O primeiro de muitos benefícios de uma vida minimalista é “possuir menos”. Afinal, quem precisa de tantas coisas?

Em um mundo ideal poderíamos viver com poucas peças de roupa, como uma jaqueta, um par de sapatos, um vestido, uma calça e uma camiseta. Ou seja, apenas um pouco de tudo seria suficiente, porém muitas vezes parece que precisamos possuir mais do que apenas um, para nos sentirmos “satisfeitos”.

Claro que um guarda roupa com poucas peças, pode não funcionar para todas as ocasiões. Uma jaqueta que pode ser usada no trabalho, pode não ser adequada para um evento, aquele par de sapatos perfeitos para uma festa, não são adequados para uma caminhada.

Da mesma forma, não é possível viver sem as coisas da vida cotidiana como roupas de cama, banho e panelas que não são exatamente objetos emocionantes para se possuir, mas são úteis e necessários.

Quando falamos de viver uma vida minimalista, as coisas que possuímos devem servir à um propósito. Precisamos de coisas que atendam às nossas necessidades. 

No entanto, abaixo da superfície, o minimalismo é sobre algo muito maior. Trata-se de reavaliar nossas atividades, nossos hábitos e nossas motivações.

Aqui estão 7 dicas para uma vida minimalista e seus benefícios:

1. Venda o desnecessário

Estima-se que cada pessoa tenha cerca de 3.000 a 5.000 itens pessoais. Dá para acreditar? Isso é um monte de lixo e um monte de dinheiro parado, provavelmente mais do que você imagina.

Portanto, se você deseja começar a viver uma vida minimalista, comece separando roupas que você comprou e não gostou e todas aquelas que estão paradas no armário. Venda e faça algum dinheiro.

2. Compre menos

Pessoas minimalistas rotineiramente gastam menos em compras no varejo.

O que é surpreendente, é que uma vez que a pessoa experimenta a liberdade de possuir menos, ela se torna mais atraída por viver com menos. Nesse sentido, você já começa a sentir os benefícios no bolso.

3. Faça as contas do valor real

Muitas vezes, quando compramos um item, nós só olhamos para o preço de etiqueta, mas isso raramente é o custo total. Posteriormente nossas compras sempre custam mais.

Além disso, com o tempo a maioria dos itens se torna obsoleto ou se desvaloriza. Constantemente isto pode ser visto em itens como carros ( pense no seguro, impostos, combustível, manutenção) e aparelhos eletrônicos como celulares e televisores (internet, serviços streaming, pacote de tv por assinatura, energia elétrica). Pequenas correções e os custos de manutenção também tendem a somar.

4. Repense o espaço de morar

Cozinha com estética clean. Estante com poucos objetos - vida minimalista e seus benefícios

O metro quadrado está cada vez mais caro para comprar ou alugar. Além disso, quando falamos de locais para armazenamento fora de casa, como depósitos e contêineres, pode parecer uma boa ideia para manter alguns itens que não cabem dentro de casa, mas pode custar caro.

Aqueles que optaram por viver uma vida minimalista preferem viver em locais menores e poupar o dinheiro que seria gasto com uma casa maior ou com o aluguel de um espaço de armazenamento.

Basta imaginar o quão diferente seriam suas finanças se você vivesse em uma casa menor!

5. Melhore sua saúde física e emocional

Cada posse que conquistamos, acrescenta aumento da ansiedade em nossas vidas, porém o minimalismo traz maior saúde emocional .

A saúde emocional traz saúde física, e ambos estão entre os maiores investimentos que podemos fazer.

6. Viva com propósito

Mulher de braços abertos com a sensação de liberdade - vida minimalista e seus benefícios

Para mim, um dos maiores benefícios da vida minimalista é ter propósito em tudo. Ele começa nos fazendo avaliar tudo o que possuímos.

Semelhantemente, o princípio de manter “somente o melhor” estende-se para outras áreas da nossa vida também. Ou seja, com compromissos, relacionamentos, saúde e hábitos.

Uma vez que começamos a praticar hábitos mais saudáveis em outras áreas da vida, as decisões mais sábias são mais fáceis de serem tomadas e o desnecessário é deixado de lado.

7. Ganhe tempo extra

Um dos maiores benefícios do minimalismo é a quantidade de tempo que ganhamos para nossas vidas. Quando temos menos para limpar, organizar, manter e reparar, temos mais tempo para outras atividades.

Em outras palavras, o minimalismo pode te ajudar a ter mais tempo para usar com sua família ou para outras atividades. Quando você vê os benefícios de uma vida minimalista, você fica contagiado pela vontade de mudar!

Não desista

No momento, você pode estar em um ciclo de desorganização ou talvez você esteja tentando uma nova rotina e depois desistindo depois de alguns dias.

Enquanto você pode estar se perguntando se realmente pode simplificar sua vida para sempre. Estou aqui para te dizer… você pode.

Comecei esse processo há mais de uma década. Consegui criar um estilo de vida livre de desordem. Eu desenvolvi uma estrutura, porque vi muitas pessoas se desviarem completamente enquanto tentavam simplificar suas vidas.

Como você provavelmente percebeu, a simplicidade não acontece da noite para o dia. Se sua família não estiver a bordo ou seus amigos estiverem confusos com seu interesse em viver com menos, progredir pode parecer solitário ou frustrante. Persista!

Por fim, deixo a sugestão do livro: Tudo o que importa: Uma vida transformada pelo minimalismo. Também recomendo que você assista o documentário Minimalismo Já no Netflix.

Você vive uma vida minimalista? Está no caminho para isso? Me conte nos comentários, quero saber!

Leia+: 7 razões para viver com menos

Um abraço

Paula Fuzeto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.