A primeira vista, o estilo de vida minimalista tem um objetivo simples, “possuir menos coisas.”

Afinal, quem precisa de tantas coisas? Em um mundo ideal poderíamos viver com poucas peças de roupa, como uma jaqueta, um par de sapatos, um vestido, uma calça e uma camiseta. Apenas um pouco de tudo seria suficiente, porém muitas vezes parece que precisamos possuir mais do que apenas um para nos sentirmos “satisfeitos”.

Claro que um guarda roupa com poucas peças, pode não funcionar para todas as ocasiões. Uma jaqueta que pode ser usada no trabalho, pode não ser adequada para um evento, aquele par de sapatos perfeitos para uma festa, não são adequados para uma caminhada. Da mesma forma, não é possível viver sem as coisas da vida cotidiana como roupas de cama, banho e panelas que não são exatamente os objetos emocionantes de se possuir, mas são úteis.

Leia+ Guarda Roupa em Cápsulas

 

Quando falamos de viver uma vida minimalista, as coisas que possuímos devem servir a um propósito. Precisamos de coisas que atendam às nossas necessidades. No entanto, abaixo da superfície, o minimalismo é sobre algo muito maior. Trata-se de reavaliar nossas atividades, nossos hábitos e nossas motivações.

Minha família e eu nos mudamos para uma casa menor neste ano, e passamos pela experiência de descartar coisas desnecessárias, mas com as quais estávamos acostumados a conviver. Hoje possuímos apenas um terço dos itens que possuíamos e posso afirmar que ter menos é uma experiência libertadora. Temos necessidade de comprar menos, usamos a casa com propósito definido, passamos mais tempo juntos, além disso, é possível perceber também os benefícios financeiros dessa mudança. Aqui estão 7 dicas para uma vida minimalista e seus benefícios.

 

#1. Venda o desnecessário

Estima-se se cada pessoa tenha cerca de 3.000 a 5.000 itens pessoais. Dá para acreditar? Isso é um monte de lixo e isso é um monte de dinheiro parado, provavelmente mais do que você imagina. Separe roupas que você comprou e não gostou e todas aquelas que estão paradas no armário e faça algum dinheiro.

 

#2. Compre menos

Pessoas minimalistas rotineiramente gastam menos em compras no varejo. O que é surpreendente, é que uma vez que a pessoa experimenta a liberdade de possuir menos, ela se torna mais e mais atraída por viver com menos. Nesse ponto, você já começa a sentir os benefícios no bolso.

 

#3. Faça as contas do valor real

Muitas vezes, quando compramos um item, nós só olhamos para o preço de etiqueta. Mas isso raramente é o custo total. Nossas compras sempre custam mais a longo prazo. Além disso, com o tempo a maioria dos itens se torna obsoleto ou se desvaloriza rapidamente. Isto pode ser visto claramente em itens como carros (Seguro, impostos, combustível, manutenção) e aparelhos eletrônicos como celulares e televisões (internet, serviços streaming, pacote de tv por assinatura, energia elétrica). Pequenas correções e os custos de manutenção também tendem a somar.

 

#4. Repense o espaço de morar

O metro quadrado está cada vez mais caro para comprar ou alugar. Além disso, quando falamos de locais para armazenamento fora de casa como depósitos e contêineres, podem parecer uma boa ideia para manter alguns itens que não cabem dentro de casa, mas pode custar caro. Aqueles que escolhem viver uma vida minimalista preferem viver em locais menores e poupar o dinheiro que seria gasto com uma casa maior ou com o aluguel de um espaço de armazenamento. Basta imaginar o quão diferente seriam suas finanças se você vivesse em uma casa menor!

 

#5. Melhore sua saúde física e emocional

Cada posse acrescenta aumento da ansiedade em nossas vidas. O minimalismo traz maior saúde emocional para as nossas vidas. A saúde emocional traz saúde física. E ambos estão entre os maiores investimentos que podemos fazer.

 

#6. Viva com propósito

Minimalismo traz um maior propósito em todas as áreas da vida. Ele começa nos fazendo avaliar tudo o que possuímos. Mas muitas vezes, o princípio de manter “somente o melhor” estende-se para outras áreas da nossa vida também: horários, relacionamentos, saúde e hábitos. Uma vez que começamos a praticar hábitos mais saudáveis em outras áreas da vida, as decisões mais sábias são mais fáceis de serem tomadas e o desnecessário é deixado de lado.

 

#7. Ganhe tempo extra

Um dos maiores benefícios do minimalismo é a quantidade de tempo que ganhamos para nossas vidas. Quando temos menos para limpar, organizar, manter e reparar, temos mais tempo para outras atividades. O minimalismo pode te ajudar a ter mais tempo para usar com sua família ou para outra atividade.

 

 

Quando você vê os benefícios de uma vida minimalista, você fica contagiado pela vontade de mudar? Tem algum comentário? Quero saber!

Leia+ 55 ideias para simplificar a vida