Ao começar um projeto de organização, destralha e descarte, o método é praticamente o mesmo para tudo, seja uma gaveta, um armário ou um cômodo. Em caso de cômodos, realize esse processo em eta padas para não se desmotivar.  Veja 7 passos para organizar.

1. Espaço vazio

O primeiro passo deve ser sempre colocar tudo para fora do espaço.

2. Avalie o espaço

Avalie se algo precisa ser pintado ou consertado? O espaço precisa ser ser limpo?

3. Ordene

Ordene as coisas que você colocou para fora do espaço. Isso deve ser ordenado em pilhas. Geralmente eu costumo organizar minhas coisas em três pilhas de manter, doar e lixo, mas  você pode tentar outro sistema, como fazer cinco pilhas de  manterdoarvenderconsertar e lixo ou mais pilhas que incluem itens para devolver, doar para determinada pessoa ou ainda manter armazenado em outro local.

4. Prepare o espaço de armazenamento

Após a triagem todas as suas coisas já é possível ter uma boa ideia do que precisa voltar para este espaço, então você precisa verificar a necessidade de comprar produtos de organização. Caso precise de produtos para organizar, compre antes de iniciar este momento da organização, se não é o caso, avance para a próxima etapa.

5. Devolva

Devolva os itens para o espaço de armazenamento. Defina o local de cada objeto, identifique e guarde itens similares juntos. Este é um passo bastante simples.

6. Organize

Organize todas as outras pilhas enquanto você ainda tem motivação, coloque o lixo no lixo, coloque no porta malas do carro os itens de doação, separe em uma sacola os itens que precisam ser consertados ou itens que serão vendidos.

7. Aproveite

Desfrute de um espaço organizado!

Gostou das dicas 7 passos para organizar? Deixe um comentário.

Leia+: 5 estrátegias para destralhar a casa

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.