens para devolver, doar para determinada pessoa ou ainda manter armazenado em outro local.

 

#4. Prepare o espaço de armazenamento

Após a triagem todas as suas coisas já é possível ter uma boa ideia do que precisa voltar para este espaço, então você precisa verificar a necessidade de comprar produtos de organização. Caso precise de produtos para organizar, compre antes de iniciar este momento da organização, se não é o caso, avance para a próxima etapa.

 

#5. Devolva

Devolva os itens para o espaço de armazenamento. Defina o local de cada objeto, identifique e guarde itens similares juntos. Este é um passo bastante simples.

 

#6. Organize

Organize todas as outras pilhas enquanto você ainda tem motivação, coloque o lixo no lixo, coloque no porta malas do carro os itens de doação, separe em uma sacola os itens que precisam ser consertados ou itens que serão vendidos.

 

#7. Aproveite

Desfrute de um espaço organizado!

 

 

Gostou das dicas 7 passos para organizar? Deixe um comentário.

Leia+: 5 estrátegias para destralhar a casa