As manhãs podem ser agitadas e corridas para muitas famílias, e podem causar muito stress e mau humor. Veja algumas ideias bem simples que vão te ajudar a organizar rotina escolar, e a deixar todo mundo pronto e feliz todas as manhãs.

 

#1. Estabeleça uma rotina 

Torne cada dia tão previsível quanto conseguir e tente seguir a mesma programação todos os dias, antes e depois da escola. Pode parecer algo como isto:

  • Acordar
  • Fazer xixi
  • Lavar as mãos e o rosto
  • Escovar os dentes
  • Escovar o cabelo
  • Vestir-se
  • Arrumar a cama
  • Pendurar o pijama
  • Tomar café da manhã
  • Pegar o lanche
  • Sair para a escola.

organizar rotina das crianças>>>Porque crianças precisam de rotina

 

#2. Comece na noite anterior

Antes de deitar, incentivar seu filho a separar a roupa do dia seguinte, tomar um banho, rever a agenda de atividades do próximo dia, verificar se todos os livros, trabalhos de casa, materiais de atividade estão em sua mochila e perto da porta. Para facilitar a organização do material escolar, livros e cadernos, da semana, use um gaveteiro e separe tudo pelos dias de uso. organizar rotina das crianças

 

>>> Rotina para mães que trabalham fora!

 

#3. Separe a roupa com antecedência

Considere o uso de organizadores para separar as roupas que serão usadas durante toda semana, e mantenha esses itens em local de fácil visualização e acesso. Separe o uniforme escolar, as roupas de uso do dia a dia e as roupas das atividades como judô, ballet, ginástica, natação, etc.

organizar rotina das crianças

 

>>>Como se vestir com eficiência

 

#4. Prepare o lanche no fim de semana

Aproveite o fim de semana e separe o lanche das crianças para a semana inteira. Destine um local no armário ou geladeira para guardar esses alimentos, de maneira que toda vez que a criança for pegar o lanche, encontre facilmente. Considere o uso de organizadores de plástico para manter esses itens fáceis de visualizar.organizar rotina das crianças

 

>>>>7 coisas para fazer domingo para uma semana produtiva

 

#5. Tenha uma área para mochilas

Tenha em sua casa uma área para que as crianças deixem as mochilas penduradas quando chegarem da escola. Isso facilitará a organização e as saídas de casa todas as manhãs. Deixar as mochilas prontas na noite anterior é fundamental para que as rotinas matinais funcionem sem transtorno.organizar rotina das crianças

 

>>>Como organizar porta de entrada da casa

 

#6. Deixe os relógios visíveis

Coloque os relógios facilmente visíveis no quarto do seu filho, no banheiro, na cozinha e se preciso no corredor. Considere personalizar um relógio para seu filho, e identique o horário de cada tarefa com cores diferentes. Ao fazer o tempo mais visível, você está mostrando a importância da pontualidade e ajudará seu filho a administrar o tempo. Faça contagens regressivas como ” São 07:05 você precisa pegar seu lanche e colocar na mochila”.organizar rotina das crianças

 

>>>Como gerenciar o tempo

 

#7. Tenha um check list

Tenha o check list de cada criança e certifique-se que está tudo na mochila antes de sair de casa. Isso pode evitar transtornos de sair de casa e precisar voltar para pegar uma pasta ou outra coisa. Incentive as crianças mais velhas a fazer uma lista de todos os itens que precisam para cada dia da semana. Ela pode colar na parte de trás da porta de seu quarto e conferir antes de sair de casa.

Veja mais imagens de inspiração no Pinterest! Tem mais alguma dica para organizar rotina das crianças? Deixe um comentário!

 

 

Leia+: 10 dicas para organizar quarto de criança

 

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons